Resenha: Pines - Blake Crouch @PlanetaLivrosBR

Informações do livro:
Título: Pines
Wayward Pines #1
Título original: Pines (Wayward Pines #1)
Autor: Blake Crouch
Editora: Planeta
Páginas: 344



Sinopse: O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que conforme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.




Resenha: Pines”, de Blake Crouch, para quem não sabe, é o livro ao qual a série Wayward Pines, exibida pela FOX - estreia no dia 15 de maio / 2015 - , se baseou (e é claro que também vou conferir o seriado). As primeiras impressões diante dessa leitura dramática e misteriosa são as melhores possíveis, já que a própria sinopse apresenta um enredo promissor, instigante e repleto de suspense e tensão. Diante disso, posso afirmar mesmo que há várias outras características positivas que podem definir este enredo.

Wayward Pines é uma cidade classificada como calma, mas na verdade não é, nem um pouco. Cidade pacana é a minha (risos), e eu sei que estamos falando de ficção, mas é fato que essa ambientação acaba surpreendendo a cada página virada, seja por conta dos personagens e suas atitudes estranhas ou apenas pelas descrições agoniantes, que representam vários enigmas um tanto quanto assustadores e surpreendentes sobre acontecimentos.



Ethan Burke é um agente secreto e está realmente ferrado em sua situação atual. Tudo parece desabar no lado pessoal e profissional e as emoções acabam se intensificando com tanta pressão ao seu redor. O leitor fica agitado, confuso e com medo (pelo menos foi assim que me senti) por causa do protagonista. A gente pensa como reagir diante de tanta turbulência, falta de informações, mentiras e outros obstáculos. Ou seja, é mesmo muito difícil supor o que pode acontecer em seguida.

Ele não consegue entrar em contato com ninguém depois que entra na cidade e também não pode sair do lugar. Questionamentos não faltam do começo ao fim e é muito curioso mesmo imaginar esse tipo de evento. Seu principal objetivo era encontrar dois outros agentes que estavam desaparecidos, porém percebe que há muitas outras coisas envolvidas e é por isso que adentra ainda mais nesse caso.

Acontece que Ethan passa a maior parte do tempo se escondendo ou tentando achar alguma saída. Em paralelo, há ainda as informações que surgem aos poucos, só que tudo se torna ainda mais crível e apavorante diante da exposição dos fatos neste desfecho. A verdade pode ser quase inacreditável nesses contexto. E suas hipóteses ao longo dos episódios podem confundir um pouco também, mas gostei de como a narrativa consegue destacar todos os pontos que realmente interessam e suas devidas conexões.

Apesar de haver várias passagens conflituosas e alarmantes, também vale destacar que a história não deixa de ser dinâmica, na medida do possível. As opções são bem compreensíveis e é divertido perceber algumas consequências dos atos e responsabilidades. É uma leitura rápida e vale a pena captar todas as sensações repassadas pela obra.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Rayme disse…
achei bem interessante a trama, mas como normalmente este tipo de trama não me prende em livros, acho que vou preferir conferir a série...
não sabia da existencia do livro nem da série ainda, mas fiquei bem curiosa. se estreou dia 15 acho que hoje já deve ter na internet.... vou dar uma procurada :D