Resenha: O garoto ao lado - Laritza Oliveira @NovoSeculo @talentos

Informações do livro:
Título: O garoto ao lado
Autor: Laritza Oliveira
Editora: Novo Século
Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 160






Sinopse: Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. Acontecimentos do passado atormentam sua mente. Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio.Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".


Resenha: O garoto ao lado”, de Laritza Oliveira, gira em torno de um romance sutil, crível e ao mesmo tempo intrigante demais. É muito fácil identificar detalhes, ambientações, escolhas e sentimentos parecidos com os da protagonista em nossa própria realidade. E é por isso mesmo que os elementos escolhidos pela autora se tornam tão envolventes e interligados uns aos outros.

A personagem principal, Alice, se muda para a cidade calorosa de Palmas, com o intuito de completar o ensino médio. Mora sozinha, perto dos tios, já que os pais se separaram e seguiram caminhos diferentes. Esse lugar, de acordo com a descrição, parece mesmo ser incrível, cheio de verde e organização em todos os cantos.

A garota passa por muitas transformações, por isso é normal que se sinta tão abalada com a nova rotina, assim como as emoções que sempre a deixam ora incompleta, ora confusa. Desde o começo, soube que não estaria pronta para tudo isso, mas teve a coragem de seguir adiante e assim enfrentar os desafios propostos.

Alice nota que há um garoto a observando em sala de aula. É algo que, inevitavelmente, acaba mexendo com suas estruturas, por mais que não note isso no princípio. Ela até começa a sonhar com ele, apesar de nem saber seu nome ou qualquer outro fato a seu respeito. Só depois foi descobrir que se chama Nicholas.

Alice é persiste, e Nicholas acaba se revelando uma pessoa fantástica e com boas intenções. Possuem qualidades parecidas, e acredito que é por isso mesmo que acabam tendo interesse um pelo outro. Ela ama livros e ele prefere ficar mais na dele, além de ter um estilo único de demonstrar suas emoções mais profundas.

Algumas situações são inesperadas, enquanto outras acabam sendo bem previsíveis. E também há casos engraçados, envolvendo um carisma diferente, encontros esperados ou diálogos marcantes. Entretanto, o livro garante momentos bem divertidos e é muito interessante poder conferir as características que unem essas personalidades.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Olá! Ando vendo capaz da Novo século muito lindas, e essa não fugiu à regra. Alice me parece uma menina que passou pelos mesmos problemas que eu, inclusive esse de se mudar de cidade, portanto, me identifico com a personagem logo de cara. Não sei se entraria pro meu hall de leituras pelo fato de ser um pouco previsível, mas um bom romance, ainda mais nacional, é sempre bem vindo.
beijos
Ivi Campos disse…
A capa do livro já seduz a primeira olhada, mas gostei de saber que o livro além de bonito, tem um enredo interessante e divertido. Não tenho problemas com narrativas previsíveis porque realmente o que me encanta é a escrita e acho que isso o livro tem. Anotei a dica!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Unknown disse…
Que resenha curtinha e objetiva. Eu não sou p tipo de pessoa que le romances mas de vez enquando aparece um ou outro que o enredo me chama a atenção. Esse por exemplo parece ser uma leitura leve e super fluida, sem todos aqueles clichês que ultimamente tem aoa milhões nas prateleiras.
Dica anotada.
Bj
Camila Bernardini Coelho
Beatriz Andrade disse…
Eu ainda não conhecia o livro mas gosto bastante de temas assim, romances leves e com dramas adolescentes. Acho que mudança é sempre bem chatinha e difícil pra qualquer um, mas para adolescentes é sempre pior, é um mundo completamente novo para eles kkkk acho que a história de Alice e Nicholas vai dar super certo.
Unknown disse…
Oi
Tinha visto esse livro na blogsfera, mas não me atraiu muito a premissa.
achei uma história bem comum e quando você mencionou que muitas partes são previsíveis acabei desanimando.
Mas gostei da sinceridade. Não leria agora. Quem sabe em outra oportunidade?
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Rillismo disse…
Olá

Já tinha visto esse livro mas não tinha parado para ver do que se tratava. A estória parece ser bem doce e sutil, não é meu tipo de livro mas confesso que gostei bastante das suas impressões e da premissa do livro em si. Daria uma chance com certeza.

Everton Equipe Rillismo
rillismo.blogspot.com.br
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Devo dizer que não achei o livro muito surpreendente, mas, mesmo assim, leria o livro.
Essas mudanças de cidade fazem a vida de qualquer pessoa virar de ponta cabeça. Gostei de saber que Alice é persistente e, confesso que, caso não tivesse lido sua resenha, já teria me encantado pela sinopse do livro.
Adorei sua resenha, como sempre.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Carla disse…
Oie!
Eu sempre estou buscando novos roamnces para ler, e fiquei curiosa para conferir esse. Gosto quando o romance é envolvente e divertido, e ainda com personagens marcantes e carismáticos, já fiquei ainda mais curiosa.
Bjks!
Histórias sem Fim
Nathalia Silva disse…
Acredito que Alice deve passar por momentos que a fazem mudar completamente. Acho que isso é uma coisa boa de ser explorada pela autora. No entanto, confesso que ainda não sei muito bem o que esperar dessa história, uma coisa que me chamou atenção na sua resenha foi o fato de você apontar que a trama possui casos com um carisma diferente. Fiquei pensando em que casos seriam esses? rs

Beijos
Vento Literário / No Facebook / No Twitter
Driely Meira disse…
Oiee ^^
Essa capa não me é estranha, acho que já a tinha visto antes. Gostei da premissa do livro, apesar de não gostar muito de romances adolescentes e de histórias curtinhas. Gostei de saber que a autora soube desenvolver bem a história e criou personagens carismáticos, fiquei curiosa para saber o final.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, eu já ouvi falar muito desse livro e confesso que minha curiosidade sempre aumenta, ele parece ser um romance fofo e divertido. Bem o que estou procurando no momento. Espero ter uma oportunidade de conferir essa obra uma hora dessas, pelos seus comentários tenho a impressão de que vou adorar!

Beijos

http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-beleza-cruel.html
Stéfani Almeida disse…
Oi *---*

A Sil leu esse livro e curtiu bastante, sou daquelas que se o livro for de romance já quero ler ahhahah Esse aprece ser mais doce e sutil, daqueles que você le com um sorrisinho no rosto. Senti falta das suas fotinhas amo elas <3 Mesmo assim sua resenha está perfeita.

Bjos
rillismo.blogspot.com.br
Livros Encantos disse…
Ola lindona senti falta de um ápice no livro, por isso a premissa não me chamou tanta atenção, a capa está ótima com a título do livro, mas dessa vez vou deixar passar a dica, quem sabe em outro momento eu leia. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com
Unknown disse…
Adorei que ela nem conhecia ele direito e já sonhava com ele, essa é das minhas, do time das sonhadoras exatcebadas. Fora isso o livro me pareceu bem leve, sua resenha foi assim também com leveza e acredito que tenha sido influência da história. Acho muito bom romances que são palpáveis, ou comp você falou, crível, e sempre um toque de humor ajuda a conquistar ainda mais. Fiquei com vontade de ler ele também.

Beijos,
Mariana Baptista
umavidaporlivro.wordpress.com
Olá... tudo bem??
Ai que fofa essa resenha... gostei muito da capa desse livro... parece que temos um romance lindo e delicado, com pessoas palpáveis... adorei a premissa... fiquei encantada com o enredo... gostaria de poder viver um romance assim... já sonhei com uma pessoa que não conhecia bem... e depois essa pessoas terminou sendo meu professor de informática e somos amigos até hoje... isso já faz 15 anos.. adorei saber que temos um toque de humor... isso torna a história mais fluida... gostei... Xero!