Resenha: Marianas: A civilização dos sonhos, E. Chérri Filho @Editoragiostri

Informações do livro:
Título: Marianas
A civilização dos sonhos
Saga das sereias
Autor: E. Chérri Filho
Editora: Giostri
Páginas: 260





Sinopse: Como se estivesse dentro de um invólucro transparente, a cidade fica submersa no mais profundo oceano e protegida das sujeiras oceânicas e animais indesejáveis. Dentro desse invólucro vivem os Ariatas em família e comunidade. Quando de semana em semana é aberta a comporta e enche sobremaneira a cidade dos sonhos. Então se distribui cristais, algas, e as famosas bolhas coloridas emitidas pelos residentes da cidade".



Resenha: Marianas: A civilização dos sonhos”, de E. Chérri Filho, apresenta uma trama inovadora e ao mesmo tempo um tanto sombria. Isso porque o leitor acaba se perdendo bastante nos devaneios realizados durante a narrativa, além dos próprios personagens serem repletos de enigmas e demais complicações.

Eu sou apaixonada por ambientações no fundo do mar e é por isso mesmo que fiquei tão empolgada com as considerações feitas durante os acontecimentos, bem como todas as transformações realizadas no período retratado. Acredito que alguns detalhes poderiam ser mais desenvolvidos, mas talvez a intenção seja deixar algumas surpresas para as próximas aventuras dessa saga.

As Ilhas Marianas escondem mistérios inimagináveis e muitos perigos e o cientista Jeremy não poderia estar mais perto de encontrar as respostas para todos os seus questionamentos. Ele é bastante determinado, apesar de, as vezes, parecer não entender muito bem as implicâncias de todos os seus atos.

Em meio a tantos confrontos, surge um romance que teria tudo para ser proibido. Jeremy e a ariata Licia se torna incrível a cada encontro, seja pelos diálogos meio perdidos ou pelas revelações sutis. A caminhada não poderia ser mais complicada, mas o enredo direciona pontos importantes para o que realmente vale a pena nessa jornada.

O livro dá a entender que a realidade se mistura nos sonhos mais inexpressivos. E, de qualquer maneira, não há muito o que dizer quando o coração fala mais alto, por mais que seja diante de uma relação entre um homem e uma sereia. E como esperado, as dificuldades também acabam surgindo bem mais rápido, tornando as cenas expressivas e instigantes.

Confesso que estava esperando uma história diferente, mas essa também não deixa de ser fascinante ao seu modo. Espero poder ler mais obras sobre essa série, para, enfim, poder compreender algumas passagens indecifráveis. È aquele tipo de livro que você se sente a vontade durante a leitura, apesar de tantas inovações e personagens ousados.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Oi, Fê!
Pelo que já vi das opiniões, esse livro é bem diferentes das histórias de sereias que estamos acostumadas. Estou à procura de algo assim.
Beijos
Balaio de Babados
Porcelana - Financiamento Coletivo
Natasha Chanoski disse…
Olá, tudo bem??

Li esse livro em janeiro e adorei! Achei um livro bem articulado... o meu único problema foi com a falta de numeração das páginas hehehe
Assim como você, também tenho curiosidade de ler uma possível continuação!

XOXO
umnovo-roteiro.blogspot.com
Kris Monneska disse…
Oi Fê,
Não li o livro, mas tenho ele na estante, estou vendo como faço em relação a essa leitura, pois me frustrei bastante com o autor após assistir a um episódio bem desconcertante em relação a ele e a maneira que ele tratou o trabalho de alguns blogueiros, geralmente sinto muita empatia com a classe e acabei ficando com os dois pés atrás com ele. Estou com medo de não curtir a leitura e acabar sendo hostilizada também porque a minha resenha não agradou.
beijos
Oi Fê, tudo bem?
Eu acho a premissa desse livro interessante, mas também confusa. Como você também acho instigante histórias que se passam no fundo do mar, apesar de nunca ter lido um livro assim. Não sei se lerei esse livro, mas não descarto a possibilidade. Se o fizer, espero realmente gostar.
Beijos!
Beatriz Andrade disse…
Olá, eu nunca li nenhum livro sobre sereis e ultimamente tenho ficado curiosa para ler. Esse livro não me desperta interesse, acho que a história não me agradaria, mas uma amiga minha leu recentemente e disse que gostou muito. Eu acho que ficaria assim como você, esperando algo mas que na verdade seria outra coisa, isso eu só acho, porque penso na história de uma maneira.
Ivi Campos disse…
Fer, estou com esse livro na estante, mas ainda não me animei em ler. Acho que esse tema de sereias, foi pouco explorado na literatura, ou mesma não conheço tantos livros assim, mas achei interessante o uso desta mitologia. Fiquei curiosa com as passagens indecifráveis que você citou e tenho medo de não entende-las... rs
Gostei de saber um pouco mais da obra!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
É a terceira resenha que leio sobre a obra e gostei muito de saber que todas, até agora, foram tão positivas quanto a sua. Eu gosto de enredos assim, instigantes e cheios de mistério, com uma narrativa fluída e convincente. Eu gostei da sua opinião, principalmente, por você ser uma apreciadora de obras que envolvem o fundo do mar. Para mim, isso a faz uma conhecedora desse subgênero e tendo a sua aprovação fico ainda mais à vontade para ler o livro sem medo (rs).

Beijos!
www.myqueenside.com.br
Luana Melo disse…
Oi Fê!
Já tinha ouvido falar desse livro mas é a primeira resenha que leio e confesso que me chamou bastante a atenção.
Parece ser bem singular essa história.
Valeu pela dica! Beijos!
Lua.

http://www.luahmelo.blogspot.com
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Gostei muito de ter lido sua resenha. Acho que a história seguiu um rumo diferente do que você imaginava, mas foi, igualmente, bom.
Estou com o livro em casa para ler, mas estou no meio de uma ressaca literária e não consigo ler nada.
Espero curtir a leitura.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Stéfani Almeida disse…
Oi Fê

Creio que acabaria ficando um pouco perdida no meio de tanta complexidade e confesso que não sou a maior fã de livros sobre essa temática, tive péssimas experiências anteriores. Acho bem legal quando o livro segue um rumo diferente do que esperamos e fico feliz que apesar disso tenha lhe agradado.

Bjos
http://rillismo.blogspot.com.br/
Leticia Golz disse…
Oi, tudo bem?
Eu gostaria de ler um livro que é ambientado no fundo do mar, deve ser incrível mesmo. Gostei da apresentação da obra e saber que gostou. Apesar de ter sido diferente do que imaginou, o livro teve seus encantos. Ótima dica. Pretendo ler quando tiver oportunidade.

livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Giovana Soares disse…
Oii, tudo bem?
Eu sempre vejo muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e confesso que estou bem curiosa para saber da historia, fico feliz que a leitura tenha sido surpreendente para você, isso só me da mais vontade de o ler.
Giovana Oliveira disse…
As lendas marítimas sempre despertam a minha curiosidade, mas não tenho leituras do tipo na bagagem, adorei a proposta de uma sociedade só deles e chegou até a desanimar ter um foco no famigerado romance proibido, mas se foi trabalhado não é nenhum problema! Que bom que foi uma leitura positiva para você!

http://deiumjeito.blogspot.com.br/
Olá!! :)

Ainda bem que gostast! Estou a ver que tens feito boas leituras, de 4 estrelas! :) Eu tenho acompanhado.. :)

Que otimo que achaste as personagens fascinantes.. Gostei da premissa da obra! Ah! E tambem acho muito bom quando existem "Passagens indecifraveis", como disseste, porque ajudam a conseguir ter mais vontade de ler! :)

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Ptiscila disse…
Oii,

Já tinha visto outras resenhas desse livro, e estava curiosa em ler esse livro. E agora com a sua resenha, a minha curiosidade aumentou em 100%...hahahaha. Adoro conhecer histórias novas e romances diferentes, ainda mais com uma sereia. Parabéns pela resenha.

Beijos
Olá... tudo bem??
Nunca tinha ouvido falar deste livro... mas já de cara percebo que o enredo não é muito a minha cara para a leitura, mas gostei de ler a sua opinião sincera sobre o que leu. Citar os pontos que a fizeram gostar da obra e outros que teve dificuldade... isso é bem legal de se ler... esse romance é bem diferente... talvez saber mais sobre as sereias não seja muito a minha praia... xero!