Resenha: A luz entre oceanos - M. L. Stedman, Editora Rocco

Informações do livro:
Título: A luz entre oceanos
Título original: The Light Between Oceans
Autor: M. L. Stedman
Editora: Rocco
Páginas: 368
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Romance de estreia da australiana M. L. Stedman, A luz entre oceanos alcançou as principais listas dos mais vendidos do mundo, incluindo o cobiçado ranking do The New York Times, onde permaneceu por mais de quatro meses. Escrito por uma advogada que aborda os limites da ética e os dilemas morais sob diferentes pontos de vista, o romance conta a história de Tom Sherbourne, faroleiro de uma ilha isolada na costa oeste da Austrália, e sua mulher, Isabel. Impedidos de ter filhos, a vida do casal sofre uma reviravolta quando um barco à deriva aporta na ilha. Publicado em 25 países, A luz entre oceanos é um livro emocionante sobre perdas trágicas e escolhas difíceis, sobre a maternidade e os limites do amor.


Resenha: "A luz entre oceanos", de M. L. Stedman, é aquele livro que você começa a ler sem pretensões, mas quando percebe está mais envolvido do que nunca. Pelo menos, essa foi a experiência que tive com essa leitura, que é profunda e com muitas emoções complexas também. E, na verdade, é até um pouco difícil comentar a respeito,  porque dá vontade de falar demais, mas no fim das contas, percebe-se que nada se assemelha ao que acontece na trama. É aquela velha frase: só lendo para saber...

Tom Sherboune se depara com Isabel Graysmark em um momento de sua vida que não estava procurando por relacionamentos, e sim por calma. Mas é claro que não consegue fugir disso, então se vê rendido no romance. Vale ressaltar que, apesar de todas as diferenças, eles se completam de uma maneira única, e é maravilhoso saber o quanto são apaixonados um pelo outro.

O protagonista trabalha como faroleiro em uma ilha distante, e o motivo para estar tão afastado é por conta do seu passado envolvendo a guerra e todas as suas dores. Ele acaba casando com Isabel, e já é de se esperar que, em algum momento, queiram ter um filho. Apesar disso, nem tudo sai como planejado, e Isabel não consegue engravidar.


A edição está maravilhosa
Acontece que um bebê surge na ilha, juntamente com um homem que está morto. É claro que Isabel quer ficar com a criança, mas Tom sabe que é necessário investigar mais a respeito, mesmo porque isso seria o certo a se fazer. E é a partir dessa premissa que começam as discussões e dramas. Escolhas precisam ser feitas, por mais que seja doloroso demais...

Todos os personagens são muito bem construídos, assim como a escrita não poderia ser mais desenvolvida. É fato que o enredo é triste mesmo, e um conselho que dou é que o leitor já precisa ter isso em mente antes mesmo de começar a ler. Independente disso, é extremamente importante por conta do contexto diante da ética e de outros questionamentos.

São tantos dilemas que, sinceramente, o leitor pode até ficar um pouco perdido, mas isso pode ocorrer apenas por conta dos receios envolvendo personagens e não pela incompreensão do texto. É impossível não se emocionar, e sim, eu chorei muito, e muito. E só posso dizer que é uma leitura que vale a pena mesmo, com todos os seus sentimentos e sua ambientação tocante demais.


Classificação SEL: 5/5

Comentários

Nossa, depois de ler tantas resenhas no seu blog e acho que essa é a primeira vez que vejo uma nota 5. O que quer dizer que o livro é realmente bom. Percebe-se que o enredo é cheio de drama, o que me agrada, e parece ótimo pra ser lido em um dia sem muitos afazeres.
Um abraço!

https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Dayhara Martins disse…
Ahhh, eu fiquei tão pensativa a respeito desse livro quando ele veio na News da Rocco, agora me deu vontade de ter solicitado ele hahahaha <3 A história realmente me parece de "partir o coração" e são questionamentos que muitas vezes o amor não pode falar mais alto ne? Eu adorei sua resenha, fiquei curiosa, acho essa capa linda demais!
Poesia na alma disse…
Esses livros que não temos pretensões e depois nos surpreende, acabam virando queridinhos eternos. Eu nunca ouvi falar da autora, mas como bem mencionado, é o romance de estreia, como você, se pegasse o livro, seria sem muita expectativa, mas lendo sua resenha e conhecendo o enredo, fiquei bastante curiosa.
Anelise Besson disse…
Oi Fer!

Eu quase solicitei esse livro em parceria, mas acabei pulando justamente por ele ser triste. Eu fico muito mal lendo livros com esse tipo de enredo e dia eu tenho pulado. Mas fiquei muito feliz que ele realmente é um livro bom, bem desenvolvido e com personagens bem construídos. Adorei a sua resenha e espero poder ler quando tiver com o emocional mais estável. Haha.


beijos =)
Suelen Fernandes disse…
Olá!
Eu não conhecia o livro e nem a autora, mas o enredo meu agradou. Deve ser uma leitura bem emocionante, já que a personagem quer ficar com a criança. Quando tem uma criança no meio a história se torna mais profunda e bem intensa. Eu fiquei curiosa para saber como a história termina.
Adorei a resenha e vou anotar a sua dica.
Beijinhos!
Beatriz Andrade disse…
Nossa, quando vi a capa eu não imaginava que o enredo fosse assim, parece aqueles romances água com açúcar mas pela sua resenha eu vi que me enganei completamente. Eu ainda não conhecia o livro e claro que fiquei curiosa para ler, deve ser uma leitura rápida e que não dá vontade de largar o livro até terminar.
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Não sei porque, mas imaginava uma história completamente diferente e preciso dizer que fiquei feliz com o que a obra é. Entendo esse desejo da protagonista de querer ficar com a criança e do marido de querer investigar e são dois grandes dilemas. Estou me perguntando quais são os caminhos trilhados até o final da trama.
Claro que anotei a dica e quero ler para ontem.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Memórias da Cat disse…
Oie. Os melhores livros são aqueles que começamos a ler sem grandes expectativas e quando você vê fica encantado com a escrita, com os personagens e com o enredo. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a premissa me encantou. Amei conhecer um pouquinho de seu ponto de vista da história e com certeza pretendo ler. Bjus
Carol Ramires disse…
Olá!
Fiquei muito encantada com esse livro, achei muito interessante o fato do bebê com o rapaz morto aparecerem, acho que tem um quê de suspense também. Fiquei muito curiosa como a história vai se desenvolver.
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/
Brooke disse…
Confesso que esse é o meu primeiro contato com a obra e fiquei já com o coração na mão só lendo por cima sobre a história... Imagino você lendo e chorando e vejo a mesma coisa acontecendo comigo! Eu achei que a trama abordada é diferente de todos que eu já tenha lido antes... É uma situação extremamente complicada e eu realmente não sei o que eu faria, espero poder ler em breve e ver eles chegarem a melhor decisão, mas não sei ): Adorei a resenha!
Um beijo
www.brookebells.com
Unknown disse…
Oi, tudo bem? O que mais me chamou a atenção nesse livro foi o mistério sobre o jom morto e o bebê. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu e por esse motivo pretendo dar uma chance ao livro.
Bj
Olá, ainda não tinha visto nenhuma resenha do livro e confesso que me encantei pelo enredo. Obrigado por avisar que a história é triste, eu gosto de histórias assim que me emocionam e que trazem personagens com tantos dilemas.
fabdosconvites disse…
Não conhecia o livro. O enredo parece bem envolvente e dramático. O que será do bebê, porque o rapaz morreu, são várias as perguntas que tenho e que me interessaram.
Bjs
Carla disse…
Oie!
Eu já li esse livro, e achei a história bem emocionante.
Não vejo a hora de assistir a adaptação, pois acredito que séra incrível. A história é linda demais, para não ficar boa nas telas.
bjks!
Histórias sem Fim
Unknown disse…
Oieeee, tudo bem? Esse não é o tipo de livro me fisga de primeira, admito. Mas a partir da tua resenha fui fazendo uma busca no HD e achei ele um misto de alguns livros que li do gênero e que realmente gostei, parece ter um enredo que envolve o leitor. Agora fiquei curiosa sobre o que vão fazer com o bebê... Pretendo ler! Bjosss

http://porredelivros.blogspot.com
Unknown disse…
Oieeee, tudo bem? Esse não é o tipo de livro me fisga de primeira, admito. Mas a partir da tua resenha fui fazendo uma busca no HD e achei ele um misto de alguns livros que li do gênero e que realmente gostei, parece ter um enredo que envolve o leitor. Agora fiquei curiosa sobre o que vão fazer com o bebê... Pretendo ler! Bjosss

http://porredelivros.blogspot.com
Amanda M. disse…
Olá.

As emoções sobre "A Luz entre Oceanos" que você conseguiu transmitir durante a resenha me instigou bastante a realizar a leitura.

Não li nada ainda do Autor (não que eu me lembre) e o drama que ele colocou na escrita me deixou bastante curiosa.

Parabéns pela resenha (:
oculoselivros disse…
Olá,

Desde que vi sobre esse lançamento, fiquei curiosa para conhecer melhor a história, que aparentava ser muito boa. Como se por destino (hahaha) acabei ganhando o marcador desse livro e agora li sua resenha, que só vejo ressaltar meu desejo em fazer essa leitura, como sou chorona para livros, creio que chorarei bastante nesse livro. Adorei saber mais sobre seu ponto de vista, espero que quando eu for ler tenha uma opinião parecida.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br/
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro ainda e adoro quando conheço uma obra assim que toca o leitor, gostei de ver que ele emociona e que tras uma história linda, com toda certeza darei uma chance ao livro, acredito que assim como você eu vou gostar bastante dele!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/