Resenha: O mar infinito - Rick Yancey @Ed_Fundamento

Informações do livro:
Título: O mar infinito
A 5ª onda #2
Título original: The Infinite Sea (The Fifth Wave #2)
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 248




Sinopse: Como livrar a terra de 7 bilhões de humanos? Tire a humanidade deles. Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável. Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.




Leia também:
A 5ª onda #1 A 5ª onda – Rick Yancey (Editora Fundamento)



Resenha:O mar infinito” é a continuação de “A 5 ª onda”, de Rick Yancey. E só posso dizer que é impossível definir essa série com apenas algumas características, mesmo porque quando a gente acha que não tem mais o que se surpreender, acontece algo que muda tudo, sem avisos ou planejamentos esperados. O bom é que só isso já basta para deixar o leitor ainda mais nervoso e ao mesmo tempo instigado.

Ainda não sei muito o que dizer sobre todas as reviravoltas ao longo das cenas, mas você que leu o primeiro volume precisa mesmo se preparar para essas situações. Mais uma vez, o que mais é preocupante é a confiança que precisa ser trabalhada com cautela. Ainda não é muito fácil saber quais decisões são as certas, principalmente porque há muitas divergências e provocações no caminho.

A protagonista Cassie se mostra ainda mais confiante, ainda mais porque está perto de outras pessoas igualmente determinadas. Claro que há alguns conflitos de opiniões, principalmente por conta de Evan. Não é nem um pouco fácil aguentar toda a pressão envolvida, quando as pessoas ao redor não conseguem dar o suporte necessário. Mas o que mais falta mesmo é compreensão entre todos, principalmente para com Evan. Não sei nem lidar com tantos sentimentos complicados.

E também tem essas passagens com o Ben, que confesso, me deixam extremamente apreensiva. (sim, porque gosto mais de Evan e é apenas isso!). Apesar de tudo, são os complementos que favorecem ainda mais a trama, visto que os novos personagens acrescentam novos ideais, metas e até outros dramas ocasionais.

As coisas acontecem muito rápido, ainda mais que antes, e esse aspecto se torna mais interessante, por conseguir captar uma essência tão forte dos personagens e da própria ambientação. O jeito como o autor escreve é sutilmente fantástico, porque parece que a intenção é nos deixar confusos (e eu tenho mesmo quase certeza que é) ao mesmo tempo em que a mensagem está aparente demais, ou quem sabe precisa ser decodifica aos poucos. Por fim, é tudo questão das opiniões de cada um mesmo.

O enredo é muito impressionante, mesmo porque não consigo nem imaginar uma situação parecida em nossa própria realidade. Mas tudo é muito crível e nos faz perceber que somos um alvo fácil demais a ameaças invisíveis. Isso soa como algo assustador demais, vocês não acham? O que importa é que este livro reflete inúmeras sensações, algumas até sem explicações plausíveis.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Dna Darkness disse…
Meu adoro ler e acho super válido os Blogs que incentivam a leitura, pois precisamos disso.
fabdosconvites disse…
Infelizmente ainda não li a 5º Onda, que está entre os meus desejados, ou seja, este também acabou de entrar para a lista. Gostei de conhecer um pouco mais do enredo e ver que continua bom.
Bjs, Rose