Resenha: Star Wars: Ascensão da Força Sombria - Timothy Zahn, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: Star Wars: Ascensão da Força Sombria
Trilogia Thrawn # 2
Star Wars Legends
Título original: Dark Force Rising
(Star Wars: The Thrawn Trilogy #2)
Autor: Timothy Zahn
Editora: Aleph
Páginas: 504




Sinopse: Ascensão da Força Sombria - No segundo volume da consagrada Trilogia Thrawn, a luta de Luke, Han e Leia em defesa da Nova República continua. Mais uma vez, eles enfrentarão as tropas imperiais dissidentes, comandadas pelo poderoso grão-almirante Thrawn. Quando Talon Karrde é capturado por forças inimigas, Mara Jade relutantemente recorre à ajuda de Luke Skywalker, que é forçado a interromper seu treinamento com um curioso mestre para ampliar o domínio da Força.  Enquanto isso, Han Solo e Lando Calrissian seguem com suas investigações, afim de descobrirem um possível traidor da Nova República. E, cumprindo a promessa feita a Khabarakh, Leia Organa viaja a Honoghr em busca de novos aliados contra a tirania de Thrawn.



Leia também:
Star Wars Legends - Thrawn #1 Herdeiro do império - Timothy Zahn (Editora Aleph)
Sem spoilers.



Resenha: Ascensão da Força Sombria”, de Timothy Zahn, é o segundo volume da trilogia Thrawn, sendo que o primeiro é o “Herdeiro do império”, ambos ambientados no universo Star Wars. Assim como nas cenas anteriores, percebe-se que há uma exposição bem maior dos problemas e o autor consegue captar bem toda a essência dos diálogos, intrigas, receios e afins.

Acredito que as batalhas são cada vez mais evidencias e nesse enredo é possível captar todas as características mais importantes dos personagens envolvidos e suas consequentes atuações. As guerras são muito bem planejadas e repletas de poderes intrigantes. Ainda bem que há uma conexão forte diante da dominação requerente.



Luke sabe que é necessário recorrer a todas os auxílios possíveis, mesmo porque não é só ele que está em busca de apoio. Claro que surgem muitas dúvidas no caminho, entretanto há motivos suficientes para entender a real ameaça que está em jogo. A parte positiva dessas procuras é que alianças serão feitas, e dessas uniões começam a surgir elementos cruciais para o desenvolvimento das ações.

O mais incrível dessas histórias é que há muita apreensão e suspense do começo ao fim e tudo é muito imprevisível e sombrio. Se bem que também há algumas ocasiões bem divertidas sobre as procuras intermináveis e relações improváveis. Ainda assim, parece que qualquer informação que eu cite possa representar como sendo comprometedora, visto que esse é o segundo e por isso há tanta cautela por aqui.

Vale ressaltar que há bastante preocupação sobre o rumo dos episódios, isso porque sabe-se que ainda há o terceiro livro para complementar e finalizar as operações. E é claro que já estou muito curiosa para conferir esta continuação. Uma coisa é certa: a adversidade se torna tão hostil que acaba fazendo com que o leitor venha a questionar sobre o que pode mesmo ser o certo e o errado nessa trama.

As descrições também complementam as situações, mesmo porque é graças a isso que o leitor consegue entender as interpretações sobre os inimigos, exercícios, superações e principalmente as emoções individuais. É um aspecto muito importante, levando em consideração que não é nem um pouco fácil entender as mensagens que surgem ao longo das convivências e demais perigos.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Unknown disse…
Amo os filmes de Star Wars, mas ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da saga. Tenho certo receio de me decepcionar e os livros não chegarem a altura dos filmes. Mas pela sua resenha estou enganada e irei me surpreender com a história.

Virando Amor
Eu estou amando os livros do Zahn, estou no terceiro e devo dizer que o ritmo do segundo e terceiro é eletrizante se compararmos com o primeiro. Mas cada um desempenha brilhantemente seu papel na trilogia. Até agora são meus livros prediletos do UE.

EntreLinhas Fantásticas