Resenha: Guerra do velho - John Scalzi, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: Guerra do velho
Título original: Old Man's War (Old Man's War #1)
Autor: John Scalzi
Editora: Aleph
Páginas: 368




Sinopse: John Perry fez duas coisas no seu aniversário de 75 anos: visitou o túmulo da esposa e alistou-se no exército. As Forças Coloniais de Defesa, misteriosamente, estão recrutando idosos para conquistar novos territórios interestelares. Detentores de uma tecnologia inovadora, as FCD são capazes de criar super soldados com habilidades jamais vistas, e um exército disposto a arriscar tudo.


Resenha: Guerra do velho”, de John Scalzi, tornou-se uma leitura muito surpreendente para mim. Ficção cientifica é um dos meus gêneros favoritos e é claro que estava repleta de expectativas, porém o enredo conseguiu me envolver bem mais que o esperado. E o desenvolvimento do texto, diante de todas as características inovadoras, é um dos principais destaques da obra.


Antes de qualquer comentário sobre a história, preciso parabenizar a Editora Aleph pelo excelente trabalho com a diagramação. É um livro que o leitor já gosta só de olhar a capa, que por sinal está incrível, e os seus detalhes. Larguei tudo que estava fazendo quando avistei esse livro e comecei a leitura na mesma hora.

O protagonista, John Perry, completou 75 anos, e nessa época visitou o túmulo da mulher, Kathy, e depois entrou para o exército. Ok, essas informações já constam na própria sinopse, mas é algo que é inevitável não repetir, levando em consideração que, dentre uma dessas afirmações, uma é mesmo muito inusitada. O amor que ele sente pela esposa é muito forte e é claro que os sentimentos são demonstrados com frequência por ele, porque suas lembranças fazem parte dele. John é um personagem memorável, isso não há dúvidas.


O que um senhor de idade tão avançada estaria querendo na FCD – Força Colonial de Defesa? Então, é a partir desse ponto que os questionamentos e as teorias começam a surgir, como já é esperado. Mas vale ressaltar também que o humor também se faz presente por aqui, bem mais do que pudesse imaginar, o que torna tudo ainda mais interessante.


E é uma verdadeira loucura como os fatos começam a ser apresentados. Pelo menos, foi dessa forma que eu me senti. Mas a melhor parte mesmo é entender o porquê de haver um recrutamento de idosos. Eles são mais fortes do que muitos pensam, porque na maioria dos casos, as experiências contam muitas vantagens para eles.


O cenário não é tão diferente, mas há algo que leva as pessoas da terra para o espaço, e é bem intrigante, por sinal. E é no espaço que as coisas se mostram ainda mais imprevisíveis, diante dos alienígenas e suas atitudes consideradas arriscadas. Impossível não imaginar como tudo acontece e até refletir sobre a temática, já que levanta teorias acerca do futuro e de raças distintas. E as críticas fazem parte de todo esse conteúdo, o que levanta boas discussões sobre isso.

Claro que há todo um trabalho em cima dessas pessoas que se alistam, e na verdade, há muitos enigmas sobre esse procedimento. Os senhores ficam melhores para que possam proteger a terra de possíveis guerras. Um fato curioso é que o alistamento só pode ser feito a partir dos 75 anos de idade, mas no decorrer das páginas, a situação começa a ficar mais admissível. De qualquer maneira, senti falta de mais descrições sobre os personagens, já que acredito que todos se tornam fundamentais no caminho.


Enfim, é uma leitura mais que recomendada aos apreciadores do gênero. Há muito que se comentar sobre ele, porém acredito que é muito melhor conferir por conta própria cada característica essencial – e empolgante – nessa trajetória. Quem não está tão acostumado com esse estilo, também é uma boa opção, afinal de contas a narrativa é bem compreensível, assim como a ambientação, diálogos e personagens.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Oi, Fê!
Fique bem curiosa sobre alistamento de idosos "jovens". Deve ter alguma treta por trás.
Beijos
Balaio de Babados
Unknown disse…
Oi, tudo bem?
Apesar de ter achado o livro bem diferente e curiosa eu confesso que essa obra não me interessou muito.
Não sou das maiores fãs de ficção científica então por isso mesmo tendo sido uma leitura envolvente e surpreendente para você, a trama não conseguiu chamar minha atenção.


Beijos :*
http://www.livrosesonhos.com/
Beatriz Andrade disse…
Eu gosto muito de livros com essa temática e estou louca para ler esse. Achei a capa muito bonita e gostei bastante da tua resenha, é a primeira que eu leio sobre essa obra e me despertou ainda mais curiosidade para realizar essa leitura. Acho que esse livro vai me fisgar desde a primeira página.
Ivi Campos disse…
Oi Fe, achei a premissa mega original e mesmo não lendo muitas coisas de ficção cientifica, fiquei interessada em saber os motivos que levariam um homem assim a se alistar. Nunca tinha visto nada parecido!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Unknown disse…
Gentes, que premissa incrível!!!
Fiquei curiosa com o título, e a trama me chamou muita atenção.
Eu amo ficção científica, e sempre to acostumada a ler esse gênero, mas com jovens guerreando, colocarem idosos no lugar me deixou mais curiosa ainda!
Assim que tiver a oportunidade essa trama! Obrigada pela dica!

Virando Amor
Unknown disse…
Olá! Até pouco tempo eu achava que não gostava de ficção científica. Mas aí parei para pensar nos livros do gênero que eu li e percebi que gostei muito da maioria. Então, agora estou olhando pra esse tipo de livro com outros olhos! Estou com bastante vontade de ler "A Guerra do Velho", primeiro porque essa edição tá mesmo muito linda, depois que a premissa é muito interessante! Fiquei muito curiosa para conferir. Que bom que você gostou. Me deixou ainda mais animada! Beijos
Delmara Silva disse…
Oi Fê,
eu não me enquadro no perfil de apreciadora do gênero por isso apesar da crítica positiva estou passando essa dica. Fico feliz que tenha gostado tanto da história, afinal ele é bem grandinho hein, é sempre bom encontrarmos uma obra que nos envolve e surpreende, como aconteceu com você.

Abçs
Nosso Mundo Literário
Ani Lima disse…
Oii!!

Eu não conhecia a obra e realmente a editora arrasou nessa diagramação! Maravilhoso todo o kit né??
Eu confesso que não sou fã da temática, então não me senti tão atraída assim.
Porém, gostei muito da sua resenha! Bem escrita e sincera. Acho que é sempre bom guardar algumas partes para poder causar aquela sensação de descoberta né?
As fotos ficaram lindas!!

Beijinhos
Carla disse…
Oie!
Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e estou bem interessada. Não tinha muitos detalhes ainda sobre a história, e gostei da sua resenha onde aponta os pontos positivos. Uma ótima dica, vou ler com certeza.
Bjks!
Histórias sem Fim
Unknown disse…
Oi
Apesar da sua resenha maravilhosa, o livro não chamou minha atenção.
Não curto Ficção Científica e não consegui identificar nas suas impressões nenhum elemento que me estimulasse a ler o livro. Achei a capa linda e dá para perceber no capricho e cuidado na divulgação da história.
Fico feliz que foi uma leitura surpreendente para você.
Valeu a dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Andréa Bistafa disse…
Olá!

Já vi o livro por ai e gostei muito da capa, até ai eu não sabia nem do que se tratava kkk
Não sou uma fã do gênero, mas me chamou a atenção, e principalmente me intrigou, qual o motivo de alistarem senhores com mais de 75 anos?? Gostaria muito de ler isso! Entender bem! Acho que vou me render! Mesmo pq quase tudo que tenho da editora é impecavelmente lindo e mesmo que o gênero não me agrade, a minha estante agradece kkk

Bjus
Blog Fundo Falso
Oi!
Confesso que não sou fã de ficção científica, nunca consigo aproveitar tanto quanto alguém que goste do gênero.
Mas este livro tem me chamado bastante atenção, principalmente pelo protagonista ser alguém mais de idade, e estar indo pra guerra, isso deixa o leitor meio emcabulado, e querendo conhecer mais a história.
Depois de ver sua resenha decidi que preciso dar uma chance pra esse livro, pelo menos pra esse do gênero rsrsr
Nossa, já leu??? Eu estou maluca por esse livro desde o lançamento. Aliás, eu adoro o trabalho da Aleph, e tenho quase todos os livros deles. Fiquei muito curiosa com essa história sobre o recrutamento de idosos. Fantástico isso. Esse seu kit tá lindo demais, queria também.

;D
Nelmaliana Oliveira
Catrine disse…
Ooi

Tinha visto esse livro nos lançamentos da editora, e confesso que não me interessei. Más agora com sua resena pensei melhor, parece bem legal. Amoooo ficção científica, nem mesmo sabia que ele era. Fiquei bem curiosa em relação ao desfecho da história e como será o envolvimento do John no exército.
Obrigada pela dica. Ótima resenha!
Beijoos
http://estantemineira.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Hahaha, eu estou curiosa para entender o porquê ssse alistamento acontece somente a partir dos 75 anos. Essa minha curiosidade é o único motivo pelo qual quero ler o livro já que a premissa não me atraiu muitonr também não gostei da capa.
Mas a curiosidade e seus elogios me aguçaram e preciso ter essa curiosidade saciada.
Bj
Srta. Bookaholic disse…
Oi, tudo bem?
Confesso que não costumo ler esse gênero e não conhecia esse livro ainda, mas fiquei curiosa com tudo, principalmente com esse alistamento de idosos, algo bem intrigante, né? E é bom saber que é tudo de fácil compreensão e que o protagonista é cativante. Enfim, eu vou tentar ler esse livro algum dia, apesar de não ser do meu gênero favorito, acredito que as chances de me agradar são grandes.

Beijos :*
Unknown disse…
Oi!
Não sou uma grande leitora de ficção científica, mas a proposta desse livro me deixou bem curiosa! É diferente de tudo o que já li e já quero saber como funciona essa guerra. Infelizmente a capa não me agradou tanto...
Beijos!
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, eu já ouvi falarem muito bem desse livro, e gostei muito da tua resenha, só é uma pena que eu não estou no momento para ler esse livro ainda, acredito que mais para frente eu darei uma chance a ele, adorei a dica!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/
Stéfani Almeida disse…
Oi *---*

Adoro esses kits que as editoras preparam esse ta espetacular e bem trabalhado. Nao sou muito de ler ficcção cientifica mas descobri recentemente que gosto bastante do genero. Esse no entanto não me chama atenção. Não o conhecia e mesmo não me atraindo achei a capa maravilhosa, que arte lind.

Bjos
http://rillismo.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Olá.
Tudo bom? Eu achei a capa e a história bem diferentes, mas infelizmente esaa temática não me agrada não consigo me situar em histórias assim, mas fico feliiz em ver o quanto gostou da trama.
Beijos