Resenha: O retrato - Charlie Lovett @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: O retrato
Título original: The bookman’s Tale
Autor: Charlie Lovett
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416



Sinopse: Um livro para aqueles que amam os livros. 1995. A morte precoce de Amanda Byerly foi um golpe duro, que encheu de tristeza o coração de seu marido, Peter. Mais introspectivo do que nunca, ele decide deixar os Estados Unidos e se instalar na Inglaterra, onde passa a se dedicar à recuperação e à negociação de livros raros. Em um de seus dias de pesquisa solitária, Peter se depara com o retrato de uma jovem muito parecida com sua amada esposa, guardado dentro de um livro. A semelhança impressiona, mas a aquarela foi pintada há muito, muito tempo. Trilhando um sinuoso caminho entre a era vitoriana e o final do século XX, Peter passa a investigar a origem do misterioso retrato. As pistas acabam por levá-lo a se envolver em um mistério histórico: uma obra perdida do dramaturgo William Shakespeare. "O Retrato" é uma fascinante mistura de suspense e paixão que nos convida a viajar no tempo, no rastro de histórias sobre livros.



Resenha:O retrato”, de Charlie Lovett, explora os interesses da trama de maneira interessante e descritiva. Não tinha muitas ideias ou considerações sobre o desenvolvimento da história, mas acabei me envolvendo bastante com os acontecimentos e descobertas. É como se fosse uma mistura de recordações com surpresas memoráveis, ainda mais que é cercado num estilo literário e cheio de referências.

Peter Byerly é o personagem principal deste enredo e passa por um momento desolador em sua vida. Após o falecimento repentino de sua esposa Amanda, ele é convencido a passar algum tempo na Inglaterra para estudar livros raros – e fascinantes – e consequentemente sair de sua reclusão. Sua falta de compreensão sobre os atos ao seu redor é totalmente compreensível, mas me surpreendi ao perceber o quanto ele se tornou mais forte ao longo da narrativa.

O autor apresenta várias características de um cenário repleto de enigmas e aprendizados. A narração parece um pouco confusa no início, mas logo tudo começa a se encaixar em seus respectivos lugares. Gostei bastante da inserção de uma obra do autor William Shakespeare, bem como suas várias anotações e passagens históricas. Pensei em várias teorias de conspiração, mas nenhuma delas se desenvolveu tão bem como o desfecho.

Sua relação com Amanda foi muito especial, porque eles tinham um bom relacionamento. Há uma breve exploração sobre esta história de amor, mas é extremamente importante compreender todos os detalhes dos dois.

O retrato encontrado é muito parecido com Amanda e por isso Peter se sente tão conturbado, tentando descobrir se dê fato existe alguma ligação com sua esposa. O problema é que este mesmo desenho é de muito tempo atrás e não pode ter nenhuma possibilidade de envolvimento. Será?! É a partir disso que o protagonista começa a investigar os pequenos indícios da imagem e a traçar os aspectos da história.

A história informativa é exposta a partir de diferentes estilos de tempo, possibilitando novas visões e pesquisas de estudo. Os períodos se unem para que o leitor decifre junto este mistério, mesmo que haja algumas cenas bem previsíveis. A paixão pelos livros é um dos grandes destaques, proporcionando alguns momentos dinâmicos, agradáveis e tranqüilos.




 “ – A maioria dos alunos vê apenas um livro velho, mas você sentiu seu significado profundo. Não se escolhe esta carreira: ela o escolhe. Agora, eu posso ajudá-lo e posso ensiná-lo, mas saiba uma coisa: depois de hoje, você nunca mais olhará para os livros da mesma maneira. Nada do que eu faça ou não faça vai mudar isso.” Pg.28




Classificação SEL: 3/5 

Comentários

Juliana Moreira disse…
Nossa, adorei a sinopse desse livro! Já entrou pra #wishlist
Aline Coelho disse…
Amiga gostei da sua resenha mas confesso que não despertou meu interesse =\
A não ser que tenha algo sobrenatural na história, tem??? Mas enfim gosto da capa!!!
Beijos

Leituras, vida e paixões!!!