Resenha: A 5ª onda - Rick Yancey @Ed_Fundamento

Informações do livro:
Título: A 5ª onda
A 5ª onda onda - Livro #1
Título original: The 5ª wave (The Fifth Wave #1)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368




Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.




Resenha:A 5ª onda”, de Rick Yancey, é um livro distópico inquietante, principalmente por narrar sobre alienígenas e suas passagens na Terra. Mesmo sendo ficção, o leitor compreende a imensidão dos fatos e a problemática ao ultrapassar tantas barreiras. Por isso mesmo que, desde a primeira página, surgem muitos questionamentos e receios sobre isso.
                                           
Na verdade, o livro expõe muitas compreensões comportamentais diferentes de qualquer coisa que poderíamos imaginar. E é isso que torna tudo ainda mais instigante e perceptivo. E a primeira pergunta que se faz é: quem são os Outros? As dúvidas fazem parte do texto, e é algo que também chama a atenção por ser mesmo questionado em nossa própria realidade. Afinal de contas, quem acredita em alienígenas? Ou como poderia ser sua aparência, entre tantas outras perguntas a serem feitas.

O nome da protagonista também não poderia ser mais original e siginificativo. Cassiopeia está relacionado a mitologia, mas isso não vem ao caso. E sim, que ela prefere ser chamada de Cassie. Ela perdeu seus pais e agora está em busca de seu irmão, Sammy, mesmo que surjam tantos obstáculos no caminho. É uma garota que se evidencia bastante por sua determinação, coragem e certa ousadia, já que muitas pessoas em seu lugar não aguentariam tantas desgraças.

Outro personagem que merece muitos créditos é Evan Walker, principalmente por sua conduta desde o primeiro instante em que foi apresentado. É fácil se identificar com ele, talvez por suas motivações ou apenas por seu jeito de ser. Ele e Cassie formam uma ótima ligação e tudo parece fazer sentido quando estão juntos. Evan me conquistou completamente mesmo. (♥) Outros personagens também são igualmente, ou talvez até mais, relevantes, já que é possível conferir mais de um ponto de vista sobre os episódios.

A classificação das ondas também se mostra bem conveniente, haja visto que é por meio disto que o leitor consegue interpretar bem os ataques. A 1°onda foi o começo de tudo, ou melhor a escuridão plena. A 2°onda causou ainda mais mortes (muitas mesmo) e isso e ainda mais assustador. A 3°onda apareceu com o propósito de enfraquecimento, enquanto a 4°onda se define pela caçada aos sobreviventes. Então, o que esperar da 5°onda?

Nessa nova ambientação é impossível confiar plenamente em alguém, e as incertezas sempre estão em todos os lugares. São os pequenos, mas instigantes, detalhes que distinguem a trajetória desta obra. O próximo livro se chama “O mar infinito” e claro que já irei iniciar a leitura, e ainda mais cheia de expectativas.

“É impossível ter certeza, mas aposto que os Outros sabiam dos alienígenas que imaginávamos. E aposto que eles acharam tudo muito engraçado. Eles devem ter rolado os traseiros no chão de tanto rir. Se é que têm senso de humor... ou traseiros. Eles devem ter rido como nós quando um cão faz algo especialmente bonitinho e idiota” Pg.09

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Unknown disse…
Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

Meu blog: www.umcontainer.com