Resenha: Um estudo em vermelho - Sir Arthur Conan Doyle @EditoraNacional

Informações do livro:
Título: Um estudo em vermelho
Sherlock Holmes
Título original: Sherlock: A study in scarlet
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: Companhia Nacional
Páginas: 220




Sinopse: Um Estudo em Vermelho é uma poderosa história de assassinato, suspense, pistas enigmáticas, rastros falsos e vingança. Aqui, o leitor irá conhecer os lendários personagens Sherlock Holmes, Dr. Watson e o agente Lestrade, quando eles se unem pela primeira vez para perseguir um misterioso assassino que perambula pelas ruas de Londres. Esta edição, com introdução do co-criador da série de TV Sherlock da BBC, Steven Moffat, mostra aos fãs como tudo começou.




Resenha: Não poderia estar mais empolgada por essa leitura, mesmo porque adoro as tramas desse personagem tão peculiar. “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle, apresenta a primeira trajetória de Sherlock Holmes junto com John H. Watson. Fiquei mais empolgada porque ainda não tinha lido nada do autor e também acompanho o seriado de TV exibido pela BBC, já que é uma adaptação de suas histórias.

É difícil se expressar diante de um enredo tão característico e envolvente, mas é bem interessante perceber as semelhanças descritas na televisão. Claro que há vários aspectos diferentes, mas o que importa é poder lembrar das cenas, e acrescentar pontos extras. Assim, vale destacar que a introdução deste livro é feita por Steven Moffat, roteirista e produtor escocês, e também um dos criadores da série de TV.

O livro se divide em duas partes, sendo que na primeira o leitor acompanha o desenvolvimento da relação complexa dos personagens principais e principalmente do crime analisado. Me surpreendi com essa divisão, talvez porque não era mesmo o esperado e pode ser meio corriqueiro por conta das exposições. E é assim que a segunda parte conclui a primeira de forma bem específica, sendo que explica as origens do assassinato averiguado.

John faz suas considerações iniciais, desde quando conhece Sherlock, quando começa a dividir um apartamento na Baker Street, até quando começam a se envolver nos casos de investigações. John possui uma admiração profunda sobre ele, e isso é bem visível mesmo. Já Sherlock se mostra mais frio, audacioso e impaciente demais. Ainda bem que o desenvolvimento dessa amizade é rápido, porém não há demonstrações sobre os sentimentos um do outro.

Sherlock Holmes não pode ser definido com poucas palavras, e é por isso mesmo que seus livros se tornam tão instigantes. Suas deduções e instintos são fantásticos, e as pessoas ao seu redor sabem que podem confiar na sua palavra, independente das surpresas, impressões e demais pistas no caminho. Eu gosto de Sherlock, apesar de não entender algumas atitudes, e John também merece muitos créditos por sua postura corajosa.

Há algumas partes um tanto desnecessárias, mas é só por isso mesmo que não classifico a obra com cinco estrelas. De qualquer forma, a gente percebe que essas descrições são carregadas de expressões sérias e decisivas. Outros personagens também são extremamente dedicados e atentos diante das teorias e mistérios apresentados, como o agente Lestrade, que se evidencia por sua confiança e orgulho.

Apesar de toda a intensidade dos acontecimentos, é uma leitura bem rápida, mesmo porque a própria diagramação ajuda neste processo. As letras possuem um tamanho ótimo, assim como o texto também não poderia ser mais objetivo e ágil.


“Veja bem – ele explicou –, considero que o cérebro humano, originalmente, é como um pequeno sótão vazio, e você deve preenchê-lo com a mobília de sua escolha. Um tolo leva para lá todo tipo de travanca que encontra, de modo que o conhecimento que poderia ser-lhe útil é expulso ou, na melhor das hipóteses, amontoado com uma porção de outras coisas, tornando difícil seu acesso a ele.” Pg.28

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Anônimo disse…
Olá, amei a sua resenha! Eu gostaria de saber se o livro é narrado na epoca vitoriana como a versão original ou se é nos tempos atuais como na série.
Bjuus
http://fotoeresenha.blogspot.com.br/