Resenha: O amor nos tempos do ouro - Marina Carvalho @GloboLivros

Informações do livro:
Título: O amor nos tempos do ouro
Autor: Marina Carvalho
Editora: Globo Livros
Selo: Globo Alt
Páginas: 328





Sinopse: "Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?" Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.




Da mesma autora:
Azul da cor do mar- Marina Carvalho (Editora Novo Conceito)
Simplesmente Ana #1 - Marina Carvalho (Editora Novo Conceito)
Simplesmente Ana #2 - De repente, Ana Marina Carvalho (Editora Novo Conceito)
Simplesmente Ana (spin off da série) Elena: a filha da princesa - Marina Carvalho (Galera Record)



Resenha: O amor nos tempos do ouro”, de Marina Carvalho, é um livro maravilhoso. E por mais que já soubesse do enorme talento da autora, ela consegue surpreender ainda mais nesse enredo inspirador e emocionante. A diagramação da Globo Alt (selo da Globo Livros) está impecável também, e confesso que já pela capa foi amor à primeira vista. Cada detalhe torna o livro ainda mais incrível.



Cécile Queiroz Lavigne, nossa protagonista (que tem esse nome lindo), sofreu muito quando perdeu os que mais amava. Os sentimentos são ainda mais intensos ao leitor, por conta de algumas páginas de seu diário pessoal, revelando uma pessoa sem esperanças, apenas esperando o que o destino estivesse lhe reservando. É interessante destacar que seu amadurecimento, devido a tantas transformações, é extremamente realista e esperado.


Seu tio, Euzébio Bragança Queiroz, é o único parente que ainda lhe resta, e como tal, está sendo obrigada a seguir suas ordens. Isso significa um casamento com Euclides de Andrade, um senhor rico, mas que para Cécile nada lhe importa. Mas o destino parece estar lhe ajudando, já que é por causa disso que o explorador (do “precioso metal dourado”), Fernão, entra em seu caminho.

Fernão tem um estilo de vida único e se autodenomina como nômade, afinal de contas, ele que faz suas próprias regras. A liberdade é sua constante companheira. Porém, ele estava certo de que o serviço prestado a Euclides seria o último e depois disso partiria para uma vida mais tranquila em sua propriedade.



Cécile e Fernão não se conheciam e tinham pensamentos bem distintos um do outro. Mas é claro que as coisas mudam quando a convivência se torna maior e mais sensível. E é claro que o romance não poderia ser mais sincero, ousado e igualmente determinante. As cenas que envolvem os dois são muito mágicas e gratificantes.

Confesso que fiquei muito feliz quando recebi esse livro, especialmente porque eu estava bem ansiosa para conferir, e claro, porque sou apaixonada por romances de época. Além disso, Marina tem um dom poético e delicado com as suas palavras. E o melhor mesmo é que essa obra está cercada de muitos conhecimentos sobre o Brasil, valorizando ainda mais os cenários explorados.


Logo nas primeiras páginas, somos apresentados a uma nota da autora, onde ela declara um pouco sobre suas experiências ao escrever o enredo, já que a mesma é ambientada na primeira metade do século XVIII e é rodeada pela realidade brasileira. Isso significa que a autora precisou fazer várias pesquisas a respeito dos fatos históricos e soube mesclar bem a veracidade com a ficção .

A narrativa, em terceira pessoa, está muito bem compreensível, e a linguagem usada é o português semelhante ao de Portugal, especialmente para que haja uma apreciação melhor nas cenas. Afinal de contas, é um romance de época, e como tal, é interessante destacar alguns detalhes da atmosfera analisada.


É impossível não se apaixonar por essa história, tão cheia de vida e de mensagens significativas, seja sobre um sentimento intenso ou a respeito de questões de coragens sobre mudar algo que não está certo. Me sinto honrada de poder ter tido a oportunidade de conhecer essa trama tão especial. É um livro mais que recomendado para todos, mesmo para quem não curte o gênero.

Classificação SEL: 5/5

Comentários

Ivi Campos disse…
Tenho um livro da Marina na minha estante, mas ainda não surgiu a oportunidade para ler. essa capa aqui é bem retrô não é? Parece livro antigo mesmo!!! Fiquei curiosa quanto ao português de Portugal, já que a autora é brasileira. Acho que o livro agregará muito!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Priscila Tavares disse…
Eu também amo romance de época e fiquei com a impressão pela sua resenha de que esse é um daqueles livros em que quando terminamos de ler, ficamos com aquela sensação de que acabamos mas a história ainda está em nós.
Me interessei pelo livro e com certeza ele entrou para minha lista de livros.
Beijos

http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/
Alana Gabriela disse…
Helloo, Fernanda! Tudo numa nice?!
Um monte de coisa passou pela minha cabeça ao ler a resenha desse livro, sério. Desde que vi o lançamento e essa capa maravilhosa eu gostei, porém não coloquei na minha lista de leitura, pois esse é um gênero que realmente não curto, eu gosto de romance histórico e não de época. Eu não tive boas experiências com outros livros da autora, achei que os outros eram muito parecidos com uns filmes e livros por aí, mas esse eu com certeza daria uma chance porque além de parecer ter uma ideia original porque se passa no Brasil e trata de uma época bem marcante aqui a autora ainda inovou mais e escreveu em português de Portugal - o que é fantástico *-*. Meus olhinhos se encheram com essa parte. Sério. Eu gosto muito de originalidade. No geral eu entorto no nariz quando fazem comparações a outros autores e coisa e tal, porque acredito que cada autor tem que fazer barulho por si só. Cada estória tem seus méritos. E eu gostei demais de saber que ela estudou tanto para escrever a obra, eu gosto quando o conhecimento palpável é transmitido de uma forma singular e sutil. Eu realmente gostei da ideia de ler o livro apesar de não ser o meu gênero favorito.
Ótima resenha, Fê!!
Beijin...
http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/
Renata Varela disse…
Gente, que capa é essa? Que amor é esse?! Não sabia que a Marina tinha lançado mais um livro! Pirando. HUAIHSIUAHUSIH
whoosthatgirrl.blogspot.com
Unknown disse…
Oi Fê
Amo a Marina e fiquei muito feliz em saber do lançamento desse livro.
Apesar de não gostar tanto assim de romances de época, mas como essa história de passa no Brasil.
Também achei o nome da protagonista lindo <3
Só pela sua resenha dá para perceber o quão apaixonante e também achei a diagramação linda.
Espero ler em breve!
Ótima dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Paty disse…
Menina, a Marina lançou livro novo e eu nem sabia!?
Adoro a narrativa simples e leve da autora, e também sou apaixonada pelo gênero, ainda mais quando a história do nosso país faz parte do enredo, então sim, eu vou conhecer a história de Cécile e Fernão.
E que diagramação mais fofa, encheu os meus olhos rsrs.

Beijos.
Leituras da Paty

marina disse…
Oi, Fê.

Como você viu eu também resenhei esse livro e amei muito. Sério, essa romance é muito lindo, completo e irresistível. A mensagem que o livro passa é realmente linda e a autora se preocupou com cada detalhe que, nossa, não tem como não recomendar essa belezura.

Beijos,
www.anebee.com.br
Beatriz Andrade disse…
Eu estou morrendo de curiosidade com esse livro, desde que a editora pediu ajuda para os leitores para esolher a capa, eu votei na outra, mas essa também é muito bonita. Essa história me deixa super interessada em realizar a leitura e ver a tua resenha me deixou louca aqui! Uma amiga minha foi num evento com a autora hoje e voltou toda contente, ela moderou um bate papo e disse que a autora é uma fofura e um amor de pessoa.
Unknown disse…
Apesar de não gostar muito do gênero, amei a premissa e suas considerações! <3
Gostei de saber que a autora quis deixar o leitor mais próximo da época quanto possível, com a linguagem semelhante de Portugal, achei bem interessante.
Sua resenha me fez curiosa pra conhecer essa trama. Obrigada pela dica!

Virando Amor
oi!!


Eu amei a premissa do livro, tudo muito interessante e o melhor todo o romance está habituado no Brasil. Além do romance se passar em uma época de colonização o mesmo retrata as realidades sociais da época, e você falou da linguagem, deve ser muito bom está vivenciando essa estória e ouvindo as narrativas daquela época com os seus devidos sotaques. Beijos!
Giovana Soares disse…
Oii, tudo bem?
Fico muito feliz que tenha gostado da leitura, é sempre bom quando um livro nos cativa assim. Infelizmente, eu acredito que a leitura não iria fluir muito bem para mim, pois não sou uma grande fã de romances de época, mas pode ter certeza de que eu irei recomendar a leitura para as minhas amigas.
Leticia Golz disse…
Oi, tudo bem?
Como eu amooo o gênero, esse livro é mais que indicado para mim.
Eu lembro que votei nessa capa quando a editora estava escolhendo, ela realmente é linda.
Que bom saber que a história é igualmente encantadora e apaixonante. Acho que era de se esperar.
ESpero muito ler esse livro e nao demorar para tê-lo em minhas mãos..rs

Ani Lima disse…
Oiiii!!!

Eu ainda não tive oportunidade de ler essa obra mas sou mega fã da autora.
A marina tem mesmo um dom só dela para escrever e lembro dos estudos da autora para compor essa obra. MEUDEUS que diagramação mais linda! Adorei essas fotos e a suas considerações.
Vou tentar ler o mais rápido possível.

Beijinhos
Driely Meira disse…
Oiee ^^
Eu tô doida para ler esse livro ♥ Ainda não consegui ler nada da Mariana, mas tenho curiosidade de ler os livros dela já faz séculos, principalmente este, pois eu AMO romances de época. E tenho ainda mais curiosidade pelo fato de a história se passar no Brasil, pois me parece que grande parte dos romances históricos acontece na Europa *-* Saber que o livro foi favoritado por você me deixou ainda mais animada para lê-lo ♥
MilkMilks ♥
Anelise Besson disse…
Oi Fer!
Eu AMO romances de época. São os meus romances favoritos. Eu não conhecia essa história, mas me lembro vagamento de ter visto o título em outro lugar. E parece que a ambientação foge bem do clichê europeu, o que me chamou bastante a atenção. Não tem como não se interessar por um livro assim, haha, quero <3

beijo!
Estou louca para ler este livro. Eu adoro o jeito da Marina escrever e quando vi que ela iria sair com um romance de época no Brasil eu já me apaixonei. Ela tem um dom enorme de escrever e sei que ela demorou um pouco porque eu sigo ela nas redes sociais. Quero ler e logo esta obra!

Beijos,

Greice Negrini

Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Oi!
Eu estou em uma vibe muito boa de romances de época, todo o cenário criado pelas autoras é bem mágico, e transporta realmente o leitor para aquela época.
Achei incrível uma autora usar o cenário brasileiro da época da mineração para criar o romance, e conseguir escrever algo tão realista e ao mesmo tempo apaixonante.
Com certeza é um romance que eu quero ler.
Amanda disse…
Oi Fê, tudo bem?
Pela sua resenha esse livro parece interessante. Me intriga essa ideia da protagonista ser obrigada a casar com alguém que não ama, mas que justamente por ser forçada a isso que acaba por conhecer alguém que possa mudar sua vida para melhor. No entanto, você disse que a narrativa toda está na língua portuguesa e preciso confessar que ainda não consegui me adaptar muito bem a ela. Ainda assim parece ser um livro incrível e estou curiosa para conferí-lo, espero gostar tanto quanto você.

Beijos!
Ingrid Cristina disse…
Oi Fê, tudo bem?
Me envolvi tanto com sua resenha que não queria que acabasse mais. Você conseguiu passar muito do sentimento do livro nas suas palavras.
Amei!

E nossa, fiquei sensibilizada a ler esse livro. Que história emocionante, sensível e enriquecedora. Quero muito poder desfrutar da história integralmente.
Estou realmente agradecida pela linda resenha e pela dica. <3

Parabéns pelo trabalho
Ingrid Cristina
plataformatresquartos.blogspot.com.br

P.S: Apaixonada por essa capa. ♥
Rillismo disse…
Olá

Adoro os livros da Marina Carvalho e quando vi esse livro fiquei maluco para ler. Meu maior problema são as espectativas que estão nas alturas. Sempre que estou assim me decepciono mas lendo sua resenha e o quanto você gostou tenho tudo para acreditar que será uma leitura maravilhosa.

Everton Equipe Rillismo
http://rillismo.blogspot.com.br/
Srta. Bookaholic disse…
Oi, tudo bem?
Eu nunca li nada dessa autora, mas tenho curiosidade, porque gosto de nacionais e os livros dela são bem comentados, mas até hoje não tive oportunidade :c E confesso que não costumo ler romances de época, mas fiquei curiosa com esse e deve ser bem emocionante acompanhar a vida da protagonista, além disso o livro parece ter tudo para me conquistar facilmente, então vou marcar a dica.

Beijos :*
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, já ouvi falar bastante desse livro e confesso que sua resenha me deixou mais curiosa ainda. Eu li apenas um romance de época até hoje e gostei muito, por isso quero conhecer outras obras assim e acredito que esse livro é uma boa pedida. Fico feliz em ver que você gostou, com isso pretendo ler ele também!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/