Resenha: Rainha das sombras - Sarah J. Maas @galerarecord

Informações do livro:
Título: Rainha das sombras
Trono de vidro #4
Título original: Queen Of Shadows 
(Throne of Glass #4)
Autor: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 644





Sinopse: Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado. A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada.



Leia também:
Trono de Vidro #0.5 A lâmina da assassina - Sarah J. Maas (Galera Record)
Trono de Vidro #1 Sarah J. Maas (Galera Record)
Trono de Vidro #2 Coroa da meia-noite - Sarah J. Maas (Galera Record)
Trono de Vidro #3 Herdeira do fogo - Sarah J. Maas (Galera Record)


Sem spoilers.


Resenha: Rainha das sombras”, é o quarto livro da série Trono de vidro, de Sarah J. Maas. E quem acompanhou minhas resenhas dos títulos anteriores já deve imaginar que sou completamente apaixonada por essa série fantasiosa, e principalmente pela protagonista Celaena Sardothien, entre outros personagens igualmente admiráveis.


Bom, antes de mais nada, devo fazer uma breve observação sobre Celaena nessa nova aventura narrada. Agora ela atende pelo nome de Aelin Galathynius, e, decidida do jeito que sempre foi, quer muito ir atrás de reparações. Claro que é preciso abrir mão de alguns caminhos, e isso vale para todos os envolvidos no enredo.


Então, depois disso, vou admitir ainda que tenho uma relação de amor e ódio pelos relacionamentos traçados nesse livro. Acho ainda que a autora pode estar se decidindo sobre as relações traçadas. Isso quer dizer que é impossível escrever uma resenha sem deixar transparecer minhas emoções, e é claro que vocês já devem ter notado isso. Mas enfim, só consigo pensar que é complicado mesmo – só lendo para entender ao que estou me referindo.


Há tantas e tantas mudanças desde Coroa da meia-noite, Herdeira do fogo até esse momento atual, no caso Rainha das sombras. É ai que eu pergunto: como ficam nossos próprios sentimentos? Realmente não sei explicar algumas emoções de certos personagens. Por isso mesmo que essa história nunca deve ser chamada de previsível, porque as coisas nunca, NUNCA MESMO, acontecem como o esperado. E gostei bastante das explicações dadas nesse enredo em especial. Concordo com alguns aspectos, mas discordo de muitos outros, e assim vou pensando o quanto os episódios são irônicos e complexos demais.


Antes de ler esse volume, confesso que li muitas questões que os próprios fãs estavam fazendo para a autora. Me sentia igualmente ansiosa em relação a alguns questionamentos, principalmente diante de Chaol (se bem que já esperava atitudes assim sobre ele), Dorian (este que poderia ter sido mais empreendido), Manon (ao qual fiquei meio desapontada, mas ao mesmo tempo foi interessante – vai entender!) e até Rowan (que eu gostei bastante do seu envolvimento com Aelin, gostei mesmo). Sobre romance, sinceramente não sei dizer qual rumo a autora pretende tomar, e isso é um pouco desconfortável até.


Aelin continua se destacando muito, principalmente porque sua personalidade é muito bem trabalhada e mais intensa do que nunca, se é que isso é possível mesmo. Acho que por isso chama tanto a atenção e tenho certeza que é impossível esquecer suas ações. Tudo é mesmo muito fantástico ao seu redor, por mais que cometa alguns erros e fique cheia de dúvidas na maioria das vezes. Uma coisa é certa e nunca vai mudar: que mulher incrível!



É preciso pensar bem antes de escrever qualquer coisa sobre essa trama, afinal de contas, são tantas conexões. E mesmo porque não quero soltar spoilers desnecessários ou citar momentos reveladores demais e que poderiam estragar as surpresas na hora da leitura. O fato é que há muitas e muitas reviravoltas mesmo, e é isso que torna tudo ainda mais gratificante e, no meu caso, fico cheia de expectativas mesmo. E é claro, gostaria de ter a continuação logo....


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Priscila Tavares disse…
Já faz tempo que estou enrolando para ler essa série, e não sei por que eu faço isso.
Já vi muitas pessoas falando sobre eles e me interessei muito pela história. Acho que não dá mais para enrolar não é mesmo? rsrs
Beijos

Quanto Mais Livros Melhor
Ivi Campos disse…
Nunca li nada desta autora e com certeza não foi por falta de indicações e elogios. Apesar de curtir fantasia e aventura, leio poucas coisas no gênero e acho que quero entrar de cabeça no estilo por esta série. Acho que vou adorar, do primeiro volume ao ultimo!!! Espero poder fazer isso em breve.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Unknown disse…
Oi Fê!
Infelizmente essa série não chama minha atenção. Não é um gênero que eu curto muito entende?
Pelo que percebi você gostou, mas ficou com um gostinho de quero mais né?
Só posso desejar que a continuação chegue logo e que todas essas reviravoltas sejam positivas.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Emerson Andrade disse…
Olá!
MDS, ESSE LIVRO É MUITO BOM. Pra mim superou o terceiro em todos os aspectos. O jogo que a autora faz trazendo a personagem para o lado Rainha e o lado Assassina é muito foda. Só achei exagerado as quase 700 páginas, mas aquele final, com o castelo de vidro caindo D: MDS. E ELA CHEGANDO A TERRASEN *-* MDS! QUERO/PRECISO DO PROXIMO.
Amo demais essa série. Acho as capas lindas <3

Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Beatriz Andrade disse…
Oi Fê, eu quero muito ler essa série, a história parece ser arrebatadora e o desenvolvimento nos livros me parece ser excelente. Resenhar sem soltar spoiler deve ser bem complicado mesmo, como você falou, são muitas conexões. Mas gostei muito da sua resenha, está falando o essencial, mostrando pontos importantes e sem revelar nada. Gostei bastante
Unknown disse…
Oi, Fê! Tudo bem?
Tenho muita vontade de conhecer esta série, ainda não li nenhum livro, mas sempre ouvi ótimos comentários. O fato de ser uma série de fantasia que tem uma protagonista feminina forte me atrai muito, além disso essas capas são maravilhosas. Espero que eu possa começar a ler logo, sua resenha me deu um ânimo maior e eu adorei ver que o livro tem um mapa para indicar os lugares. Beijos! ^-^
Shelly disse…
Oi Fê...
Acabei de devorar esse livro e concordo com você, ah as vezes da uma raivinha não saber aonde vai dar os romances da Cel ou melhor da Rainha Aelin... com um final surpreendente eu fico me perguntando como meu coração vai resistir ao próximo volume... Adorei sua resenha, ela realmente tirou as palavras da minha boca, tantas mais tantas conexões que eu realmente não sei aonde vai dar a estória...
Carla disse…
Oie!
Eu estou adorando essa série! Cada um dos livro é uma experiencia nova, sempre recheado de surpresas. Esse quarto livro está espetacular. Adorei todo o volume, e não imagina sentir tantos sentimentos durante a leitura. Eu gostei bastante.
Bjks!
Histórias sem Fim
Gente, como esse livro é enooorme! Fiquei impressionada. Essa é uma serie que tenho imensa vontade de ler, porém me assusta pelo tamanho tanto da serie em si como dos livros haha. Adoro tramas com reviravoltas! E pela descrição da personagem, provavelmente irei gostar dela!!! Gostei de saber tua opinião sobre esse volume! Só me fez ficar mais ansiosa para realizar a leitura e conhecer por mim mesma essa trama.

Beijos!
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Pelo visto uma boa palavra para definir esse livro é: Reviravolta.
Gostei muito da sua opinião e levarei em conta quando ler.
Até o momento li apenas o primeiro livro, que foi uma leitura que me agradou muito e, por conta disso, tenho receio de ler os demais livros. Sinto que posso ficar perdida, pois já faz muito tempo.
Parabéns pela resenha.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Ju disse…
Eu gosto muito do Rowan, mas se tem uma coisa que aprendi com os livros da Sarah foi não me apegar a nenhum casal, porque ela sempre dá um jeito de destruir os relacionamentos! rs... Meu preferido antes era o Chaol, agora é ele, mas enfim, sei que a autora vai conseguir me convencer no final de que ela escolheu a pessoal ideal para a Celaena! hehe... E concordo com você que uma coisa é certa e nunca vai mudar: o fato da protagonista ser incrível! E que venham logo os últimos dois livros.

Beijo!

Ju
Entre Palcos e Livros
Delmara Silva disse…
Nossinhora..
o livro é grande, né? Sinceramente estou quase me resignando a esse meu destino, ando tentando fugir de séries e livro gigantões, para poder agilizar minhas leituras atrasadas e olhe só, estou lendo um de mais de 700 páginas. Estou resistindo ao máximo iniciar essa série e não consigo ver saída, diante de tantas resenhas positivas estou vendo que vou acabar lendo esse negócio muito antes do previsto.

Abçs
Nosso Mundo Literário
Leticia Golz disse…
Oi, tudo bem?
Acho que já comentei aqui em outra resenha que sou doida para ler a série.
Tão bom quando as coisas são imprevisíveis, e acho que só lendo mesmo para entender dessas emoções que você citou.
É muito difícil mesmo escrever uma resenha de um quarto volume de uma série sem soltar spoiler. Adorei a resenha e a dica.
Srta. Bookaholic disse…
Oi, tudo bem?
Eu não sou muito de ler fantasia e nem séries, então confesso que nunca fiqei muito animada com "Trono de Vidro", mas ultimamente venho lendo resenhas tão positivas e boas que estou doida para ler kkkkkk A protagonista dessa série parece ser realmente muito bacana, acho bem interessante ela ser uma assassina e uma garota forte, porque geralmente são os homens que ficam com esses papeis, né? Enfim, eu espero um dia ler essa série ainda e gostar tanto quanto você.

Beijos :*
Unknown disse…
Oie Fê!
Pelo que percebi em sua resenha a série é bem dinâmica e a personagem principal é bem forte e pode ser por isso que a autora não esteja dando tanta ênfase no romance. O que se pensarmos bem é bem condizente, pois com um plano de vingança em andamento e com tantas outras coisas acontecendo o romance fica mesmo em segundo lugar.
Tem séries que nos fazem sentir mil e uma sensações! E inclusive em determinados momentos contestamos a decisão dos autores das direções dadas a algumas personagens que pensávamos ser de uma forma e de repente se mostram de outra, né? Tomara que no próximo volume a autora acabe com as suas incertezas!

Bjinhos ;)

Elaine M. Escovedo

http://www.caminhandoentrelivros.com.br
Oieee Tudo bom?

Esse é um dos livros mais esperados por mim esse ano. Cheios de plots estratégicos e o fechamento de um arco, a história contada em terceira pessoa por cada personagem se mostrou ainda mais influente nesse livro. A ação que toma contas das últimas páginas é simplesmente fantástica.O final é grandioso! É extraordinário! Não sei como vou sobreviver até o lançamento de Empire of Storms! Meu Deus, como eu preciso desse livro!

"Eles deram as mãos. Então o mundo acabou. E o seguinte começou. Eles eram infinitos"
O mundo inteiro precisa ler essa série!
tamara padilha disse…
Oie, que bom saber que você gostou desse livro quanto dos outros e fico curiosa para saber porque ele te causou tantas contradições de sentimentos, adorei ver que sua resenha não dá spoilers porque ando até com medo de ler sobre essa série porque a maioria tem contado muitas coisas dos livros anteriores. Espero gostar da série.
Anônimo disse…
Oi Fê, tudo bem?

Mais uma vez você tirou fotos incríveis e fez uma resenha super linda. Parabéns!
A cada resenha de cada volume que eu leio dessa série mais eu me pergunto porque ainda não li ou estou lendo ela. Ô gente, sinto que estou perdendo tempo. Tô doida para conhecer essa protagonista que você fala tão bem, todo mundo fala.

Mas ler essa série esse ano ainda está nas minhas metas. Espero cumpri-las. kkk
E que capa linda, hein!


Parabéns pelo trabalho
Abraço. Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, fico feliz em ver que você gostou do livro e que a série é ótima. Mas confesso que nunca senti vontade de ler esses livros, talvez por serem de um gênero que não estou muito acostumada, então isso me desanima um pouco. Mas espero um dia ler eles e quem sabe mudo de opinião, né?

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi!
Nunca li nenhum livro dessa série, mas a cada resenha de um fã que leio, fico amais curiosa para conferi, ainda mais por saber qu esta cada vez melhor a história.
Adoro quando o autor consegue escrever mais e mais histórias e não deixar nada previsível, ainda mais quando é uma série bem grande, mostra que a tm uma criatividade impressionante.
Espero ter a chance de ler essa série em breve, principalmente depois que terminar de publicar a série inteira.
Andréa Bistafa disse…
Olá!!

Esse livro me parece muito complexo!
Como eu não sou fã do estilo, até hoje não senti vontade de ler ele. Mas vejo realmente, muita gente falando bem dele! Muitos fãs!! Tenho curiosidade, mas como o tempo é curto sempre opto por outro!

Bjus
Blog Fundo Falso
Stéfani Almeida disse…
Oi *---*

Eu não dava nada pra esses livros até ler o primeiro e me apaixonar. Li sua resenha morrendo de medo de pegar spoiler mas você desenvolveu sem falar nada que comprometesse os livros que eu não li. Não vejo a hora de chegar nesse que a proposito está imenso.

Bjo
http://rillismo.blogspot.com.br/
Licavargas disse…
Quando leio resenhas como a sua fico pensando que eu sou muito esquisita mesmo, pois não curti a história acredita? Desisti na metade do primeiro livro... não sei explicar direito o motivo mas Celaena não me conquistou. Pior é que quando leio resenhas fico super curiosa e querendo encontrar a mesma história...
Acho que li no momento errado, talvez agora seja hora de dar uma nova chance... vai que dessa vez ela me conquista, né?
Beijinhos,
Lica