Resenha: Desde o primeiro instante - Mhairi MCFarlane @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Desde o primeiro instante
O que acontece quando alguém que tinha ido embora volta?
Título original: You Had Me At Hello
Autor: Mhairi McFarlane
Editora: Novo Conceito
Páginas: 464



Sinopse: Rachel acabou de romper um noivado e está decidindo o que vai fazer da vida. Quando ela se encontra casualmente com Ben, um amigo dos tempos da faculdade, seu coração balança. Na época não rolou, mas agora ele parece tão mais interessante... O problema é que Ben está casado, “fora do mercado”, como se costuma dizer. Ok, hora de partir para outra. Rachel não é nenhuma mocinha ingênua, dessas que se deixam levar pela emoção. O fato de Ben ser lindo, educado, engraçado, nobre e fiel não é suficiente para tirar Rachel do seu eixo. Claro que não. Na verdade, ele é O Companheiro Perfeito. Pena que seja tão fiel! Apaixonar-se pelo melhor amigo é o sentimento mais gostoso do mundo, mas também é assustador.



Resenha:Desde o primeiro instante” possui uma história muito interessante sobre encontros e desencontros da vida, direcionando o acaso aos rumos amorosos. Os personagens, bem como a narrativa, são bem dinâmicas o que torna ainda mais fácil se identificar com as cenas, os sentimentos e as atitudes despretensiosas e por vezes engraçadas.

Rachel acaba encontrando inesperadamente Ben, um antigo conhecido da época da faculdade, e a partir desse episódio, novas emoções são afloradas em seu cotidiano. A garota acaba de sair de um relacionamento em que não se sentia confiante, muito menos compreendida pelo ex-noivo. A protagonista relata suas duvidas, anseios e percepções por meio de descrições extensas e peculiares.

A leitura apresenta fatos referentes ao passado e presente, intercalando essas épocas justamente para expor as vivências, o que foi deixado para trás e o que merece ter uma segunda chance. Esses flashbacks têm significados muito fortes, principalmente para compreender as interações dos dois, os motivos de não terem iniciado uma relação mais cedo e o porquê do afastamento deles.

Agora Ben está casado, porém passa, em diversos momentos, a impressão de não compartilhar das mesmas opiniões da esposa. Além de que parece estar sendo oprimido em uma vida falsa. Rachel até que é uma garota decidida e prática, já que ao descobrir que ele estava de volta à cidade, dá um jeito repentino de poder encontrar com ele.

Claro que há outras exibições além de Rachel e Bem, como por exemplo, algumas confusões que eles se metem e outros dramas ocasionados por desentendimentos e imprecisões. A confiança, a aproximação, a coragem e a amizade também são temas bem explorados, principalmente para interagir com as emoções de personagem x leitor.

O que eu mais gostei nesse enredo foi o fato de poder acompanhar – quase participar – das experiências desses personagens. São ações que acontecem aos poucos e com vários detalhes, motivações e estados de espíritos. É possível se identificar com as cenas, já que é uma história que poderia acontecer com qualquer um. E é justamente isso que o torna tão emocionante: analisar os questionamentos, os sentimentos expostos e se deliciar com os desfechos.


“Meu coração bate tão acelerado que é como se alguém com conhecimento de medicina tivesse pressionado minhas costelas para tentar me ressuscitar.” Pg.60


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Catharina M. disse…
Oi
Quero mt comprar e ler esse livro, fico namorando ele lá no trabalho, ele é bem grossinho né? E parece ser mt legal e divertido, adorei essa capa haha
ótima resenha viu?

Beeeijos
Comente ;)))
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-todo-dia-david-levithan.html
Ray Pereira disse…
Que legal a resenha! Adorei, e achei o enredo bem parecido com uma vez na vida, que eu acabei de ler. Você já leu? Tem pontos parecidos mesmo?

Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/
Rayme disse…
que legal, não tinha lido nenhuma resenha deste livro ainda, mas agora fiquei mais curiosa ainda. a trama parece ser ótima!!
Morgianna disse…
Que legal a resenha adorei de mais vou ate compra ele pra ler