Resenha: O peso da gravata - Menalton Braff, Primavera Editorial

Informações do livro:
Título: O peso da gravata
E outros contos
Autor: Menalton Braff
Primavera Editorial
Páginas: 176





Sinopse: Esta coletânea de contos originais do autor Menalton Braff traz diversos universos, a partir de diferentes pontos de vista. Mergulha-se no realismo fantástico, com histórias como a de um sobrado degradado pelo tempo, e a de um personagem morto que caminha em direção ao seu próprio túmulo. Alguns contos permeiam, ainda, a cruel realidade da rotina, do dia a dia, da morte e da vida. O leitor é convidado, ao final do livro, com o conto Jardim Europa, a entrar no mundo de um condomínio prestes a ser invadido.


Resenha: “     O peso da gravata e outros contos”, de Menalton Braff , apresenta uma leitura leve e bem descontraída, ainda mais para quem curte textos curtos e com temáticas bem desenvolvidas. O leitor é convidado a conhecer dezoito contos e cada um deles possuem características próprias, além de personagens, alguns inusitados, outros divertidos e por ai vai... O autor já possui vinte e dois livros publicados e ainda conta com um prêmio Jabuti.


Não sei se tenho um conto preferido nesse livro, porque todos podem ser definidos de diversas formas, ora complexos, ora simples e assim por diante. Entretanto, alguns chamam mais a atenção por representar certa ousadia e perspectivas diferentes sobre o mundo – se é que estou sendo certa sobre minha interpretação pessoal. Mas esse é o principal diferencial, afinal de contas, cada leitor pode perceber os textos e fazer associações de uma maneira diferente.


Também não irei falar separadamente sobre cada um, mesmo porque perde a graça de quem for fazer a leitura. Os contos são curtos e de fácil abrangência. O primeiro conto é O peso da gravata, depois há O violinista, Imperador de papel, Quatro anos depois, Na janela do velho sobrado, Acerto de contas, Uma cara muito branca, Arrastavam-se móveis, entre outros.

Os que me intrigaram mais foram Acerto de contas, Linha reta, Em família, Pela porta dos fundos e Atordoamento. Independente disso, todos eles possuem algum trecho que te faz parar e pensar em alguma mensagem especifica. E é exatamente por isso que posso afirmar o quanto essa leitura é válida e especial.


É um pouco difícil poder fazer resenha sobre contos, porque o leitor é que precisa descobrir as diversas sensações sobre cada um deles. Mas é claro que nessas páginas, há algumas críticas que podemos refletir acerca de nossa própria realidade. E isso já é mesmo um detalhe a ser esperado nesses tipos de obras.

A diagramação da Primavera editorial está, mais uma vez, de parabéns. Posso estar sendo repetitiva ao falar isso em todos os livros que leio dessa editora, mas é notável como o capricho é enorme em suas obras. A capa desse também chamou muito a minha atenção, especialmente pelas cores fortes e por alguns detalhes que fazem o leitor pensar sobre o que há nessas páginas.


O que é mais interessante mesmo é poder compreender que o autor soube fazer uma inserção ótima de um meio fantástico, e em paralelo também conseguiu expor certo realismo em algumas cenas. E a narrativa tem um estilo bem poético, na verdade, por isso acredito que pode agradar vários tipos de leitores, até mesmo os que não curtem esse gênero.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Daiane disse…
Olá, tudo bem?

Eu adoro tudo o que a Primavera Editorial lança. É praticamente certo de que vai me ganhar. Desde que vi esse lançamento, fiquei instigada, e a sua resenha só me comprovou que eu vou curtir cada minuto da leitura. Espero ler a obra em breve!

Dai | Blog Virando a Página
Oi!
Sou apaixonada por contos e adoro histórias que trazem uma crítica, como as sociais. Na minha opinião, contos só combinam com uma boa diagramação, e acho que esse livro fez isso muito bem.
Por outro lado, não entendi muito bem do que fala o livro então acho que não leria. Mas obrigada pela dica!
Natasha Chanoski disse…
Ola, tudo bem??

Estou apaixonada pela arte de livro! Achei a capa muito linda.
Adoro livro de contos, sempre rapidinhos de ler e cativantes... Uma pena que alguns contos poderiam durar mais né?! Às vezes quero dar um livro inteirinho para alguns deles hehe

XOXO
Umnovo-roteiro.blogspot.com
Ani Lima disse…
Oiii!!!

Eu sou fã de livros de contos, acho que são maravilhosos para curar uma ressaca e na realidade eles são extremamente difíceis de resenhar né? Você se saiu muito bem! A resenha está bem escrita! E as fotos ficaram liiiindas!

Dica anotada!

Beijinhos
Carla disse…
Oie!
Eu ainda não conhecia esse livro, e por mais que seja interessante, eu não costumo ler contos. Já tentei várias vezes e sempre fico com aquela sensação de que fala algo na história. Preciso me arriscar mais e tentar outros livros, quem sabe acabe gostando.
Bjks!
Histórias sem Fim
Livros Encantos disse…
Ola Fe eu amo livros de contos justamente pela intensidade em poucas páginas, amei essa capa e a diagramação a Editora está de parabéns pelo belo trabalho. Dica mais que anotada para ler em um final de tarde. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com
Joanice Oliveira disse…
Oi linda
Sou aficionada por contos e crônicas e quando vejo resenhas desses gêneros já fico ansiosa para conferir o livro.
Realmente é bem complicado fazer uma resenha sobre contos,devido o tamanho do texto e o risco de se expor demais o enredo.
Gostei da capa e das ilustrações da obra.

Beijos!
Unknown disse…
Oie! Eu assim como você adoro ler livro de contos principalmente para intercalar com livros maia extensos. Achei bacana a forma como você elaborou essa resenha nos contando do livro sem nos revelar muito dos contos. Sempre acho difícil resenhar contos e achei que você fez com maestria.
Outra coisa bem bacana é a capa desse livro. Achei bem interessante!
Com certeza vou querer ler.
Abraço
Pollyanna Campos disse…
Oii, tudo bom?
Não tenho o costume de ler contos, mas, esse chamou minha atenção, apesar de não saber ainda o que esperar das temáticas rs mas, realmente é muito complicado resenhar um livro de contos sem "estragar" a sensação que é criada no leitor ao ler cada um deles. Obrigada pela dica ^^

Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Nathalia Silva disse…
Não costumo ler contos, mais não porque não gosto, é que simplesmente não tenho tido muitas oportunidades. Mais enfim, te entendo nessa dificuldade de resenhar um livro de contos. Afinal, muitas coisas vai da percepção de cada um. No entanto, posso adiantar que pelo pouco que pode ser apresentado na tua resenha,fiquei feliz em saber que em cada conto podemos parar para refletir um pouco sobre um determinado assunto. Afinal, quem é que não gosta de uma leitura assim? :)

Beijos
Vento Literário / No Facebook / No Twitter
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, eu vi o lançamento desse livro e de cara já fiquei bem curiosa com ele, eu sou suspeita de falar pois sou apaixonada por livros de contos, e esse parece ser ótimo e divertido. Sua resenha chamou bastante minha atenção e com toda certeza eu daria uma chance a ele!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/
Stéfani Almeida disse…
Olá

Não sou muito fã de contos mas esse livro me deixou bem curiosa por ser leve e descontraido. Fora essa capa que está tão lindinha. Acho que se tivesse oportunidade leria sim. Como sempre tua resenha está perfeita e amo as fotos que você trás.

Bjos
http://rillismo.blogspot.com.br/