Título: Oposição
(Série Stellium #1)
Sua maldição só lhe dava um único
destino: o Inferno.
Autor: Thaísa Lixa
Editora: Chiado
Páginas: 526
Sinopse: Em uma dimensão chamada Constelação, são os supremos Deuses do Inferno que controlam e ditam as regras da sociedade, amedrontando os humanos e os deixando dóceis perante seus poderes nessa e em todas as outras dimensões que existem pelo o universo. Entretanto, por conta de uma traição, o Deus principal e líder, Ahriman, decretou uma lei que jamais poderia ser quebrada: Ele definiu que as diversidades genéticas não existiriam; o que faria a população ter uma aparência padronizada de olhos e cabelo castanho-escuros ou negros. E assim era, até o nascimento da jovem Lilith, uma menina de cabelo loiro e olhos azuis, acompanhada de uma beleza estonteante e que atraía olhares de todos à sua volta, por sua singularidade e magnetismo pessoal. Tratada desde perfeição até aberração pelas pessoas de seu mundo, Lilith tenta sobreviver em meio a tanta gente intolerante. De uma coisa ela não tinha dúvida: havia sido amaldiçoada. Só mesmo este fato explicaria o motivo de ter nascido com a aparência proibida e de ter macabros pesadelos todas as vezes que dormia. Lilith pensava isso consigo mesma, não tendo a real dimensão do quanto suas suposições eram verdadeiras.
Resenha: "Oposição", de Thaísa Lixa, consegue explorar vários elementos intrigantes diante da fantasia, e há muitos detalhes que merecem atenção, a começar pela capa. Então, é claro, preciso confessar que, inicialmente, meu maior interesse foi por causa mesmo da capa, mas no final das contas, foi uma leitura muito proveitosa.
É uma loucura conhecer o cenário em que a protagonista, Lilith, vive, especialmente diante de suas problemáticas. O fato de ela ser diferente das demais pessoas torna tudo complicado demais, ao mesmo tempo em que também se torna mais empolgante e ousado. E claro que os questionamentos estão presentes desde as primeiras páginas.
Lilith nunca foi vista com bons olhos, isso porque sua aparência não é igual a dos outros, como a própria sinopse já expõe, e a capa revela bem sobre ela, assim como o título não poderia ter sido melhor escolhido. A questão de ter pesadelos e posteriormente encontrar um lugar que, supostamente, ela não deveria estar, algumas coisas vão começar a fazer mais sentido.

Infelizmente, as diferenças de Lilith incomodam muito quem está ao seu redor, e esse fator acaba nos deixando bem irritados por sinal. É algo muito forte e triste ao mesmo tempo, já que proporciona emoções bem desagradáveis sobre ela. O fato é que quem a discrimina, não consegue entender que nem sempre tudo será da mesma forma, e a autora soube muito bem como trabalhar com essas críticas.
Tem tanta informação no livro que eu realmente não saberia descrever tudo, ou expressar todos os sentimentos que senti durante a leitura, mesmo porque foram vários. Me surpreendi por conta das relações perigosas com os demnons (seres do inferno) e do que há de mais perturbador sobre eles. É interessante citar que, ao mesmo tempo em que os demnos são repugnantes, alguns podem nos deixar bem confusos diante de certos comportamentos.
Os Deuses do inferno também são descritos de forma bem sombria e deixando o leitor ainda mais complexo diante dessa apresentação inusitada. Particularmente, algumas situações poderiam ser evitadas, e a leitura poderia ser feita com mais agilidade. Ainda assim, vale muito a pena conferir as implicações de cada ato e como questões simples podem se tornar difíceis demais (e vice-versa).
Enfim, foi uma ótima leitura e rápida também, afinal de contas são mais de quinhentas páginas e eu li em torno de cinco dias. Fiquei bem curiosa para conferir mais sobre esse enredo, especialmente sobre o futuro dos personagens, entre outros detalhes que se tornam essenciais nesse percurso. E é claro que a autora está de parabéns pelo desenvolvimento e narrativa envolvente, entre outras características positivas.
Classificação
SEL: 4/5
Comentários
Adorei a resenha tbm...parece ser muito bom.
Vc lê super rápido haha
Beijos
Fran
Achei e Rabisquei
Eu sempre vejo esse livro pelo facebook e a capa chama mesmo a atenção :)
Mas não sabia bem do que se tratava. Gostei de conhecer o livro através da sua resenha.
Gosto bastante de fantasia e livros que envolvam seres do inferno. Então por isso o livro já chamou minha atenção. Mas gostei ainda mais de saber que há uma grande crítica social no livro, sobre a intolerância e padrões estéticos. Fico feliz em saber que o livro aborda isso :)
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Olha, tenho que concordar com você, essa capa é bem chamativa. Eu compraria esse livro só por causa dela. Sempre penso que livros que possuem fantasia no enredo cativam nossa atenção por causa do mistério que eles carregam. Você ter gostado faz com que eu me interesse também, e com certeza quando encontrar com ele por aí, vou prestar atençao redobrada (além da capa, óbvio)!
Abraços, Helô
Nossa, realmente o livro é bem chamativo! Adoro fantasia, e essa ideia da autora ter colocados deuses no meio só me agrada mais.
A questão da Lilith ser diferente dos outros e ter muitos problemas com isso, me parece uma crítica à algumas situações que vivemos no nosso dia a dia. As pessoas normalmente não gostam quando vê pessoas diferentes delas...
Os Demnons também foi um ponto que me chamou a atenção.
Adorei a resenha.
Bjss
http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
Não conheço o livro e nem a autora, mas parece que ela consegue construir um mundo de fantasia incrível, com ótimos personagens. Parece ser mesmo um livro muito bom!
Bjs, Mi
O que tem na nossa estante
Fiquei bem curiosa com a aparência da Lilith e esta descrição sobre os vilões que você fez, me deu um pouco de medinho. Não leio muito fantasia, mas esse aqui, eu encararia.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Já li algumas resenhas desse livro e gostei da premissa. O que mais chama minha atenção é essa situação incomoda que uma pessoa diferente causa. Acho que é bem comum com o que acontece no nosso dia-a-dia.
Fiquei bem curiosa para saber o que acontece no desenrolar da história e, claro, anotei a dica de leitura.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Desconhecia a obra e a dica já está mais do que anotada!
Gosto bastante de livros do gênero e fiquei encantada com o enredo da trama.
Achei o cenário peculiar e os personagens intrigantes pelo fato de alguns comportamentos serem confusos.
A capa realmente também foi a primeira coisa que me chamou a atenção! Mal posso esperar para saber porque Lilith nasceu com tais características.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
A minha cunhada terminou esse livro alguns dias atrás e ela simplesmente adorou a história. Embora você não tenha mencionado, os elementos da astrologia foi o que mais me interessaram na obra, bem como a Lilith que é uma garota bem diferente comparada as pessoas ao seu redor e tal como você disse, isso parece incomodar muita gente. Fico feliz que as pessoas estejam tendo uma opinião tão positiva do livro, já que a autora é um amor de pessoa e merece muito sucesso.
Abraços
Cá Entre Nós
Gostei da resenha, e a foto ficou linda (Tire mais fotos, você leva jeito).
A história me chamou a atenção logo na sinopse, e quando você explicou mais sobre o enredo e o cenário (Que foi o que eu amei), eu me impressionei.
Sobre a personagem ser a única na sua "sociedade", eu achei muito bacana,. Ficou querendo passar a lição da desigualdade social, que se encontra muito presente hoje em dia. Pretendo ler esse livro pra sea Lilith é amaldiçoada ou nao.
BEIJOSS, Enjoy Books
Ser diferente nunca é facil néh ainda mais assim em uma sociedade ingessada onde todo mundo é igual queria muito fazer a leitura e entender como nossa protagonista vai se encontrar nisso tudo.
Bju
Mary Reis
A capa realmente chama atenção, bem bonita.
Quanto ao enredo, estou bem surpresa. Não imaginaria essa história se julgasse pela capa apenas, haha.
Me parece bem interessante, principalmente porque aborda essa questão do preconceito ao diferente. Uma baita lição!
Com Amor, Isa
Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas apenas por nome e capa. Mas assim como você, me interessei pela capa maravilhosa mesmo. Não fazia ideia que a história se tratava de preconceito e intolerancia em um mundo de fantasia, simplesmente me apaixonei e agora necessito ler esse livro o mais rápido possível.
Gostei muito da sua resenha, como sempre.
Um abraço!
https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Primeiramente venho ressaltar que Taísa Lixa é um amor de pessoa.
Agora, um imenso elogio à capa de "Oposição":é fantástica!
O enredo da história é muito envolvente. Gostei bastante até onde eu li e pretendo terminar logo logo.
Parabéns pela resenha!
Já conhecia a autora e o livro. Realmente o enredo é bem envolvente e a escrita da autora é bem gostosa, li rapidinho também. Da vontade de falar muita coisa sobre esse livro mas acabaria perdendo a graça pra quem ainda não leu
Beijos
Eu nao conhecia o livro, mas de cara fiquei apaixonada pela capa também, está a coisa mais linda. Bom, sobre a premissa, eu achei interessante e gostei das coisas que a autoda aborda, mas nao é o tipo de leitura que faço com frequência e por ser um livro gordinho, nao acredito que terei tempo para ler tão ja. Mas vou marcar a dica, porque achei bem bacana mesmo.
Beijos :*
agora... sobre o enredo, não me empolguei com ele... acho meio surreal ver uma personagem com tais características ser vitima de preconceito, mesmo na literatura... rsrsr
a capa está bonita, embora não faça meu estilo... e fiquei curiosa com relação aos demmons... ^^
bjs...
Eu ainda quero pedir este livro e será que vão ter mais quantos?
Beijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.blogandolivros.com