Resenha: Perfumes de Paris - Sayonara Salvioli, Primavera Editorial

Informações do livro:
Título: Perfumes de Paris
Coleção Amores proibidos
Autor: Sayonara Salvioli
Primavera Editorial
Páginas: 160






Sinopse: No romance Perfumes de Paris, o luxo e a sedução da belle époque francesa serão o pano de fundo para um amor proibido e envolvente. Junto com os protagonistas, o leitor caminhará pelo Quai des Tuileries e pela Pont Neuf; visitará a catedral de Notre-Dame e se encantará com os Jardins de Luxemburgo. Também será convidado a percorrer outros lugares marcantes da Cidade-luz, como o bairro boêmio de Montmartre e seu glorioso Moulin Rouge. Mas será fora dos círculos de glamour que a protagonista conhecerá o amor. A romântica e – ao mesmo tempo – moderna Charlotte, uma perfumista à frente de seu tempo, encontrará no pintor Pierre o maior sentimento que já conheceu. Porém, o amor chega com uma proibição causada por um antigo segredo. E, logo adiante, o casal enfrentará uma barreira ainda maior e mais severa... Com passagem também pelos canteiros floridos de Grasse – a Capital Mundial do Perfume – e pelos campos de lavanda da região de Provence, Perfumes de Paris apresenta uma história de amor em todas as suas fases: a surpresa, o encanto, o medo, a ameaça, a sensualidade e o êxtase!


Resenha: Perfumes de Paris, de Sayonara Salvioli, apresenta um enredo histórico instigante e repleto de detalhes sutis. A obra, publicada pela Primavera Editorial, que faz parte da coleção Amores proibidos, me surpreendeu em diversos aspectos, especialmente por seu desenvolvimento, que se mostrou bem mais dinâmico do que pude imaginar.


Como esperado, a ambientação é o que mais se destaca, afinal de contas, estamos falando da exuberante Paris e suas características mais luxuosas. Seja por conta da belle época ou de lugares que já são conhecidos de nome, há sensações inebriantes nesse cenário – quase que inexplicáveis. Tudo fica mais apaixonante quando o lugar é citado, ainda mais por imaginar um romance sendo explorado, repleto de complexidades, medos e outros sentimentos misturados.

Charlotte Emanuelle é a protagonista, e logo nas primeiras páginas, a própria já deixa bem claro que as pessoas ao seu redor a consideram uma pessoa louca e desregrada. Isso porque ela já tem quase trinta anos, não casou e se mostra bem resistente para sua época. O que nos faz querer conhecê-la ainda mais a fundo.


As criticas não a impedem de querer ser livre e vivenciar as experiências por conta própria, mesmo sabendo que sempre há consequências sobre seus atos e escolhas. Ela é realmente uma personagem muito autêntica, romântica e igualmente divertida, por isso é difícil não se identificar com a moça e torcer pela realização de todos os seus sonhos.

Também é muito interessante poder acompanhar algumas passagens de outros personagens, afinal de contas, o contexto revela que de fato merecem a devida atenção. A narradora, Charlotte, não poderia ser mais irreverente sobre prazeres e amores proibidos, e isso acaba se tornando um detalhe maravilhoso, assim como também é empolgante, entre tantos pontos registrados em seu diário. É preciso ter a compreensão de certas ocorrências para se situar nos próximos capítulos.

É simplesmente incrível poder acompanhar o modo como ela se sente em relação ao amor, ainda mais porque apesar de ser considerada tão moderna, não deixa de ser ingênua também. Quando conhece o pintor Pierre, é como se nada fizesse sentido em sua vida e Charlotte precisasse se reencontrar, o que de fato ela faz mesmo.

É uma leitura muito rápida, e não afirmo isso somente pelo fato de conter poucas páginas, e sim por concluir que as cenas são tão envolventes e sinceras. A narrativa da autora também se evidencia e foi muito bom poder ter a oportunidade de ler esse livro antecipadamente (agradecimentos à editora), já que suas palavras são poéticas e conseguem apresentar o que há de mais especial em um momento.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Amei sua resenha!
A capa do livro é linda e a história parece encantadora!
Estou explorando mais os livros românticos e amei a dica.
Unknown disse…
Olá!
O livro realmente parece interessante, mas não me cativou e não gostei muito da capa também.
É interessante o fato de que ela quer ser uma solteirona e se sentir livre e não liga para as criticas dos outros. Se mostra uma personagem forte, apesar de aparentar que ela muda de ideia depois.

Abraços, Lara.
http://imperioimaginario.blogspot.com.br/
tamara padilha disse…
Oie! eu nunca tinha ouvido falar nesse livro mas já fiquei super interessada, ainda mais por se passar em paris e abordar uma personagem que é surpreendida pelo amor. Ah, uma coisa a parte, amei o nome dela, que lindo, charlott emanuele, amei acho que é o nome de personagem mais bonito que já vi
Beatriz Andrade disse…
Oi Fê, eu não conhecia o livro e olhando só pela capa eu não o leria, achei bem estranha. Mas lendo a sua resenha eu fiquei curiosa com o livro, você falou muito bem dele e a história parece boa mesmo, gostei da dica.
Amanda disse…
Oi Fê, tudo bem?
Difícil de acreditar, mas ainda não li nenhum livro que se passasse em Paris e morro de vontade de ler um livro assim. Esse parece se tratar de um romance bem leve e gostoso, Charlotte me parece ser uma personagem admirável por ser uma pessoa moderna, então fiquei curiosa em saber mais sobre a história e futuramente pretendo lê-lo.

Beijos! ♥
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
A leitura parece ser, mesmo, bem fluída, mas não fiquei muito curiosa em relação a leitura do livro. Acho que não vou aproveitar muito nesse momento, sabe?
Entretanto, não posso negar que a capa é bonita e que sua resenha está incrível.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Gostei muito de conhecer a obra por aqui! Nada sabia sobre ela, mas adoro enredos nos quais a protagonista é irreverente e questiona o inquestionável, faz o "imperdoável", vive como se fosse uma pecadora simplesmente pelo fato de não aceitar se submeter aos enquadres de uma época opressiva. Anotei a dica.

Beijos!
www.myqueenside.com.br
marina disse…
Oi, Fê.

Que legal sua dica! Apesar de não ter curtido a capa, gostei bastante da premissa da obra. Vejo que o livro tem pouquinhas páginas e que tenho certeza que a leitura foi bem fluida. Pelo jeito jeito o livro é bem envolvente e cativante com palavras reflexivas. Amei!

Beijos,
www.anebee.com.br
Thatyane disse…
Oi, achei a premissa interessante e confesso que nunca li nenhum livro ambientado em Paris, e essa parece que nos mostra os pontos turisticos de Paris e todo seu esplendor. Adorei conhecer Charlotte e ver que é uma mulher forte e decidida, e me identifiquei um pouco com ela. Fiquei instigada e curiosa para conhecer melhor a historia e com certeza leria por esses fatores que disse. Dica anotada.
bjus
Driely Meira disse…
Oiee ^^
Adoro livros que se passam em Paris ♥ Ainda não conhecia este, mas gostei da premissa dele, principalmente por conta da personagem, que me parece ser divertida e do tipo que não liga para o que os outros pensam dela. Mas é uma pena que seja curtinho...hehe' normalmente eu prefiro livros maiores, mas vou dar uma chance à este :)
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Pollyanna Campos disse…
Olá, tudo bom?
Não conhecia esse livro, nem a série, mas só de ler que se passa na Belle Époque, onde tivemos um bum artístico e intelectual no fim do século XIX, já fiquei muito curiosa! Gostei também do que falou de Charlotte, uma personagem a frente de seu tempo e que vive aquilo que acredita, o tipo de personagem que gosto de acompanhar. Adorei saber também que trata-se de uma leitura rápida, com ritmo e envolvente. Sugestão anotada!

Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Ivi Campos disse…
Não conhecia o livro e nem a autora e confesso que não curti muito a capa, mas como você falou que as cenas são envolvente, acredito que a leitura fluirá. Espero poder ler em breve!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Unknown disse…
Oi, Fê.
Menina, mais um livro para a lista do quero para ontem.
Capa linda, cenário perfeito e a sua resenha sobre a história é empolgante.
Assim que sair oficialmente, eu quero.
Já sei até que a minha única crítica será o livro é pequeno demais,rs.
Vai para os desejados já,
bjs
Luana
http://blogmundodetinta.blogspot.com
Tahis disse…
Olá!
Não conhecia o livro, e gostei muito da premissa.
Como não se apaixonar por história passadas em Paris? Eu simplesmente amo, e já quero pra ontem história com esse cenário rs'
Gostei da personagem, personalidade forte e muito a frente de seu tempo, sempre deixando a todos chocados rs' Me interessei muito pelo livro e espero ter oportunidade de conferir a história.

Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//
Séfora Silva disse…
Eu sinceramente me interessei pela história em si, mas pela sua resenha e pelo fato de a leitura ter sido tão rapida acho que ela podia ser mais desenvolvida e mesmo o livro ficando maior não perderia a graça. Eu super curto romances históricos e talvez se essa fosse um pouquinho maior eu leria ahahahhahhah pra poder apreciar por mais tempo a história.
Só não curti muito a capa, ela me parece muito superficial.
bjs.
Unknown disse…
Oi Fê, tudo bem com você?

Não sou fã de romances de época, para mim eles parecem ser sempre muito parecidos, mas para quem gosta, cada livro pode ser muito bom. Gostei da ambientação em Paris, pois não é um lugar muito explorados em livros desse gênero. Adoro poder ter um pouco da visão de outros personagens além da protagonista, e que bom que mesmo sendo um livro curto, a autora não deixa a história corrida.

Beijinhos,

Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?
Stéfani Almeida disse…
Olá

Adoro romances de época e por isso estou sempre procurando novos. Esse me chamou atenção por ser bem diferente do que li até agora. Adorei saber que a personagem é autentica e não se deixa influenciar pelas criticas que lhe impõem. Enfim, realmente me interessei. Só a capa que não achei assim tão atrativa mas isso não é um problema.

Bjos
http://rillismo.blogspot.com.br/
Vanessa Vieira disse…
Que lindo Fê! Já me apaixonei sem mesmo conhecer a história completa. hehehe. Me identifiquei um pouco com a personagem e achei muito bacana a forma como você trouxe a resenha. Gosto muito de livro que conseguem expressar muito mesmo quando tem poucas palavras/páginas. *-*

Anotadinho aqui!
Valeu pela dica!