Título: Onde Está Elizabeth?
Como resolver um mistério sem se
lembrar das pistas?
Título original: Elizabeth Is Missing
Autor: Emma Healey
Editora: Record
Páginas: 308
Sinopse: Vencedor do Costa Book Awards e do Premio Salerno Libro dEuropa, o romance de estreia de Emma Healey é uma delicada narrativa sobre memória misturada a um thriller. Maud tem 80 anos e está ficando cada vez mais esquecida. Sua própria filha e sua casa lhe parecem irreconhecíveis, e ela escreve bilhetes para si mesma na tentativa de lembrar do cotidiano. Um dia, um dos bilhetes informa que sua amiga Elizabeth está desaparecida. Embora todos lhe assegurem que ela está bem, Maud embarca numa missão para encontrá-la. A iniciativa, no entanto, acaba se confundindo com a história de Sukey, sua irmã mais velha, desaparecida desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Resenha: “Onde Está Elizabeth?”, de Emma Healey, apresenta um thriller psicológico intrigante e repleto de mistérios e segredos. A própria sinopse já é capaz de deixar o leitor bem curioso sobre essa leitura, mas há muito mais a ser explorado no decorrer das cenas, ainda mais porque há períodos distintos no tempo, e esses são capazes de deixar o leitor um tanto confuso – e talvez essa seja mesmo a principal intenção.
Maud já vivenciou muitas coisas em sua longa
vida, sendo que ela já possui mais de oitenta anos. A senhora sabe que está
ficando com a memória debilitada, o que pode ser considerado normal, então ela
escreve bilhetes com detalhes sobre sua vida e os distribui por sua casa. É uma
excelente ação para que ela possa tentar lembrar de algumas informações.
Entretanto, dados se confundem nesse processo, fazendo com que vários
questionamentos sejam expostos.
Então, eis que Maud encontra um desses
bilhetes, onde há a pergunta sobre o paradeiro de sua amiga Elizabeth. Em
paralelo, há também o desaparecimento de sua irmã, Sukey, e é nesse desdobramento que as informações começam a ser
repassadas, e de uma forma meio receosa, especialmente sobre a veracidade das
ocorrências.

O suspense se destaca, mas
particularmente, o que mais chamou a minha atenção mesmo foi Maud e de sua
perda de memória. Acredito que é impossível não começar a refletir um pouco
sobre isso, e de como as suas atitudes e pensamentos tornam-se deprimentes
demais. As perspectivas garantem momentos obscuros, ainda mais quando não há
certeza de nada.
As pessoas que conhecem alguém que passa
pela perda de memória também podem se identificar com algumas das sensações
abordadas. É uma incapacidade cruel e extremamente triste, por isso, devo
afirmar que esse aspecto, na minha opinião, é o mais marcante do livro. Há
algumas passagens que deixam uma sensação de desconforto. Maud se sente
perdida, e com certeza faz com que o leitor também se sinta de tal maneira.
Resta ao leitor identificar os verdadeiros
propósitos da história e perceber como os personagens são afetados pelo tempo. Eu
gostei bastante da escrita desenvolvida pela autora. Há um misto de
desconfiança e angústia no ar, mas a narrativa sempre se mostrou ser bem
simples, apesar de toda a delicadeza e sentimentos por trás da história.
Classificação SEL:4/5
Comentários
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor
Beijos, Entre Aspas
Beijos, Entre Aspas
Esse livro tem cara de ser uma dor no coração também, por conta da perda de memória da Maud. Anotei aqui na listinha.
Beijos
Balaio de Babados
Participe da promoção de aniversário do blog Crônica sem Eira
beijos
O livro parece de fato ser bem interessante com esse sumiço de Elizabeth e de Sukey. Mas concordo que o mais tocante mesmo é o fato da perda de memória, sem contar que pessoas idosas começam a ficar debilitadas e a perderem a mesma capacidade de fazer as coisas que tinha quando jovem. E isso realmente os deprime e fazem meio com que desistam da vida, por isso eles precisam ter acompanhamento médico, pois essas coisas são identificadas e os médicos podem até assar algum remédio para que tenham mais ânimo. Achei bem interessante a premissa do livro com essa senhorinha e gostaria de le-lo.
Beijinhos!
Cantinho Cult
Realmente a capa é bem sugestiva e o suspense me agrada, as particularidades das características dos personagens também me levam a reflexão, tenho receio e medo de que seja assolada na velhice, assim como Maud, por o Alzheimer, realmente é cruel. Beijos e curti a dica.:)
Menina, como assim perder a memória. Imagino que deve ser terrível! :O
Sua resenha está muito boa e a capa do livro, digamos, interessante, bem característico de dramalhão dos anos 80.
Beijos,
Danny
Irmãos Livreiros
Um beijo
Dica anotadíssima!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Esse misto de desconfiança e angústia é algo que gosto e não gosto nos livros ao mesmo tempo. Tem um livro chamado "o segredo do meu marido" que tem isso e me deixou de ressaca por séculos, mas também foi um livro que me marcou muito.
Quanto ao livro Onde está Elizabeth, a capa, a sinopse e sua resenha me deixaram super curiosa, agora eu realmente quero saber se ela não sumiu ou sumiu e se sim onde ela está hehehe
Acredito que esse problema de memória seja bem complicado, é só tentar se por no lugar pra imaginar. Tive um avô "emprestado" que teve isso um pouco antes de falecer e foi bem difícil, nem lembrava mais de mim nem de ninguém, agia como criança... :(
Beijos <3
Esse é o meu tipo de livro! Adoro esses thrillers policiais, repleto de dúvidas e muito suspense. Sem falar que você mencionou desconfiança e angústia, sentimento que adoro em leituras desse gênero.
Gostei da trama e as personagens me pareceram bem construídas.
Anotei a dica para ler o mais rápido possível.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Gosto muito de thriller, é um dos meus gêneros preferidos, mas fiquei bem em dúvida em relação a esse livro. Não me agradou saber da sensação de desconforto. Esse foi um ponto que me repeliu no intuito de ler esse livro. Entretanto, é inegável como a história parece ser extremamente bem construída.
Vou deixar o nome anotado, quem sabe no futuro eu não leia?
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Eu amo livros que envolvem suspense e mistério, então com certeza essa história poderia me agradar. O que mais me chamou a atenção nessa premissa foi o fato da protagonista sofrer com a perda de memória, além de ter que se preocupar com o desaparecimento da amiga e da irmã, acho essencial que os autores saibam trabalhar com a narrativa e fico contente que é esse o caso do livro. Dica anotada!
Beijos! ♥
Eu devo confessar que eu estava bem por foto com esse livro, mas achei a sua resena bem estimuladora. Estou lendo um livro que tem um cara com Alsaime, e esta sendo uma experiência bem legal. Achei a capa também super bacana e espero poder ler a obra em breve, vou anotar a sua dica é já vou pesquisar o porco dele, a é mais vê.
Bjks
Nao conhecia o livro mas fiquei bem interessado! Ultitamente varias series e livros que tenho lido/assistido costumam abordar a perda de memoria e o tempo e o que ele pode implicar, as mudanças. E gosto bastante, por isso, a curiosidade preenche-me! :)
Bem, quero conhecer o livro e adoro o genero!! :) Gosto sempre de uma historia bem construida tambem... ahah
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Adoro thriller psicológico e achei bem diferente essa premissa abordando a perda de memória com o passar dos anos e nos fazendo contestar a veracidade dos fatos em relação ao desaparecimento de Elizabeth, além do desaparecimento da irmã da protagonista. Fiquei extremamente curiosa para realizar a leitura principalmente por causas dos elogios feitos a escrita da autora. Vou anotar a dica aqui e espero lê-lo em breve.
Beijos
Um Rascunho a Mais
Tatiana
Eu não conhecia esse livro, e a história se mostrou muito interessante pelo que li na sua resenha.
Não sei se seria um livro que eu leria, infelizmente, apesar de ter achado Onde Está Elizabeth uma leitura instigante,que puxa e envolve o leitor em todo o seu mistério.
Quem sabe quem algum momento eu dê uma chance pra esse livro porque fiquei curiosa...
Bjinhos
Eu não conhecia o livro, mas a sua resenha me ganhou, adoro Thriller psicológicos e o começo da sua resenha me fez lembrar de um livro da Agatha Christie. Realmente eu concordo com o ponto que você levantou sobre como é triste quando a velhice leva as lembranças das pessoas, já convivi com pessoas com Alzheimer e sei como a perca da memória tem consequências avassaladoras sobre os seres humanos. Adorei a tua resenha, beijos
Este livro é novidade para mim, pelo menos não lembro de já tê-lo visto antes.
A princípio esta parece ser uma história interessante, com um suspense na dose certa e com personagens cativantes, que permitem que o leitor acompanhe seu desenvolvimento.
Eu sou apaixonada nos livros desse gênero, se pudesse lia todos. Eu gostei muito da sua resenha, deu para perceber que a autora conseguiu construir uma historia eletrizante e cativante, e sempre bom quando isso acontece. Estou ansiosa para saber a historia da irmã dela e da Elizabeth.