Resenha: Seleção Natural - Toni Brandão @EditoraNacional

Informações do livro:
Título: Seleção Natural
Top School! #1
Autor: Toni Brandão
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 312






Sinopse: Top School!, a escola de modelos mais badalada do universo, prepara as garotas e os garotos mais lindos, atrevidos e descolados para entrar pela porta da frente no mundo da moda... e brilhar nas passarelas, fotos, capas de revistas. Mas nem só de caras e bocas vive a Top School!, claro! Tantos gatos e gatas juntos só podia dar em duas coisas: romance e confusão. Quem vai ficar com o gato chamado Ben? Como escapar das garras da maldade competitiva de Malu? O que é preciso fazer pra cair nas graças eletrizadas de Ivan, o terrível?




Resenha:Seleção Natural” é o primeiro volume da série infantojuvenil Top School!, de Toni Brandão. De início, já é possível perceber que é uma leitura bem leve e descontraída por tratar de argumentos tão comuns da realidade de um adolescente. Além de ser algo mais jovial, o o texto  também conta com uma fonte maior que a padrão, facilitando ainda mais a leitura em si.

Alice está prestes a fazer um teste para entrar na Top School, uma escola de modelos extremamente badalada e disputada por vários jovens. Percebe-se então que essa seleção mexe com a cabeça de muita gente, independente de serem tão diferentes ou não. Envolve muitos quesitos e é impossível não se preocupar com essas disposições.

As descrições são bem objetivas e se torna muito fácil perceber a ambientação ao redor. E, acredito, que primeiramente o que mais me motivou na leitura foi o fato de haver uma percepção tão forte sobre as atitudes apontadas e suas devidas conseqüências. As frases são curtas, não há texto em excesso e os diálogos são ainda mais persuasivos. 

Ben, Igor e Yong Li são outros personagens que merecem destaque, mesmo porque apresentam um perfil direcionado na trama. Outras personalidades também vão aparecendo aos poucos, como Mia, Richard, Malu, Indira, entre outros, além é claro, da própria dona da Top School, Antônia. Logo tudo vai se encaixando e é muito divertido conferir essas ocasiões.

“Fierce Beauty”, a Beleza Feroz, é um concurso bastante conhecido e tem como objetivo escolher um casal para representar o país – no caso, o Brasil – em outro concurso em Nova York. E pensando bem, existe muita pressão nos participantes por conta desses desafios estipulados, seja por conta da fama esperada, do entendimento e perfil exigido ou apenas pelo dinheiro em jogo.

A narração é repleta de interação, o que torna tudo mais instigante e, de certa forma, realista. Há referencias pelo twitter, no facebook, no instagram, conversas ao telefone e afins. De fato, a reflexão segue por conta do estilo de vida de cada personagem exposto e das confusões ao longo das cenas, o que estão dispostos a fazer para conseguir seus objetivos e quais decisões devem priorizar. Os jovens precisam pensar muito bem em seus atos, sem falar que também surgem conselhos desnecessários, padrões alterados e receios comuns. O próximo livro da série se chama "Beleza Roubada".

“– A acreditar nos sonhos, a potencializá-los... e a encontrar a melhor maneira de torná-los realidade.” Pg.45

Classificação SEL: 4/5

Comentários