Ilan Brenman será coautor de livros infantojuvenis em projeto colaborativo do Educacional‏

Autor de mais de 60 livros dedicados a crianças e adolescentes, o renomado escritor junta-se a Ziraldo e Luis Fernando Verissimo e é o novo parceiro da Oficina do Texto, projeto que gerou a produção de mais de um milhão de livros escritos por alunos de todo o país.

Ilan Brenman, que possui mais de 60 livros publicados e foi premiado três vezes pela Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ), é o novo parceiro da Oficina do Texto, projeto em que alunos que utilizam o Educacional, conjunto de soluções da Divisão de Tecnologia Educacional daPositivo Informática, escrevem livros em parceria com figuras importantes do cenário  cultural do país, como Ziraldo e Luis Fernando Verissimo. 

Em sua estreia na Oficina do Texto, Brenman propôs o roteiro para o livro “O Elevador Mágico”, que apresenta um mundo permeado de mistérios e aventuras. Tudo se passa em um elevador antigo e misterioso e que guarda uma surpresa em cada andar, como planetas, dinossauros e até navios piratas. As ilustrações são de Sérgio Magno e o texto fica a critério da imaginação e criatividade de cada aluno, que conta com os recursos e a interação do Educacional. “A tecnologia é uma ferramenta poderosa no acesso ao conhecimento”, afirma Brenman. Nesse caso, por exemplo, além de escrever, o aluno poderá gravar um áudio contando a história que criou. Seu livro será impresso e apresentará um QRCode que, quando feita sua leitura via tablet ou smartphone, permitirá que se ouça essa narraçãoEssa é a primeira vez também que Brenman participa de um projeto de coautoria com crianças e adolescentes e que envolve tecnologia. “Estou adorando a possibilidade de incutir o prazer da leitura e também da escrita de forma tão divertida”, afirma. “Criança, criatividade e imaginação são sinônimos. Elas são capazes de construir castelos nas nuvens”, ressalta o autor contando que a temática da oficina nasceu de uma brincadeira com as duas filhas de 11 e 8 anos. “Grande parte das minhas histórias nasce do meu cotidiano e da relação com elas”, revela.

Além da oficina com Ilan Brenman, alunos de escolas conectadas ao Educacional  podem ser coautores de livros também ao lado de Ziraldo e de Luis Fernando Verissimo, que há anos participam das oficinas. Ziraldo ilustrou duas obras e, a partir de seus desenhos, os alunos vão criar as histórias para “O menino do Sol, em que a vida de Luzius, um garoto que mora no Sol e gosta muito de brincar e saber das coisas, é abalada por um fato inacreditável: a chuva! A oficina foi inspirada no tema 2015 da Unesco: O Ano Internacional da Luz. Em “Escola de desenho”, osparticipantes vão trabalhar com a linguagem das histórias em quadrinhos. Ou seja, Ziraldo criou as cenas e as crianças vão escrever os balões para dar sentido às histórias. Essa oficina também pode ser trabalhada em Inglês e Espanhol pelos professores

Já na Oficina do Texto “Meus contos com Veríssimo”, o desafio dos alunos é terminar os contos que o escritor Luis Fernando Verissimo começou. Em 2015, também acontece a oficina “Uma Viagem no Tempo” para trabalhar o gênero jornalístico. Como em uma redação real, um ou mais estudantes participarão desde a escolha do nome do jornal até a criação de textos para compor as diferentes seções – além de criar outras. Para ilustrar, há um banco com centenas de imagens e em constante atualização. O projeto “Oficina do Texto” começa em 03 de março e terá duração de sete meses. Os alunos podem participar de várias oficinas ao longo do ano. Após a produção dos livros escritos pela internet, cada aluno escolhe uma das obras para que seja impressa, com seu nome como coautor.

Sobre a Positivo Informática: A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4,5 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo e em Buenos Aires. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 7 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informaçõesCrada há vinte anos, a  Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São portais,  mesas educacionais, plataformas, aplicativos e conteúdos digitais, equipamentos para escolas, alunos e professores e  programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre a Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática: AQUICurta a página oficial no Facebook!
Sobre o Educacional: Com mais de 20 anos de história, a Positivo Informática Tecnologia Educacional oferece, por meio do Educacional, soluções diferenciadas para que as escolas exerçam seu papel de maneira ainda mais completa e relevante. Um conjunto de ferramentas, aplicativos, plataformas adaptativas, conteúdos digitais, projetos educacionais, que traduzem-se em soluções multiplataforma, para que as escolas sejam referência em educação e tecnologia. Presente em centenas de escolas pelo Brasil, o Educacional promove ainda, inovação, conhecimento, tecnologia e qualidade na aprendizagem. O conjunto de soluções do Educacional é voltado à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio. 

Release encaminhado pela Rosa Arrais Comunicação. Para informações a respeito favor entrar em contato pelo Tel.: (11) 3672-3531. 

Livia Melo – ramal 12 ou (11) 97557-9519  - livia@rosaarrais.com.br 
Rosa Arrais – ramal 18 ou (11) 99931-7378 - rosa@rosaarrais.com.br"

Comentários