Resenha: O livro das coisas que nunca aconteceram - Ana Luiza Savioli, Hoo Editora

Informações do livro:
Título: O livro das coisas que nunca aconteceram
Uma viagem no tempo com Harry Darwin
Autor: Ana Luiza Savioli
Hoo Editora
Páginas: 400






Sinopse: Harry Darwin deveria ter morrido. E há diversos universos e realidades nas quais tinha mesmo se afogado naquele 8 de outubro, no lago do colégio. Nesta realidade, porém, ele fora salvo. E de uma forma bastante singular: resgatado por um completo estranho, Harry descobre o nome de seu salvador quando seu corpo é encontrado nas dependências do internato, um dia depois: Damon Knight. E agora, ocupando o mesmo quarto que um dia foi de Damon, o irmão mais novo, Matthew, prova que mistérios e segredos rondam todos os Knight. Uma família responsável por curar o tecido da realidade. Por desfazer erros, traçar destinos e fazer a vontade do tempo. Em sua ânsia de entender o dia de sua não morte, Harry acaba envolvido no mistério do fim de toda a existência. O mistério do fim do tempo.




Resenha: O livro das coisas que nunca aconteceram: Uma viagem no tempo com Harry Darwin”, de Ana Luiza Savioli, deixa o leitor instigado já pela sinopse, especialmente por sugerir uma aventura bem despretensiosa e ao mesmo tempo importante demais. Após a finalização dessa leitura, devo afirmar que possui mesmo essas características, além de ser muito divertido e leve também.

Bom, eu sou suspeita para falar porque adoro tramas com viagens no tempo, segundas chances, personagens curiosos, criaturas atemporais e perseguições inusitadas, como é o caso, entre outras características marcantes.  E, realmente, é muito bom explorar o tempo e sua importância em nossas vidas. Claro que é possível refletir bastante sobre isso nessas páginas, porém de uma forma bem delicada. Enfim, o tempo é mesmo o principal destaque de tudo.

O protagonista, Harry Darwin, não poderia imaginar que tantas coisas poderiam acontecer, mesmo porque ele é apenas um adolescente do ensino médio, ou pelo menos achava que era apenas isso. Tem um ótimo desempenho como jogador de polo aquático e por isso conseguiu uma bolsa no St. Raphael. E logo começa a ter mais destaque sobre ele, e começou a perceber coisas surreais para qualquer um.


Em um episódio um tanto assustador, o garoto estava no lago do seu colégio e ficou alguns minutos embaixo da água, sem poder respirar, mas então foi salvo da morte por alguém que não conhecia. As próximas cenas não poderiam ser mais complexas e extremamente confusas. Isso porque, Damon Knight, o garoto que o salvou fora encontrado morto alguns dias depois próximo ao mesmo lago. Ele tinha lhe pedido perdão e disse que não havia conseguido. Então, é a partir dai que começam todos os questionamentos.

No começo, Harry pensou que tudo não passava de um sonho, mas rapidamente percebeu que o incidente com Damon realmente acontecera e queria explicações sobre isso. Matthew, irmão mais novo de Damon, chegou a confrontar Harry, e só queria saber porque o irmão se matou por ele, que em suas palavras, não passava de um covarde. Mas é dessa forma que várias realidades aparecem para o garoto e ele precisa ajustar algumas coisas, o que pode acabar atrapalhando um pouco sua rotina também.


Me surpreendi bastante com o enredo, pois é um livro juvenil muito interessante e inteligente, mesmo porque explora elementos relevantes, como amizade, homofobia, casos de preconceitos, injustiças e afins. E a autora soube muito bem como inserir cada fato, fazendo com que o leitor possa compreender bem as situações.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Unknown disse…
Oi Fê, tudo bem?

Não conhecia o livro, mas parece ser bastante interessante, pois tem todo esse ar de mistério... além disso, gosto de livros que abordem esses temas de viagens no tempo e realidade alternativas. Também gostei da autora tratar temas importantes como homofobia, preconceito e tudo o mais. Gostei bastante da diagramação do livro, o que torna a leitura ainda mais convidativa.

Beijinhos,

Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?
Anônimo disse…
Meu Deus, Fê, você não pode postar uma resenha dessas e achar que eu terei paz para dormir até que eu leia esse livro. rsrs'
De verdade, eu fiquei extremamente curiosa com a trama. Também adoro qualquer coisa que envolva viagem no tempo.

Fiquei mega curiosa para saber como o tempo é trabalhado pela autora, porque como você mesma disse, ele é muito importante para nós.
Meu pai do céu, quem é esse Damon? Tô morrendo de curiosidade aqui.

Olha, se você queria deixar quem lesse essa matéria curiosi, parabéns, alcançou com êxito o seu objetivo.

Parabéns pelo trabalho.
Ingrid Cristina
plataformatresquartos.blogspot.com.br
Olá!! :)

Nunca tinha ouvido flaar deste livro mas parece ser uma boa dica..! :)

A premissa agradau-me imenso, aidna que seja um episodio um pouco bizarro e assustador!! :)

Mas gosto bastante do genero e ainda mais essa reflexao toda sobre o tempo e o seu efeito nas nossas vidas!! :)

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Unknown disse…
Ooi, adorei muito a premissa do livro, realmente me interessei, pois fiquei muito curiosa pra saber o que irá acontecer. A trama me deixou curiosa sobre o garoto, e esse tal lago que ele foi. Espero conferir em breve.

Beijos
www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br
Thatyane disse…
Oi, eu não conhecia o livro, mas a premissa é bem interessante e instigante, e mesmo não fazendo muito o meu gênero, eu com certeza leria, já que gosto de suspense, e esse parece nos prender do começo ao fim. Quero muito saber o que acontece com esse garoto e o que ele descobre em sua jornada. Dica anotada.
bjus
Eu sempre tive um certo interesse por livros que abordam viagem no tempo. Depois que andei assistindo a uns certos documentários aí, de física quântica, fiquei mais interessada ainda no assunto. Achei a premissa desse livro encantadora, parece ser uma narrativa muito envolvente. Fiquei curiosa para entender o que houve com o garoto que salvou Harry do afogamento. Adoro um bom mistério! Esse já foi para a lista!

Tatiana
Unknown disse…
Oi, Fê.
Que livro interessante!
Adoro esse tipo de livro com realidades anternativas e viagens no tempo.
Vai para a lista agora!
Obrigada pela dica,
Bjs
Luana
http://blogmundodetinta.blogspot.com
Oiee, tudo bem? Sua resenha ficou ótima! É a primeira vez que leio sobre esse livro e fiquei super curiosa para conferir! Acho que, em toda minha vida, li apenas um livro sobre viagem no tempo, que foi o maravilhoso Todos os Nossos Ontens <3 Se não leu, super indico! O Livro das Coisas que Nunca Aconteceram tem uma premissa bem curiosa, e realmente quero conferir!!
Beijos!
Pamella Ferrarez disse…
Olá!

A leitura parece ser bem interessante e o nome do protagonista me deixou curiosa, será que Harry Darwin tem algo a ver com Darwin? Hahaha Fiquei curiosa para saber o que ele tem de especial, pois não acho que ficou muito claro e entender o porquê do irmão de Damon ter falado que ele se matou por Harry . Sua resenha está muito boa e eu adorei as fotos, como você faz para ficarem assim tão bonitas?

Beijinhos!
Cantinho Cult
Ptiscila disse…
Oii,

Achei o enredo bem impressionante e interessante. Acho que ainda não li nada do gênero e confesso que estou bem curiosa para ler o mesmo viu. Fiquei bem curiosa para saber como a história vai se desenvolver.

beijos
Unknown disse…
Oi, Fê, tudo bem?
É o meu tipo de livro hahah, amei a premissa, parece ser muito instigante e interessante.
A diagramação tá lindaaa, e a capa também!
Gostei muito das suas fotos e adorei a resenha.
Beijos (:
Leonardo Vieira disse…
Confesso que Damon voltando para observar a realidade que ele mesmo salvava o Harry, na linha normal do tempo, me confundiu. Qual Damon salvou o Harry de se afogar, afinal? Do passado ou do futuro? O do futuro não podia ser porque, na linha inalterada do tempo, o Damon presente salvava o Harry presente. Do passado não podia ser porque, pra corrigir a falha temporal, alguma coisa errada teria que ter acontecido antes disso, e, como já explicado, tanto o harry do futuro quanto do presente ainda não tinham feito nada. Pode me explicar?