Resenha: Sonho febril - George R. R. Martin @EditoraLeya

Informações do livro:
Título: Sonho febril
Título original: Fevre Dream
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Páginas: 352





Sinopse: Uma reinvenção original e fascinante das histórias de vampiros pelas mãos do mestre da fantasia moderna George R.R. Martin. Quando o falido capitão Abner Marsh recebe uma oferta de sociedade de um rico e sinistro aristocrata chamado Joshua York, ele até chega a desconfiar que algo está errado. Mas nada que a possibilidade de receber milhares de dólares em ouro e construir o barco dos seus sonhos não possa fazê-lo mudar de ideia. Assim surge o Sonho do Fevre, o melhor e mais potente barco de todo o Mississipi. Uma embarcação magnífica que, ao navegar pelo rio, vai deixando pelo caminho uma coleção de histórias sombrias. Movido pela força do vapor, o Sonho do capitão pode se transformar no maior pesadelo da humanidade.





Vale a pena conferir:
A Guerra dos Tronos - Graphic Novel - George R. R. Martin (Fantasy, Casa da Palavra)
A Guerra dos Tronos - Graphic Novel #2 - George R. R. Martin (Fantasy, Casa da Palavra)



Resenha: Fico fascinada com qualquer livro de fantasia, principalmente por apresentar pontos tão empolgantes e distintos. Por isso mesmo que fiquei tão curiosa quando li a sinopse de Sonho febril, de George R. R. Martin. Ainda mais porque também fiquei completamente apaixonada pela capa e edição da Editora Leya.

Não é fácil escrever sobre vampiros, e isso não é nenhuma novidade. Existe uma infinidade de histórias sobre esses seres, e é claro que se torna cada vez mais complicado escrever sobre. Porém, sempre acreditei que o autor conseguiria criar algo sombrio e ao mesmo tempo plausível, levando em consideração que ele se baseou nos clássicos. Quanto a isso, posso dizer que não me decepcionei em nenhum momento.

Confesso que minhas experiências com George R. R. Martin são bem poucas. Acompanho a série Game of Thrones, mas ainda não li os livros. Eu até tinha a coleção, mas acabei dando de presente para uma amiga (pois é, sei que vou querer comprar novamente em algum momento). Fora isso, aqui no blog resenhei as duas Graphic Novels – vou deixar os links lá em cima para vocês conferirem. Então, preciso admitir que adorei a escrita dele, e agora estou naquela fase de querer ler tudo que ele escreveu.

Abner Marsh e o misterioso Joshua York podem ser considerados os personagens centrais desse enredo e é muito interessante poder acompanhar os dois pontos de vista, além do desenvolvimento de outros personagens igualmente respeitáveis. Tudo é muito complexo e ao mesmo tempo leve demais, e é por isso que a leitura flui com tanta agilidade.

Abner não questionou muito quando começou a negociar com Joshua – vocês já devem imaginar que ele é um vampiro –, mesmo porque ele nem teve muito tempo para isso. O Sonho do Fevre tomou toda a sua atenção, já que ele sempre quis algo suntuoso para comandar. Independente dos riscos, a relação dessas duas figuras se torna essencial para as cenas que seguem. E acabei me surpreendendo bastante com essa amizade um tanto quanto inesperada.

Tem muito suspense desde o começo e os momentos ameaçadores e as descrições dos espaços são extremamente realistas. É como se estivéssemos na época retratada (1850), diante de todos os receios das pessoas e acontecimentos perigosos que as envolvem. Chego a me arrepiar quando penso no desfecho e nas palavras tão significativas de Martin. Vale muito a pena conferir essa trama!

Classificação SEL: 5/5

Comentários