Resenha: Placebo Junkies - J.C. Carleson, Editora Rocco

Informações do livro:
Título: Placebo Junkies
Piratas de laboratório
Título original: Placebo Junkies
Autor: J. C. Carleson
Editora: Rocco
Selo: Fábrica 231
Páginas: 304
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: Audie é uma jovem como qualquer outra, mas encontrou uma forma incomum de descolar uns trocados: ela serve de cobaia para a indústria farmacêutica. Neste irreverente romance, J.C. Carleson, ex-agente da CIA, mergulha no universo pouco conhecido, mas muito impressionante, dos voluntários em série de testes farmacológicos. Na tradição de Trainspotting e Drugstore Cowboy, doses cavalares de humor negro disputam espaço na trama com o drama de jovens que vivem no limite. No caso de Audie, ela precisa juntar dinheiro para oferecer a Dylan, seu namorado que tem uma doença terminal, uma festa de aniversário de 18 anos inesquecível. “Não há ganho sem dor”, ela repete, em meio aos efeitos colaterais das substâncias e procedimentos a que está sujeita e aos esquemas para lidar com eles. Mostrando as entranhas de um mundo desconhecido da maioria das pessoas, Placebo junkies arrancou elogios da crítica com sua narrativa original e completamente viciante.


Resenha: "Placebo Junkies", de J. C. Carleson, é um daqueles livros que surpreende logo nas primeiras páginas, especialmente por conta de um ótimo desenvolvimento, por personagens diferenciados e por um enredo que realmente conquista, sem querer fazer cenas muito forçadas ou sem sentido. Ah, e sobre a autora: ela é uma ex-agente secreta da CIA, e que pelo pude perceber, possui uma experiência bem marcante.

Não lembro de já ter lido um livro parecido com esse, apesar de que já assisti algum filme com essa temática de servir como cobaia para a indústria farmacêutica. Então, realmente não sabia o que esperar, apesar de que imaginei que seria algo bem interessante e profundo também, por conta de todas a implicações.

A protagonista, Audie, tem o desejo de dar um presente inesquecível para seu namorado, Dylan, em sua comemoração de 18 anos. Ele tem um tipo de câncer bem complicado, ainda mais porque tem muito mais além disso. Ela sabe que precisa fazer com que a ação seja inesquecível, por isso preciso juntar um bom dinheiro, mas há certo sofrimento incluído por conta disso.



Os efeitos podem variar muito, visto que sempre pode ocorrer algo novo. Nesse trajeto, o leitor ainda consegue perceber toda a intensidade de Audie, desde experiências passadas até planejamentos futuros. Será que vale a pena arriscar tudo por dinheiro? O valor aumenta a cada dosagem consideravelmente perigosa, por isso há muito pelo que pensar.. Será?

Todos os personagens se destacam, até os secundários, e é curioso acompanhá-los nos casos, e de como enfrentam os dilemas e as dores após os medicamentos. No começo, não sabia ao certo como seria, mas posso afirmar que os episódios conseguem surpreender bastante.

Audie tem boas intenções diante de suas atitudes, mas só o fato de fazer o que faz pode gerar vários conflitos, sem contar que é um assunto delicado, e por vezes sombrio. Não há muitas informações e nem destaques, então quando surge algo dessa natureza, é normal que os questionamentos comecem a aparecer com mais frequência.

Foi uma ótima leitura, e realmente não há dúvidas quanto a isso. Impossível não questionar sobre escolhas feitas, seja por conta da personagem central ou pelas empresas que fazem esse título de serviço, e que põem em risco a vida humana. A ética entra nesse cenário como uma consequência, dentre outros aspectos, e é claro que a autora soube muito bem como abordar tais ocorrências.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Memórias da Cat disse…
Olá. Eu não gostei dessa capa, então se fosse por ela não acompraria. Mas sua visão da narrativa me fez ter uma esperança. Fiquei feliz de saber que você não leu nada parecido com esse livro e que ele te surpreende. Realmente a temática e interessante é demanda muita pesquisa do autor. Pretendo ler. Beijos
Michele Lopez disse…
Olá,
Quando vi o lançamento do livro, acabei não dando muita bola por não achar a capa bonita.
Porém, agora com sua resenha e sabendo do que se trata, acredito que a capa combine muito bem com a trama e fiquei super curiosa para conferir esse enredo bem inusitado e criativo que a autora criou e conhecer um pouco mais sobre essa prática de teste de fármacos em voluntários.
Quero muito saber mais sobre as escolhas de Audie e se ela consegue alcançar o objetivo de fazer a festa para seu namorado com doença terminal.

http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Amanda disse…
Oi Fê, tudo bem?
Eu também nunca li algum livro com essa temática e tenho que admitir que fiquei bem curiosa, fico imaginando como é para a protagonista ser cobaia e como ela reage a tudo isso e quais as consequências. Gostei bastante da capa do livro, é simples mas não deixa de ser bonita. Espero ler um dia e me surpreender como você.

Beijos! ♥
Beatriz Andrade disse…
Eu conheci esse livro faz pouco tempo mas ainda não o li, estou morrendo de curiosidade com ele pois nunca li nada parecido. Uma vez eu vi um filme com uma temática como uma, mas esse livro parece ser ainda muito diferente do que vi no livro, principalmente por conta de Audie.
Ivi Campos disse…
Que delicia quando um livro nos surpreende assim, tão positivamente. Achei a ideia do livro muito interessante e acho que sofreria um pouco com o casal e a enfermidade e tudo, mas tenho certeza que será uma leitura pra lá de proveitosa. Quero ler!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Olá
Eu tenho muita curiosidade e de ler esse livro. Quando vi esse lançamento lá no Skoob eu fiquei bem louco para adquiri-lo pois também assim com o você nunca vi nada disso em livros. Enfim, essa é a primeira resenha que estou lendo da obra, mas já estou curtindo bastante. Acho a capa muito linda, fico feliz que todos os personagens tenham sido trabalhados muito bem. Até mais vê
Abçs
Olá!! :)

Eu não conhecia este livro mas achei a capa bem engraçada, devo confessar! :) Que bom que gostaste da leitura! :)

Bem, eu não achei a premissa algo que me cativasse muito mas e sempre bom que nos faça pensar acerca do assunto mais cientifico ou mesmo ético, penso que seja mais isso! :)

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Esse livro tem uma premissa bem inovadora e isso me agrada bastante. Fico imaginando como seria viver numa situação assim e que o que motivou a mocinha a aceitar todos os experimentos foi algo bonito, até.
Adorei sua resenha e estou muito curiosa para conhecer essa obra, pois parece ser bem envolvente e bacana.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Conhecia esse livro, mas sua resenha foi a primeira que li. Interessante a autora já ter sido uma agente na CIA e a história parece interessante e original. Gostei de saber que os personagens secundários também se destacam e podemos assim saber quais são suas reações diante da situação. Espero ler o livro em breve!
http://www.virandoamor.com/
Unknown disse…
Oi, tudo bem? Puxa que premissa interessante essa. Acho que quando entramos em desespero e em situações extremas fazemos coisas que na hora são necessárias. Ser cobaia da indústria farmacêutica não deve ser tRefa nada fácil, nas achei nobre os motivos pelos quais ela se submeteu a isso. Dica mais que anotada e pretendo ler em breve. Bj
Livros Encantos disse…
Ola Fe lindona muito interessante a premissa do livro, não li nada com esse tema e já pretendo ler esse, percebi que muitas escolhas serão colocadas em questão assim como suas consequências. Adorei a capa. beijos

Joyce
www.livrosencantos.com
Suelen Fernandes disse…
Olá!
Eu não conhecia esse livro e achei a história interessante. As vezes para agradar ou ajudar alguém a gente se poem em situações de perigo. Mas temos que pensar se vai valer a pena. A capa achei bem simples, mas se tiver oportunidade quero ler o livro.
Beijinhos!
Isso é muito maluco, né? Eu jamais teria coragem de servir de cobaia, mas sei que é algo que acontece na realidade. Gostei do plot, a capa é simples, mas interessante. Suas impressões são muito boas também, aumentam a vontade ler o livro. Mas a pilha aqui tá enorme no momento, então não tenho a menor ideia se algum dia conseguirei ê-lo.

;D
Nelmaliana Oliveira
Unknown disse…
Olá, Fê. Tudo bem?
Que livro esse,hein? Como você, eu nunca tinha ouvido falar de um livro que trabalha com essa temática. Filmes já vi um ou outro, mas livro, até então, é o primeiro. Pelo que dá para ver é um livro bem interessante e intenso. Fiquei curioso para saber mais sobre essa personagem que aceita ser cobaia para a indústria farmacêutica e, lógico, o destino dela. Deve ser um livro que traz muitas reflexão, até porque, como você mesmo bem lembro, estamos diante de preceitos éticos bem delicados. Ah, não poderia deixar de comentar, achei a capa do livro bem interessante. Achei criativa embora simples. Bem, adoro esses temas diferentes e, com certeza, vou ler esse livro em breve. Obrigado pela dica. Até mais.
Abraço!
Unknown disse…
Hey, ótima resenha porém não tenho paciência para a leitura dessa tematica kkkk não sei se algum dia eu leria kkk talvez se eu fizesse algum desafio com a minha melhor amiga de leitura e eu fosse obrigada, mas por iniciativa propria diicilmente kkk. Mas valeu a dica, pra quem gosta e/ou tem curiosidade parece ser um livro que vale a pena ser lido ^^
Srta. Bookaholic disse…
Oi, tudo bem?
Confesso que de cara não fiquei muito animada, mas lendo seu post fui ficando cada vez mais curiosa, essa coisa de ser cobaia para indústrias farmaceuticas é bem interessante, mais ainda porque eu nunca li nada sobre isso e nem vi filme que aborde isso. Alem disso, a protagonista parece ser cativante e imagino que o leitor deve refletir bastante sobre tudo o que é apresentado na obra.

Beijos :*
Unknown disse…
Oi, tudo bem? Confesso que não seria o tipo de livro que leria tão cedo, mas percebo que a premissa é realmente diferenciada e muito inteligente pelo visto. Nunca tinha ouvido falar de algum livro que tratasse desse assunto, de uma trama como essa. Essas medicações tomadas pela luta para conseguir dinheiro é até um pouco angustiante. Vou anotar a dica, pois talvez num futuro seja legal conferir a história dessa protagonista e sua decisões durante a trama. Beijos.
Luana De Martins disse…
Olá! A premissa é muito diferente, acho que a leitura seria uma experiência bem interessante e eu curti bastante a capa, adoro quando elas tem poucos detalhes, quanto mais simples melhor (e mais instigante). Vou adicionar na minha lista com certeza, beijos

Luana
Pollyanna Campos disse…
Olá, tudo bom?
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas, curti muito saber que a autora era uma ex agente da CIA, que escreveu um livro sobre servir de cobaia para a indústria farmacêutica. Confesso que fiquei bem curiosa com a abordagem ética feita nessa obra, e bem, com os personagens, claro, já que todos são importantes para o enredo, mesmo os secundários (simplesmente adoro isso em livros). Enfim! Sugestão mais que anotada!! Adorei sua resenha!

Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Gabriel disse…
Oii, tudo bem?
Eu to doido por esse livro, ta ali na lista de compras já. Adorei saber sobre a autora ser Ex agente da CIA, deve ter dado uma mega diferenciada no livro. Eu me interessei muito pela historia e acho a capa linda, amo esse azul. Se eu não comprar já estou com o ebook aqui para ler hihi.

Adorei a resenha!
Beijos!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, tudo bem?
Eu não conhecia esse livro ainda e achei que traz um enredo bem intrigante e contagiante, fiquei bem curiosa para conhecer mais dessa trama e dos personagens, gostei mesmo de conhecer o livro. Ótima resenha!

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/
Me interessei por esse livro desde seu lançamento. Não sabia que a autora era agente da CIA, mas acho que isso é uma boa bagagem para ela escrever um livro com esta temática bem diferente do que costumo ler ultimamente. Seus comentários sobre a narrativa me motivaram a dar uma chance, principalmente por saber que logo no início o leitor se envolve.