Resenha: Sob a acácia do ocidente - Christian Jacq @BertrandBrasil

Informações do livro:
Título: Sob a acácia do ocidente
Ramsés #5
Título original: Ramses: Under the Western Acacia (Ramsès #5)
Autor: Christian Jacq
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 364







Sinopse: No último volume da série, o egiptólogo Christian Jacq dá continuidade à saga romanceada do faraó egípcio Ramsés. Neste volume, Ramsés se vê acossado pelo seu maior inimigo: o tempo, pior que todos os magos e hebreus. O tempo roubou-lhe o amor e os amigos, e agora acerca-se do próprio faraó.





Leia também:
Ramsés #1 O filho da luz - Christian Jacq (Bertrand Brasil)
Ramsés #2 O templo de milhões de anos - Christian Jacq (Bertrand Brasil)
Ramsés #3 A batalha de Kadesh - Christian Jacq (Bertrand Brasil)
Ramsés #4 A dama de Abu-Simbel - Christian Jacq (Bertrand Brasil)



O mais importante: Sem spoilers



Resenha: Finalmente o último volume da série que explora a vida de Ramsés. E não é um desfecho qualquer, mas um que consegue revelar muitas passagens importantes, bem como todas as emoções dos personagens centrais. “Sob a acácia do ocidente”, de Christian Jacq, é o quinto e ultimo volume da série Ramsés. E não poderia ter um desfecho melhor, principalmente por expor tantos impactos, reviravoltas e decisões arriscadas.

E o leitor, pelo menos no meu caso é assim, se sente pressionado com tantas ousadias e pendências a serem resolvidas. Eu já tinha lido essa série antes – foi no tempo da escola – mas confesso que foi muito bom poder reler cada livro e relembrar as sensações causadas pelos acontecimentos. A gente se envolve demais e cada página virada se mostra ainda mais divertida ao imaginar o que ainda pode acontecer.

Ramsés demonstrou ter uma coragem e determinação enorme em toda a sua trajetória. Suas atitudes e pensamentos nem sempre foram os mais certos e verdadeiros, mas é isso que o torna tão intenso, verdadeiro e diferente dos outros que o cercam. E é ainda crível porque sempre foi possível identificar traços dignos sobre ele.

Não tem como falar de Ramsés sem citar ao menos um inimigo. Mesmo porque ele sempre teve vários e de diferentes origens, uns mais pertos, uns mais distantes, mais todos com o mesmo objetivo. Me faz pensar em todas as figuras que o conheceram de verdade e se mantiveram fiéis até o final. Ou seja, entender o que realmente importa e quem é digno de confiança nunca foi uma tarefa fácil.

O leitor já sabe o que vai acontecer nas últimas páginas mesmo antes de ter chegado nelas. E o fato de ser previsível nunca se tornou cansativo ou visto de forma negativa por mim. As referencias são claras demais, por isso não há surpresas e sim satisfação e uma abrangência bem maior. Tudo se torna tão digno que é impossível dizer o contrário.

Há muitas revoltas envolvidas nos acontecimentos retratados nessa trama. E a impressão que temos é que o foco é apenas em uma pessoa, mas é claro que há tantas circunstâncias diferentes que chega a ser difícil prever o desfecho de todos. Se torna diferente, fantástico e ao mesmo tempo muito real também. O autor continua de parabéns por todo o desenvolvimento e pesquisa. Terminei a leitura com uma vontade enorme de poder conferir mais obras fantásticas de Christian Jacq.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

marina disse…
Oi, flor.

Eu já tinha lido outra resenha sua sobre essa série e gostei bastante da premissa da história. Fico feliz que a trama tenha te agradado e que legal que vc gostou do livro ser previsível mostrando com clareza os fatos apresentados. Amei a sua resenha e espero ler o livro em breve.

Beijos,
www.anebee.com.br
Beatriz Andrade disse…
Oi Fê,
Eu acompanhei as suas resenhas dos livros anteriores e vi o quanto você gostou da série e leu bem rápido todos os volumes. Bom saber que mesmo tendo um enredo previsível a leitura flui muito bem e é agradável. Gostei muito dessas suas dicas.
Ivi Campos disse…
Fe, você é top!!! Como fazer a resenha do quinto volume de uma serie sem spoilers???? Bah, adorei!!!
Gostei de você ter mencionado que apesar do leitor sacar o final antes da hora, isso não deixa o livro e a serie menos empolgante. Curti muito isso!!!
Espero ler em breve!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Jadson Gomes disse…
Oi, gostei bastante da premissa da história, mas é uma série tão longa que se ler o primeiro é não curtir tanto, já desisto. Pra acompanhar 5 livros, a história tem que ser A HISTÓRIA, viu! Para você é bom, pois já está relendo, mas, pra mim, é mais complicado. Não curto tanto séries tão longas. Basta uma trilogia, eu acho.

Http://PorreDeLivros.Blogspot.com
Oi!
Gostei bastante do contexto do livro e adorei a dica.
Achei super legal você falar a sua história com o livro e pode ter certeza que lerei as resesenhas dos outros volumes.
Curti muito a história!
Carla disse…
Oie!
Eu preciso começar a ler essa série. Eu gosto dessa trama de ficção e traz também fatos históricos. E ainda não li nada sobre o Ramses, então será uma leitura bem diferente do habitual para mim. Muito interessante.
Bjks!
Histórias sem Fim
Unknown disse…
Olá! Eu não conhecia a série, mas seus comentários foram tão complexos e entusiasmados que fiquei curiosa para saber o que acontece ao longo das páginas destes cinco livros. Não sou chegada em histórias mitológicas - apenas quando são abordadas em fantasias, para ser sincera -, mas o que você falou sobre a lealdade e fidelidade das pessoas que o conheceram verdadeiramente é deveras muito interessante. E o fato de que, mesmo sendo previsível, a leitura não se torna cansativa, é mais empolgante ainda. :3

Beijos,
Fernanda Goulart.
Unknown disse…
Não conhecia o autor nem o livro, mas confesso que a trama não chamou minha atenção.
Apesar do que você disse, que há muitas reviravoltas e não tem como prever um desfecho, algo que eu prestigio nas tramas, não gostei da premissa.
Se eu tiver a oportunidade, pode ser que eu leia, mas não no momento.
Ótima resenha!

Virando Amor
Unknown disse…
Oi! Gosto muito de histórias sobre o Egito, todo mistério e mitologia que elas sempre trazem. Parece ser uma série bastante rica e densa, daquelas que precisamos parar um tempo para nos dedicar a leitura. Quem sabe não entra na minha lista de livros para ler nas férias.
Aline Souza disse…
Bom eu ainda não conhecia a serie, e fiquei um pouco surpresa com sua resenha não conter nenhum spoiler, não seria minha primeira opção de leitura, creio que o genero não me agrada, mas gostei de saber que o final apesar de previsível é satisfatóriao, e que o livro é recheado de surpresas.
Anelise Besson disse…
Oi!
Eu não conhecia a série. Achei a ambientação bem bacana e fiquei curiosa com a história. É importante que os autores pesquisem quando escrevem obras e me parece que nesse caso deu tudo certo em relação a isso. Às vezes um final previsivel é o mais aceitável e o mais CERTO. Adorei conhecer, vou ler as outras resenhas para conhecer mais a história! :)
Giovana Soares disse…
Oii, tudo bem?
Eu ainda não conhecia a série, e pelo que vi, ela é meio grandinha rsrs. Mas eu adorei a premissa da série, pois envolve mitologia egípcia, e esse é um tema que me agrada muito. Gostei da sua resenha, e com certeza quero conhecer esses livros.
Shelly disse…
Olá... Eu ainda não tinha ouvido falar dessa serie, porem na minha opnião para alguem ler uma serie duas vezes é por que é boa, a premissa do livro ficou ótima e me deixou curiosa sobre o desenvolver da estoria, vou levar uma seria consideração ler esse livro...

Beijocas...

https://westfalllivros.blogspot.com.br/
D e s s a disse…
Li a resenha do livro anterior aqui no blog e fiquei muito satisfeita de saber melhor sobre o enredo, pois essa série está entre meus desejados. Que bom saber que o desfecho foi satisfatório, mesmo sendo previsível, às vezes o que importa é o desenvolvimento mesmo, né?
beijos
www.apenasumvicio.com
Alice Mendes disse…
Oi, adorei a resenha pois explicou sobre o livro. Mas acabei não me interessando por ele, pelo fato de ser uma série. No moment eu estou fugindo de trilogias séries.
A capa e o enredo pra mim pareceram sem graça. Não sei se é porque o livro não faz o meu gênero ou é porque eu estou lendo apenas a resenha do último livro.

Beijos
www.blogmixbooks.blogspot.com
Unknown disse…
Oi flor
Apesar da sua resenha maravilhosa, infelizmente esse livro não chamou minha atenção.
Mesmo assim, gostei muito de saber que foi uma leitura que te envolveu.
Valeu a dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Giovana Oliveira disse…
Acho que já li outra resenha dessa série e permaneço meio perdida dos objetivos da mesma e por isso não fiquei tão interessada. Que bom que foi uma boa leitura, mesmo os mistérios ficando tão claros para o leitor.

http://deiumjeito.blogspot.com.br/
Nossa, você leu a obra toda então! Parabéns é um feito e tanto principalmente por ser algo que não chamaria a tenção de todo mundo. Mas é isso que diferente tanto os leitores e que faz a gente se apegar nos livros, porque causa a troca de informações. Eu não sei muito sobre Ramsés além dos filmes, mas também pretendo reler algumas obras clássicas. Mesmo que você já soubesse o final, não deixa de ser empolgante.

Beijos,

Greice Negrini

Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, apesar de você gostar tanto dessa série e falar muito bem dela, eu não consigo me sentir curiosa para ler, seilá mas acho que a trama não me atrai. Fico feliz em ver que você gostou, talvez mais para frente eu dou uma chance para a série e quem sabe curto né?

Beijos

http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-branca-de-neve-os-contos.html
Tayana Alvez disse…
Vixi mulher... Não conhecia o livro, ou melhor, não sabia que era uma série com 5 livros. Sua resenha tá muito legal, da pra ver que o livro te satisfez. Por ser o fim da série fico muito feliz, pq as vezes eles são só decepção. Não leria a saga de Ramsés, mas, gostei do post. Tayletitshine.blogspot.com
Driely Meira disse…
Oiee ^^
Fico feliz em saber que, mesmo sendo previsível, o final ainda assim é bom. Eu sou doida para ler essa série desde que vi o primeiro livro aqui no seu blog ♥ Parece ser uma história muito bem pesquisada e desenvolvida, adoro livros assim! Estou doida para conferir a escrita do autor.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br