Resenha: Boneca de Ossos - Holly Black @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Boneca de Ossos
Título original: Doll Bones
Autor: Holly Black
Editora: Novo Conceito
Selo: Irado
Páginas: 224



Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Resenha:Boneca de Ossos”, de Holly Black, foi publicado pelo selo #Irado, da Editora Novo Conceito, e é voltado ao público infanto-juvenil. É uma história surreal e bem intrigante, que apresenta uma mistura inteligente de humor, fantasia, aventura, enigmas e alguns momentos assustadores.

Os três personagens principais – Poppy, Zach e Alice – são muito bem construídos, levando em consideração que são bem destemidos e ao mesmo tempo carregam uma simplicidade comovente. Possuem personalidades distintas, mas o que mais se destaca é a maneira com convivem, expondo uma amizade sincera e repleta de imaginação.

Assim esse trio se dedica à fantasia e é através das tantas brincadeiras com bonecos, figurações e afins, que acabam se envolvendo em uma aventura inesperada e enlouquecida. Há uma boneca que fora intitulada como a rainha e até existe uma lenda sobre ela. É muito interessante poder acompanhar os seus devaneios e ligações com variadas ideias.

Apesar de todo o companheirismo e de todo o tempo em que convivem juntos, os acontecimentos se encarregam de mostrar que existem alguns conflitos – ou seriam mudanças? A principal agitação é a respeito de Zack e seu pai, que não aceita muito bem essas brincadeiras. É um fato estranho, levando em consideração a história com seu pai.

Por isso o menino se afasta um pouco dos amigos, porém não lhes dá retorno sobre o que de fato está acontecendo. E por isso e outras características, é possível citar que a família de ambos não parece ser muito compreensível em alguns aspectos, mas claro que dá para entender muitos lados da narração.

Em paralelo a este pequeno drama, Poppy afirma que a boneca entrou em contato para lhe pedir ajuda. A rainha só quer que seus ossos sejam enterrados no seu devido lugar. A pergunta é: seria um fantasma real



Não há certezas, apenas a sua palavra, mas apesar das duvidas os três acabam realizando uma trajetória para chegar em seus objetivos. É obvio que o medo se infiltra neste caso, mas eles conseguem lidar muito bem com tanta informação.

Esta história é muito encantadora, e eu adorei o fato de que há muito envolvimentos entre Poppy, Zach e Alice. Problemas são inevitáveis, assim como enigmas surgem para acrescentar mais emoção ao enredo. As ilustrações ao longo do livro também revelam o ambiente retratado, com muita sutileza e detalhes imprescindíveis.



“A rainha era uma boneca de porcelana de ossos com cachos dourados num tom de palha e a pele branca como papel. Seus olhos estavam fechados, os cílios eram uma franja loira clara contra suas bochechas.” Pg.14


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Rayme disse…
parece ser um livro bem bonitinho! estou curiosa para ler ele, mas confesso que o que mais me deixa curiosa é a diagramação dele hehe
é lindo né!? ;$
infantos são bons para passar o tempo né... não estamos meio de saco cheio com a vida... acho que este vai ser bom para mim quando estou nesses momentos :P
Anônimo disse…
Esse livro é tão fofinho. Ganhei de presente da minha prima e adorei a diagramação da editora. Ótima resenha, como sempre. Beijos, Thay.