Resenha: Cabeças de ferro - Carol Sabar, Editora Jangada

Informações do livro:
Título: Cabeças de ferro
Autor: Carol Sabar
Editora: Jangada
Páginas: 304



Sinopse: Cabeças de Ferro - Vol. 1: Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada! Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da “Universidade dos Cabeças de Ferro”, e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia. O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola. Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na “cena do crime”. Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino? Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério. Com a mesma linguagem espontânea e divertida que conquistou tantos leitores, Carol Sabar agora conta uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina.


Resenha: "Cabeças de ferro", de Carol Sabar, é um livro leve e muito divertido e expontâneo. Claro que eu não esperava menos disso, afinal de contas, já conhecia a escrita da autora e sou muito admiradora de seu trabalho. Nessa obra, ela consegue surpreender mais uma vez, sem contar que a história tem uma ambientação sonhadora e capaz de levantar o astral de qualquer um.

A protagonista, Malu, vai para o trote da faculdade, e como de costume, está se sentindo bem ansiosa e com um pouco de timidez também. Mas as coisas não acontecem como o esperado, quer dizer, nem de longe, poderia imaginar as cenas seguintes. Na verdade, sua preocupação maior era encontrar Artur, por isso não estava preparada para algo mais sério.

Artur já fora seu amigo e agora os dois não conversam mais por motivos de alguns desentendimentos do passado. Ele está no local e na hora de jogar uma gosma nela, acaba atirando em outra moça. Acontece que essa outra moça tem um choque anáfilático por conta disso, então é claro que já se sabe que a confusão está armada, assim como as suspeitas.

Então, é dessa forma que os dois começam a se aproximar novamente, diante de investigações, momentos tensos e perigosos, e muitos sentimentos novos também. O leitor se sente a vontade nesse contexto, ao mesmo tempo em que fica receosso com as descobertas deles. Questionamentos também começam a surgir, e tudo é desvendado no momento certo.



Foi ótimo conhecer Malu e seu jeito nervoso e ao mesmo tempo tão cativante e inteligente, assim como todos os outros personagens são muito bem desenvolvidos. Nicolas e Artur complementam bem os episódios, e depois de finalizar essa leitura, acho que todas as personalidades foram inseridas de uma maneira muito correta, por vezes delicada e até irônica. Isso porque a autora sabe mesmo como mexer com as emoções em suas histórias, e isso é fato!

A ambientação é mágica, apesar de não ter nenhum elemento tão fantástico. Mas só o fato de haver a inserção de um mistério no romance já há mais empolgação e curiosidade sobre o desfecho. Confesso que fiquei dividida diante de algumas ocorrências, mas compreendi bem a resolução dos acontecimentos e achei ótimo, por sinal.

Assim como a sinopse sugere, o enredo é mesmo irresistível e a leitura flui de uma maneira muito rápida, especialmente por conta das cenas serem tão críveis e envolventes. Claro que há situações em que o leitor pode se irritar com os personagens, mas já é normal, então, com certeza, não poderia deixar de afirmar que é um livro mais do que recomendado. 

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Isabella Alexia disse…
Oii Fê!
Nossa, que romance bonitinho! Adoro romance e mistério, um livro com os dois então..!Ótima resenha, fiquei muito animada com uma temática jovem assim, com trotes e tudo. Parece bem divertido! Já tá na minha listinha :D
Beijos, Isa!
belacultblog.wordpress.com
Carolina Trigo disse…
Oi Fê!
Eu não conhecia a autora, mas fiquei muito interessada nesse livro.
Gosto de histórias de suspense/policial e deve ser bem diferente se passar numa faculdade, no meio do trote. Os personagens parecem ser divertidos e e leitura leve.
Já anotei a dica, pois para uma leitura rápida, pelo visto esse se encaixa perfeitamente!
Bjss

http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/
Cia do Leitor disse…
Olá!
Confesso que não li sua resenha por completo, porque essa será a minha próxima leitura e fiquei receosa quanto ao risco de ter algum spoiler. Mas, fico feliz que tenha gostado do livro, afinal livros de Carol Sabar tem a garantia de diversão e muitas gargalhadas.
Abs
Ni
Cia do Leitor
Tamires Marins disse…
Oi, Fê

Ontem mesmo li uma resenha desse livro. Depois que fui perceber que ele ela da mesma autora de "Como eu quase namorei Robert Pattinson". Esse título com as iniciais destacadas formando a sigla CDF, tão comum no meio estudantil, foi uma boa sacada.
Acho que essa dose de mistério pode fazer com que eu dê uma chance ai livro no futuro.

Beijo
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Ivi Campos disse…
Li um livro da Carol, acho que o primeiro que ela publicou e foi uma leitura bem pouco proveitosa pra mim, porem este enredo aqui, me fez repensar minha decisão de dar uma segunda chance para a autora. Espero ler e ter a mesma impressão que você teve, que a leitura foi irresistível!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Cidália Milani disse…
Olá, não tive o prazer ainda de ler alguma obra da autora. Confesso que numa livraria o título não despertaria a minha atenção, mas depois de ler a sinopse e a resenha, descobri que é exatamente como gosto. Romance e suspense com cenas envolventes, a leitura me agradará certamente.
Bjs,
http://contosdacabana.blogspot.com.br
Unknown disse…
Oi, tudo bem? Já tinha ouvido falar da autora, mas não tive nenhum contato com suas obras ainda. Visualmente, o título e nem a capa me chamou atenção, mas sua resenha conseguiu despertar uma pequena curiosidade em mim. Gosto de romances leves, divertidos, e esse ainda tem o acréscimo do mistério somado a personagens bem desenvolvidos. Gostei da dica, obrigada. Beijos.
Michele Lopez disse…
Olá,
Ainda não tive contato com a escrita da autora, mas fico feliz em saber que o livro é uma leitura leve e divertida.
Fiquei bastante curiosa para saber quem foi o responsável pela tal mistura e o que pretendia com ela e todo esse mistério que acaba por envolver Malu.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Que bom que a leitura foi irresistível para ti, tenho visto algumas resenhas falando bem mal do livro e estou dividida entre ler ou não ler. Acho a ideia do livro bem interessante e tenho curiosidade de saber o que aconteceu com o trote e porque teve uma vítima. Me agradou você ter dito que a Malu é uma personagem inteligente.
Acho que vou anotar a dica e ler quando surgir uma oportunidade e torcer para fazer parte do time que gosta do livro.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Ainda não conhecia o livro, mas pela sua empolgação na resenha, deu para ver o quanto ele parece ser bom. Realmente o fato de ter romance envolvendo mistérios, deve tornar a leitura ainda mais intrigante. Assim que eu tiver a oportunidade, pretendo lê-lo!
http://www.virandoamor.com/
Unknown disse…
Oi Fê
Interessante ler sua resenha, pois um dia desses li uma que detonou esse livro. Confesso que havia até desistido de encarar essa leitura, mas vendo suas considerações precisei mudar de ideia e arriscar a leitura. Afinal, temos sempre opiniões parecidas. A capa desse livro é incrível.
Adorei a resenha
Unknown disse…
Oi Fê
Interessante ler sua resenha, pois um dia desses li uma que detonou esse livro. Confesso que havia até desistido de encarar essa leitura, mas vendo suas considerações precisei mudar de ideia e arriscar a leitura. Afinal, temos sempre opiniões parecidas. A capa desse livro é incrível.
Adorei a resenha
marina disse…
Olá.

Eu já tinha ouvido falar dessa autora e já li varias resenhas positivas sobre seus livros, mas ainda não tive oportunidade de ler. Gostei bastante da premissa dessa história e parece ser bem divertida. Estou curiosa e já adc o livro a lista dos meus desejados. Amei!

Beijos!
http://www.anebee.com.br/
Carol Ramires disse…
Olá!
Achei esse livro interessante, ainda mais pela confusão começar com um trote de faculdade, que foi uma coisa que achei super babaca minha vida inteira hahahaah Fiquei muito intrigada como essa história vai acabar e eu realmente achei bem divertida a história.
Beijos.
https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/
Gislaine disse…
Oii Fê, tudo bem?
Eu já vi algumas resenhas desse livro e achei bem interessante :)
A proposta dele é bem legal e a capa é muito interessante <3 Com tantos elogios é até difícil não ficar interessada hahahah
Essa coisa de trote é um problema né? :( Que bom que cada vez mais as pessoas estão aderindo ao trote solidário. Onde você ajuda quem precisa e não corre o risco de machucar ninguém :)
Beijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Ju disse…
Gostei muito de saber que o livro é leve e tem essa ambientação sonhadora. Li Azar o seu da Carol e me apaixonei, ela realmente sabe lidar com nossas emoções e constrói muito bem os personagens. Corri pra comprar esse livro quando foi lançado, mas ainda não tive oportunidade de ler. Sua resenha me deixou bem animada para fazer isso logo!
Kris Monneska disse…
Oi, já ouvi falar bastante do livro, pois uma amiga vai mediar um evento dele.
A premissa logo de cara não me empolga, mas tenho gostado bastante dos comentários sobre a obra e acho que faria a leitura sim
Beijos
Conversas de Alcova ♥
Carla Nunes disse…
Já ouvi falar muito bem da escrita da Carol. Estou numa vibe agora de romances levinhos e acho que esse livro se encaixa perfeitamente. Um clichê é bom, mas na medida certa, então o mistério em relação ao trote deve ter deixado tudo mais empolgante e divertido.
Ótima resenha, beijos!
tamara padilha disse…
Oi, que bacana saber que você gostou desse livro. Eu nunca li nada da carol e acho bem bacana ela ter abordado os trotes universitários aqui no enredo. Fico com receio quando você diz que podemos nos irritar com os personagens, risos, mas poderei vir dar uma chance para esse livro no futuro.
Anne Barros disse…
Olá Fê,
gostei bastante da sua resenha. Ainda não li nada da autora, mas já ouvi falar bem da escrita dela.
Sua resenha me fez lembrar aqueles livros paradidáticos que lia na escola, adorava os que eram divertidos e misteriosos ao mesmo tempo, gostei de saber que a autora construiu personagens com personalidade, alguns autores tendem a se levar pela história e esquecem os detalhes.

Beijos!
Anne
Fadas Literárias
Suelen Fernandes disse…
Olá Fê!
Eu tinha lido uma outra resenha que a pessoa não tinha gostado do livro e fiquei muito receosa de lê-lo, mas estranhei pois a Carol escreve maravilhosamente bem. Com sua resenha fiquei mais empolgada de conhecer a Malu e Arthur. Quando há um mistério na história fica mais empolgante e queremos desvendar de tudo quanto é jeito.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
Unknown disse…
Olá,

Nunca li nenhuma obra da autora, mas pelas suas considerações realmente a obra é muito rica e divertida. Achei interessante uma investigação rondar o enredo e servir de motivo para aproximação dos amigos, fiquei curiosa para saber o que a morte da garota vai ocasionar e como será tudo esclarecido. Já tinha visto este livro antes, mas só agora pude entender um pouco mais sobre o enredo. Dica super anotada.

Abraços,
Cá Entre Nós
Nunca li um livro da Carol Sabar mas quando vi o lançamento já esperava um livro engraçado, já que essa é uma grande característica dos livros da autora. Adoro romances e principalmente os que envolvem mistérios e são narrados com leveza, vou ler para conhecer a escrita da autora, mesmo que em alguns momentos os personagens sejam irritantes.
Yohana Sanfer disse…
Olá, Fê! Já tinha lido sobre o Cabeças de Ferro e a sua resenha veio confirmar meu interesse nesta leitura! Parece ser uma leitura leve e descontraída. Adoroo leituras com mistérios e descobertas... Também adorei a capa! Fico feliz pela indicação e já estou anotando aqui. ;)

BJs,
Yohana Sanfer
http://www.papelpalavracoracao.com.br/
Já conhecia a autora. Na verdade, tem o maior respeito e admiração por ela. Amo a escrita fluida dela, de longe é uma das minhas preferidas.
Ainda não conhecia o livro, mas deve ser ótimo, assim como tudo que a Carol escreve.
Gostei bastante da premissa e sua resenha ficou ótima.
Nada de spoilers. Ufa!
Fiquei bastante curiosa e mal vejo a hora de ler.
Bjs, Mila

http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/
euvocêeoslivros disse…
Olá, tudo bom? Primeira resenha que leio sobre o livro e adorei, não conhecia nem o livro nem a autora, fiquei com muita vontade de lê-lo pois me pareceu uma história bem construída, e essa mistura de temas me deixou bem curiosa para saber sobre esse mistério que os envolve. Adorei!
Beijos


EuVocê&oslivros
Bruna Milanese disse…
Oiii!
Gente, que livro diferente! Achei essa história muito longe do que eu esperava pela capa e adorei! Acho tão difícil encontrar romances que fogem do óbvio e a ideia de usar um trote de faculdade como pano de fundo pra um mistério e um romance ao mesmo tempo foi realmente inesperado!
Adorei a dica, apesar de que você disse que não é um livro tão surpreendente assim, fiquei super curiosa pra conferir!
Dica anotada já! :)
Beijos!

www.beyondbluedoors.com
Unknown disse…
Olá, adoro a carol sabar, na verdade só li um livro dela mas gostei muito e me encantei com a escrita dela e queria ler outras coisas.
mas tinha lido algumas resenhas dizendo que o livro não era tão bom quanto o esperado, mas acho que irei ler para tirar minha própria conclusão
Diane disse…
Oie...
Confesso que ao ler o título imaginava uma história totalmente diferente, mas, tenho que admitir que fiquei interessada em realizar a leitura, pois, adoro quando encontro livros leves e com essa temática universitária.
Quero ler!
Pollyanna Campos disse…
Olá, tudo bom?
Confesso que pensei que seria uma história totalmente diferente e agora a história me pareceu mais clichê, naõ sei. Ainda assim, fiquei curiosa em conhecer a história de Malu e Arthur e seu enredo que envolve mistério e romance. Enfim! Vou procurar o livro para ter um novo contato com a escrita da Carol e espero gostar tanto quanto você gostou.


Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Anônimo disse…
Eu esperava mais da história, sei lá, esperava um YA de facul e tal, mas ta mais pra juvenil investigativo né? Bom ,continuo com vontade de ler, mas agora irei com menos sede ao pote para não me frustrar.

bjs
fabdosconvites disse…
Tenho acompanhado as resenhas que tem saído do livro, e apesar dos bons elogios que tem recebido, não é um livro que eu queira ler no momento. A veracidade de alguns fatos da história deixa o enredo vem atraente, e concordo quando você diz que é dificil gostar de todos os personagens em um enredo mais jovem, e até mesmo adulto. Não conheço o trabalho da autora ainda, mas vou lembrar deste título quando quiser algo dela.
Bjs