Título: Quarto
Título original: Room
Autor: Emma Donoghue
Editora: Verus
Páginas: 350
Sinopse: Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.
Resenha: “Quarto”,
de Emma Donoghue, é um livro
sensacional, assim como o filme O quarto de Jack, estrelado pelos atores Brie
Larson, Jacob Tremblay, Joan Allen, Sean Bridgers e William H. Macy. A
propósito, devo admitir que assisti o filme antes de ler o livro, mesmo porque
eu nem sabia de sua existência. Então, imaginem a minha surpresa ao descobrir
essa obra.

Esse é
aquele tipo de livro que o leitor tem medo de falar sobre e ao mesmo tempo quer
sair por aí falando dele para todo mundo. Pelo menos, é assim que eu me sinto
sobre o enredo. De qualquer maneira, os momentos são tão assustadores e
repletos de tensão que fica até difícil expressar como os sentimentos se tornam
complexos demais.
Jack sempre demonstrou ser um garotinho bem perceptivo e
curioso. E ele sempre se questionou sobre as coisas serem reais ou não, além de
adorar assistir televisão. E ele tem explicações maravilhosas sobre as coisas
ao seu redor. Ao mesmo tempo em que é triste, também não deixa de ser
igualmente especial.

A mãe já está presa nesse lugar há sete anos e precisa suportar vários abusos. Ela pede ao velho Nick apenas coisas que são necessárias para a sobrevivência dos dois, mas é compreensível que Jack sendo uma criança, ficaria insatisfeito com certas coisas. E é claro que as coisas sempre foram interpretadas de uma maneira diferente da realidade e é por isso que quando a mãe lhe conta o que realmente está acontecendo, ele demora a entender o que precisa ser feito.

Percebemos que o destaque maior gira em torno das mudanças de comportamento de Jack. Não é sobre o tempo em que ficou no quarto ou de como ele e sua mãe conseguiram escapar. É muito mais intenso que isso, já que ambos precisam aprender a se adaptar em uma nova ambientação.

A narrativa é sutil, e foi muito bem desenvolvida, principalmente porque a autora consegue mostrar bem o lado de uma criança despreparada para o mundo fora do quarto, assim como seus sentimentos mais íntimos. Sua criatividade para passar os dias no quarto também se destaca bastante no decorrer das cenas. E não é novidade admitir que me emocionei bastante, tanto no livro quanto no filme!
Classificação
SEL: 5/5 ♥
Comentários
Enfim adorais saber sua opinião e amei a dica. Beijos linda!!!!
Leituras, vida e paixões!!!!
Eu tenho muita vontade de ler esse livro, acho até que é pelo fatos dos leitores falarem da pureza do narrador, que é o próprio Jack, uma criança de 5 anos.
Acho que assisitiria o filme antes, mas poderia acabar não tendo a mesma percepção na hora de ler a obra.
Beijo,
Vinicius
omeninoeolivro.blogspot.com
E eu acho a capa linda!
Bjs,
Juliana
claqueteliteraria.blogspot.com.br
Adorei Jack só pelo que diz sua resenha, ás vezes também me questiono sobre o que é ou não verdade e gosto muito de livros que nos fazem questionar as coisas e a vida.
Amei a resenha e a história que parece ser muito reflexiva, afinal, só o fato de o garoto viver durante muito tempo num quarto e quando sai ter de se ambientar à realidade do mundo já comprova o que acabei de dizer.
Parabéns pela resenha e pelo blog.
www.facesdeumacapa.com.br
https://nerdbookblog.wordpress.com
https://nerdbookblog.wordpress.com
Recentemente tenho visto muitas resenhas tanto do livro quanto do filme e estou com muita vontade ver e ler. A estoria parece ser muito tocante e deve ser muito interessante enxergar asbcoisas pelos olhos infantis e inocentes de Jack. É um jeito diferente de ver já que a maioria doa livros contaria a verdade nua e crua com todos os mínimos detalhes. Quero muito ler este livro.
Beijinhos!
Cantinho Cult
O filme ainda não vi,curioso por ver,embora muitas vezes seja complicado e estrague um pouco o nosso imaginário ,ver o filme depois de já ter lido o livro..
http://kintall3.blogspot.pt/
Conheço tão pouco, mas já sou encantada pelo Jack e tenho muita vontade de saber como a autora trabalha essa adaptação dele fora do quarto.
Lisossomos
Conheço tão pouco, mas já sou encantada pelo Jack e tenho muita vontade de saber como a autora trabalha essa adaptação dele fora do quarto.
Lisossomos
eu quero muuuuito ler esse livro já que vi o filme e fiquei extremamente apaixonada por cada personagem e pela história, foi muito bem feito retratado, adorei sua resenha e [é uma ótima dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Já tinha visto esse livro, mas nunca parei para saber do que se tratava, e essa é a primeira resenha que leio e fiquei muito curiosa com a história e a vida de Jack. Imagino o quanto esse livro pode mexer com o leitor, já está na minha lista de desejados e não vejo a hora de poder conferir a história. Parabéns pela resenha tão sincera.
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Parabéns pela resenha
palavrasdelucidez.com.br
Lucas Castelo Viana