Resenha: Star Wars: Darth Plagueis - James Luceno, Editora Aleph

Informações do livro:
Título: Star Wars: Darth Plagueis
Título original: Star Wars: Darth Plagueis 
(Star Wars Legends)
Autor: James Luceno
Editora: Aleph
Páginas: 440





Sinopse: Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Um deseja viver para sempre; o outro busca o controle político supremo. Juntos, eles poderão enfim destruir os Jedi e dominar a galáxia. A não ser que impiedosas tradições Sith fiquem em seu caminho... Em uma trama envolvente, com estudos do domínio da Força, golpes políticos, complexa diplomacia, assassinatos e lutas ambiciosas, James Luceno mostra como dois dos mais poderosos Sith definirão o destino da galáxia.


Confira outras resenhas de livros de Star Wars na aba RESENHAS


Resenha: Star Wars: Darth Plagueis”, de James Luceno, apresenta mais uma trama empolgante desse universo expandido sobre a série Legends. E para quem, assim como eu, começou a gostar das historias ambientadas em Star Wars através dos livros publicados pela Editora Aleph, não pode deixar de conferir mais essa história, que é igualmente incrível e repleta de elementos interessantes. A editora está mais uma vez de parabéns pela excelente diagramação, pela capa e por todo o trabalho realizado diante desse volume.

Darth Plagueis é o principal destaque, mas qual é a grande surpresa nisso? Afinal de contas, seu nome está estampado na capa, então já é mesmo de se esperar alguns assuntos retratados sobre esse influente Lorde Sith. Palpatine também se evidencia bastante ao seu lado – como seu aprendiz –, especialmente por ser tão audacioso e Darth percebe bem isso nele.


Então, acredito que o autor consegue ousar (e se aprofundar) bastante pela maneira como narrou os acontecimentos e de como apresenta as informações e outras considerações, porque tudo é muito importante por aqui. Os pontos de vista do lado sombrio ganham o leitor de uma forma inimaginável, e é muito interessante poder acompanhar alguns dos objetivos de Darth Plagueis e de como sempre consegue enxergar uma oportunidade boa por onde passa.

O enredo se situa em um momento onde questões do poder e planejamentos são muito importantes. Isso é um dos elementos centrais também, já que há as analises sobre como o governo se situa diante de todas as atitudes realizadas. A política acaba se tornando um assunto bem discutido, sendo que tudo pode ser considerado perigoso nesse contexto. E há mesmo muita burocracia relatada, e é algo que acaba sendo bem instrutivo, pelo menos se formos olhar pelo ponto de vista dos personagens.


Eu já conhecia a escrita do autor, e gostei da forma como acontece as descrições, apesar de que, em alguns momentos certos capítulos podem se tornar um tanto arrastados. Mas ainda afirmo, pelo meu entendimento, de que tudo é muito intrigante nesse meio rodeado de politicagem e receios sobre alianças e relacionamentos afins.

Ainda falando sobre James Luceno, é notável o quanto o autor entende bem do assunto que escreve e de como consegue envolver o leitor diante de suas explanações e demais estruturas. Ele é um tanto complexo em alguns conceitos, mas é isso que faz a diferença em seus livros, pelo menos se formos comparar com outros autores que também trabalham na ambientação de Star Wars.

Ah, e nas últimas páginas ainda tem uma entrevista com o autor, onde ele fala sobre o que os leitores podem esperar desse livro e do protagonista. Seus interesses para escrever o livro, sobre interações, sobre os Sith, interesses e outros planejamentos futuros. Vale muito a pena conferir essa passagem extra também.


O leitor nunca vai parar de se surpreender quando o assunto é Star Wars, independente da situação, do personagem, dos questionamentos, dos momentos arriscados, dos diálogos perspicazes ou das emoções transmitidas em cada uma das páginas. E eu me sinto exatamente assim com mais essa obra lida. Claro que é mais um enredo muito recomendado para quem gosta desse estilo.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Ainda não li SW, mas é uma série realmente grande
É de elogiar autores que conseguem criar muitos livros com o mesmo universo e personagens sem deixar a desejar, SW, mesmo ainda não lendo, sei que se trata de um trama rica, a diagramação está linda, a editora Aleph sempre nos surpreendendo com suas edições, amei a indicação, aumentou muito minhas expectativas para ler os livros desse universo tão enigmático
Beatriz Andrade disse…
EU não sou fã de Star Wars e nem tenho curiosidade para ler, mas gostei bastante da sua resenha e de saber que o autor consegue se aprofundar e trazer para as páginas do livro uma história que conquiste o leitor. Achei legal ter uma entrevista nas últimas páginas, deve ter ficado muito bacana.
Tamires Marins disse…
Oi, Fê, tudo bem?

Infelizmente não curto ficção científica. Já até tentei assistir alguns filmes da franquia, mas não rolou, principalmente com os mais antigos. Entretanto, acho bem legal as pessoas que curtem, pois sei que são fãs mesmo, pois não são histórias fáceis.
E que diagramação é essa, minha gente? Super caprichada!! A capa também é linda, parece até que a espada - esqueci o nome, sei que não é espada hahaha - está realmente acesa!

Beijos
Olá!
Não leio SW e nunca li nada relacionado. Mas é muito bom ler um livro em que o autor sabe o que está falando, quando entendo do assunto. Não vou ler, mas pela sua resenha poderei indicá-lo a quem gosta do gênero e da temática!
http://estantemineira.blogspot.com.br/
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Isso que você disse me intriga, é engraçado como os fãs não deixam de se surpreender com esse tema, pois sempre temos algo novo. Sinceramente, não tenho curiosidade de ler esse livro, pois não curti muito a premissa. Enfim, me pareceu um bom livro para fãs e, por conta disso, indicarei para meu irmão.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
tamara padilha disse…
Oie, eu não entendo absolutamente nada de star wars por isso a premissa não me chama nem um pouco de atenção, mas que bacana que para quem gosta entra ainda mais a fundo na política e questões burocráticas. Uma coisa que me chamou atenção foi a entrevista do autor no fim do livro, adoro quando autores interagem com seus leitores através desse tipo de entrevista ou sessão no livro.
OI!!

Para ser sincera eu só assisto os filmes dessa série pq meu namorado é "nerd", então embora tenha visto muitas resenhas sobre o livro não é algo que me interesse e desperte curiosidade de ler. Talvez esteja julgando a obra de forma indevida, mas realmente não me cativa. E que bom que o livro traz a entrevista, pra quem é fã deve ter amado. Beijos!
Carla disse…
Oie!
Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e espero fazer isso em breve. Aos poucos, estou acompanhando os livros da saga Star Wars, para conhecer mais sobre o que saiu do universo expandido. Até agora, os poucos que eu li me surpreenderam bastante.
Bjks!
Histórias sem Fim
Driely Meira disse…
Oiee ^^
Poxa, é uma pena que algumas partes do livro tenham sido cansativas e arrastadas *-* Confesso que não sinto curiosidade alguma de conhecer Star Wars, seja pelos livros ou pelos filmes, simplesmente não me dá aquueela vontade, sabe? Mas quem sabe um dia. Fico feliz que você tenha gostado do livro :)
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Shelly disse…
Olá...
Concordo com você, o leitor nunca para de se surpreender quando o assunto é Star Wars, sou meio suspeita em falar já que sou uma Fã de carteirinha assinada e tudo rs, ja li todos os livros da serie e esse é incrivelmente bom, as vezes me transporto para esse mundo e parece que eu nunca vou sair rs... adorei sua resenha, muito bem feita, adorei ainda mais por ser do Star Wars...
Beijocas...
https://westfalllivros.blogspot.com
Rayssa Sameque disse…
Oie!
Apesar de não gostar do universo de Star Wars, sua resenha me instigou a querer dar mais uma chance. Além do mais, olha essa edição! Olha essa capa... Quem é que resiste? Talvez eu goste mais dos livros do que dos filmes.

Beijinhos da Mady.