Resenha: Cinco dias - Julie Lawson Timmer @Novo_Conceito

Informações do livro:
Título: Cinco dias
Título original: Five Days Left
Autor: Julie Lawson Timmer
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368






Sinopse: Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor? Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos. Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão. Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.




Resenha: Cinco dias”, de Julie Lawson Timmer, é um romance emocionante, triste e crível, principalmente por causa das implicações de cada decisão feita pelos personagens. A própria sinopse já demonstra o quanto o texto é profundo, ainda mais para quem já precisou passar por uma situação parecida na vida real.

Mara Nichols, portadora da doença de Huntington, estava planejando como colocar um fim em todo o sofrimento. Ela tem um marido e uma filha, porém não aguenta mais ficar com todas as dúvidas que insistem em persegui-la. É até difícil expressar todas as opiniões sobre suas atitudes, afinal de contas, tudo é muito complexo. Primeiro porque o que ela pretende fazer é egoísta, principalmente por não pensar em como os outros irão ficar, mas, de qualquer maneira, é mesmo muito difícil lidar com algo assim.

Agora, ela tem o prazo de apenas cinco dias para o fim. Mara tentou aproveitar bem cada momento, mesmo porque não há como prever as reações dos próximos dias. Ela fez uma promessa e tenta se convencer que é o certo a fazer. As expressões são muito sinceras e marcantes, e acredito que este seja o principal destaque da obra.

Scott Coffman também passa por um momento delicado, não tanto quanto o caso de Mara, mas também é dramático. Afinal de contas, ele precisa dizer adeus à Curtis, um menino que ficou em sua residência enquanto a mãe estava presa. Interessante ressaltar o ponto alto dessa relação são as interações envolvidas, estas que garantem uma sintonia familiar incrível.

Ambos precisam de ajuda, mais do que imaginam, ainda mais porque a negação sobre as emoções fica mais forte quando o tempo vai diminuindo. É como se fosse um desabafo das duas partes, por isso a leitura flui tão rápido. Os diálogos também incrementam as situações, demonstrando cada detalhe que se tornou importante durante as experiências vivenciadas.

A narrativa é alternada entre os personagens Mara e Scott, o que torna tudo ainda mais íntimo e dramático. O enredo lida com questões de superação, perdas, apego, dúvidas, inseguranças e muitos sentimentos controversos. Óbvio que me emocionei muito, muito mesmo, seja por conta dos encontros, das notícias, das cartas, e afins. Enfim, essa leitura me surpreendeu e me fez refletir bastante sobre o tempo e seus momentos expressivos.
                                                             

“O tempo corria contra ela. Não podia mais se arriscar a esperar. Ela ficaria por ali até domingo, como havia planejado. Mas não podia esperar mais do que aquilo.” Pg.08


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Oi Fê
Eu ando lendo muita resenha positiva sobre esse livro mas, não tenho muita vontade de ler por questão do drama. Livros assim não chamam minha atenção
Beijos
Balaio de Babados
Ual já anotei aqui o nome desse livro deve ser muito bom mesmo, só não sei coo vou lidar com o livro eu sou daquelas que e emociona muito facil sabe? E ele aparenta mexer bastante com os sentimentos do leitor, realmente espero que Scott possa dar um jeito e ficar com o garoto =0 agora quero ver o que vai acontecer.
Visite meu blog quando quiser, lá também dou dicas d livros: Palavra Sem Par