Resenha: Colégio interno - Márcia Carolina, Editora Autografia

Informações do livro:
Título: Colégio interno
Autor: Márcia Carolina
Editora: Autografia
Páginas: 270



Sinopse: Camila Bastos é uma jovem difícil de lidar com apenas dezessete anos que acaba parando em um colégio interno, onde jamais esperava ir. A personalidade forte e o gosto pelo errado, fizeram com que seus pais tomassem atitudes drásticas em relação a sua vida. Felipe Freitas, o garoto que qualquer pai deseja ter como genro. Apesar da situação difícil que se encontra, é acompanhado pelos seus melhores amigos desde o primeiro ano do ensino médio no Brusquet Boarding School.


Resenha: "Colégio interno", da autora Márcia Carolina, apresenta uma história leve, com alguns dramas no caminho, envolvendo relacionamentos, conflitos e reflexões sobre atitudes impensadas, entre outras implicações. Confesso que não sabia o que esperar desse enredo, mas me agradei bastante com a narração e seu desenvolvimento. 

A protagonista se chama Camila Bastos e possui vários problemas envolvendo seu comportamento. Não encontrando outra solução, seus pais a enviam para um colégio interno. A garota, de dezessete anos, não estava contando com isso, e é claro que foi um grande choque, mas precisa se acostumar com os novos hábitos e com a estrutura do local.

Já é de se esperar que Camila se sinta incomodada com esse processo de adaptação, afinal de contas, é um ato comum do ser humano. Mas aos poucos, ela vai pegando o ritmo e percebe que até que foi uma atitude bem inovadora, capaz de mostrar novas interações e percepções sobre a vida que levava anteriormente.



Novos personagens acabam sendo inseridos e muita confusão está por vir, ainda mais se Camila está no meio. Ela conhece Larissa, Felipe, Lucas e Gabriel e cada um possui uma grande representatividade nesse cenário. E é interessante porque o leitor consegue compreender um pouco sobre as individualidades e demais características de cada um.

Acredito que poderia haver uma estrutura maior diante do romance, porque de acordo com o rumo dos acontecimentos, a impressão que temos é que tudo acontece sem pensar. Então, na minha concepção, o certo seria planejar o futuro e avaliar todas as ações, porque no final surgem perguntas sobre o que acontecerá a seguir.

Infelizmente, a capa não me agradou muito, mas isso é uma opinião bem particular, já que costumo me identificar primeiramente com essa arte. De qualquer maneira, é uma leitura que indico bastante. E para quem não conhece ou ainda não leu nenhum título da Editora Autografia, vale a pena procurar mais informações a respeito.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Beatriz Andrade disse…
Olá, eu li esse livro faz pouco tempo e gostei bastante da história, achei o romance bem leve e poder ver pelos olhos de todos os personagens é bem interessante. Mas eu achei que alguns pontos poderiam ter sido melhor avaliados, como o fato de os dormitórios serem juntos (de meninos e meninas) e o final do livro também, achei desnecessário e que poderia ter sido melhor planejado.
Olá
Eu ainda não conhecia esse livro, as pelo sele quem tem em sua capa eu já sei que foi um sucesso na Palma forma Watppad. Achei a trama um pouco fraca e nao tão interessante, ,acho que leria se tivesse oportunidade,,mas não algo do tipo: Necessito se não irei morrer rsrw. Realmente eu também não curti muito a capa! Adorei a resenha, até mais ver
Bjs
Ivi Campos disse…
Fiquei curiosa e na representatividade que cada personagem traz para a narrativa, mas o romance dentro do livro, não me atraiu tanto. Eu até gostei da capa, mas no geral, o livro não me interessou muito.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Memórias da Cat disse…
Olá em relação a capa compartilho a mesma opinião que você: me encantam primeiro as capas para depois a sinopse, mas ao contrário de vocÊ essa capa me chamou atenção. Eu gostei dela apesar de não gostar muito do que se trata a sinopse e essa coisa toda de colégio interno e menina que dá trabalho. Porém gostei de sua resenha e quero ler. beijos
Carolina Trigo disse…
Oi Fê!
Eu não conhecia o livro e a capa realmente não ajuda muito.
Fiquei curiosa a respeito da premissa, não sei por qual motivo, mas gosto bastante de histórias em que o protagonista se muda para um colégio interno ou já "mora" lá.
Pela sinopse já, o romance parece meio estranho, como se fosse jogado na história. Mesmo assim, fiquei interessada no livro.
Ainda não li nenhum livro da editora - talvez esse seja uma boa primeira história para ver o trabalho dela.
Bjss

http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/um-livro-ok-o-grande-gatsby.html
OLá!! :)

Eu não fazia idia da existência deste livro e ainda bem que gostaste, ainda que não tanto! :) EU na lerei...

Não faz o meu tipo de romances mesmo... E concordo plenamente contigo: a capa esta ma mesmo... Parece ate de um livro de estudos ou assim..!

Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Carla Nunes disse…
Ainda não tinha ouvido falar do livro. Achei a premissa muito bacana, sempre gostei de enredos que se passavam em colégios internos. Uma pena o final não ter te agradado muito, mas acredito que livros mais levinhos assim são ótimos para passar o tempo. Adorei conferir suas impressões sobre o livro, beijos!
Unknown disse…
Olá,
Gostei muito da sua resenha, mas o livro não me chamou a atenção. A capa, como você também achou, não anima muito e o jeito como a história se desenrola também não me cativou. =/ Acho que não faz o meu estilo literário.
Beijos
Blog Relicário de Papel
Unknown disse…
Olá, tudo bem?
Me apaixonei pela sua resenha. Parabéns!! Gostei da sinopse do livro, mas por agora ainda não vou colocar na minha lista de leitura. Quem sabe mais p/ frente.

bjs

Cantinho da Bruna
Carol Ramires disse…
Olá!
Comigo também a capa é a primeira coisa que me chama a atenção, e essa não fez muito meu gosto. Nunca li nada da editora e por se tratar de um livro com essa temática de colégio interno eu fiquei bem interessada. Que pena que o romance não foi bem trabalhado e te deixou com essa sensação, ainda mais pelas indagações que a obra traz no seu desfecho.
Beijos.
tamara padilha disse…
oi, que bacana ver que esse livro te agradou. é interessante livro que aborde essa temática dos problemas da adolescência, essa rebeldia e etc, ue pena que o romance não foi muito bem planejado. se eu me deparar com o livro, darei uma chance.
Unknown disse…
Olá Fer,

Vi algumas pessoas adquirindo esse livro e foi interessante ver suas impressões sobre o mesmo, gostei bastante desse clima colegial e da garota ser mais revoltada, com certeza deve render boas passagens na história. Como você, concordo que a capa não é lá muito atrativa, mas ainda assim com a sinopse sendo interessante, eu com certeza pretendo adquirir um exemplar.

Abraços,
Cá Entre Nós
Pollyanna Campos disse…
Olá, tudo bom?
Não conhecia esse livro, mas, curto muito livros que se passam em colégios internos. Gosto desse clima de colégio, de problemas na adolescência, então, leria esse livro. Confesso que essa impressão de que o romance não foi bem estruturado, que foi apenas sendo jogado ali, vai me incomodar ao conferir a obra, mas, sabendo que é assim já vou com menos expectativa. Ótima resenha!

Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
Anelise Besson disse…
Oi Fer,

Se eu fosse só olhar a capa, eu realmente não levaria o livro a sério e nem me interessaria por ele, mas lendo a sua resenha, percebi que é um livro cheio de reflexões importantes e que eu tenho bastante interesse em ter. Adorei a dica e com certeza vou procurar saber mais dele.

bjs :D
Unknown disse…
Oie, tudo bem?? Eu também costumo me agradar primeiro pela capa, e essa certamente não faria meu estilo. Também não conhecia a editora e achei a história pouco interessante. Não consegui captar onde se encontra o ponto forte da trama sabe?Mas eu faria sim essa leitura, porque meio que me identifico com ela hahaha quando eu era mais nova e aprontava no colégio minha mãe sempre falava que ia me mandar pra um colégio interno kkkk Bjossss

http://porredelivros.blogspot.com
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Ainda não conhecia esse livro e, pelo título, não imaginava uma história assim, que parece ser leve e gostosa. É uma pena que você tenha achado que o romance aconteceu sem pensar, já li livros assim e, confesso, não foi agradável.
Vou deixar essa dica passar, pelo menos por enquanto.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Unknown disse…
Oi, Fer. Tudo bem?
Olha, primeiramente, eu preciso concordar com você, também não achei essa capa incrível. Eu também tenho a mania de valorizar a arte da capa, mas essa não me chamou muito a atenção. Ao longo da sua resenha, você comenta que é um livro bacana, até indica para nós leitores, porém eu senti necessidade de conhecer mais da história. No momento, só com as informações que aqui encontro, não consigo sentir interesse pelo livro. Achei a sinopse um pouco fraca também. Entretanto é com saber que você gostou do livro e deu uma boa nota até. Obrigado pela dica!
Abraço!

meuniversolb.wixsite.com/meuniverso
Carla disse…
Oie!
Realmente, não é um livro que teria me atraído pela capa, também não gostei muito.
mas fiquei feliz em saber dos personagens, e quanto são marcantes na história.
Um livro que ainda não conhecia, mas que fiquei bem curiosa para conferir.
Bjks!
Histórias sem Fim
Unknown disse…
Olá,

Parece ser um livro interessante e com uma estória envolvente!
Beijos,

http://www.facesemlivros.com
Oiiii!
Não conhecia a editora ainda. Fico imaginando ter que ficar em um colégio interno. Não sei se isso é bom, eu não teria coragem de fazer isso com um filho meu, mesmo ele tendo um mal comportamento. Por outro lado, vejo que crianças que vivem em colégios desse tipo, desenvolvem uma responsabilidade ainda maior por terem que se virarem sozinhos. Posso estar enganada também rs. Gostei da resenha. Espero ter a oportunidade de ler.
Beijos
Tamires Marins disse…
Oi, Fê

Assim como você, me identifico primeiro com a capa, e também não curti essa. Achei a história bem light, mas até que eu leria, mas sem expectativa nenhuma. Acredito que seja aquele tipo de leitura despretensiosa, sabe? Que pena a ressalva sobre o romance...
Nunca li nada da editora, tenho que fazer isso.

Beijos
Lilian Huzyk disse…
A capa também não me agradou muito, não dá uma ideia do que esperaremos na história e, cá entre nós, parece capa de um livro de auto ajuda hahaha, mas adorei essa premissa, apesar de não ser meu gênero favorito, pois estou em uma vibe YA. Enfim, ótima resenha, você escreve muito bem!
Já tive a oportunidade de ver a autora divulgando esse livro e não tinha me interessado muito, depois que li uma resenha e agora a sua, continuo não tendo interesse. Isso porque a história parece não trazer nada de novo e tem aquele ar de fanfic. Quem sabe se um dia eu tiver o exemplar eu não mude de ideia?
Um abraço!

http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!
Unknown disse…
Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer pela resenha feita do meu livro. Agora, com as minhas mais sinceras palavras, gostaria de agradecer pela sua opinião, de forma sincera e educada. Para nós autores é muito difícil desenvolver um livro, principalmente quando "as pessoas gostam demais" e normalmente fecham os olhos para erros e detalhes, que vocês blogueiros enxergam tão bem. O livro foi escrito a dois anos atrás (eu tinha apenas dezesseis anos) e eu realmente não esperava que iria publicá-lo um dia. Ele realmente é um livro leve, sem palavras complicadas, para um público geral, algo que possa ser lido aos poucos. Eu espero que tenha gostado, e como eu disse antes, agradeço pelo trabalho. Sucesso!
oculoselivros disse…
Olá,

Assim como você essa capa não me agradou. Ao meu ver ela não combinou com a premissa do livro.
Contudo, a premissa me agradou bastante e como já venho vendo esse livro nos igs e blogs por aí fora, fiquei curiosa para saber do que se tratava, essa é a primeira resenha que leio e tenho que dizer que gostei super. Estou ainda mais curiosa e empolgada pra fazer esta leitura.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br
Driely Meira disse…
Oiee ^^
Eu ainda não conhecia esse livro, mas, desta vez, não fiquei curiosa para ler. Não tenho muita paciência para romances adolescentes...hehe' a não ser que seja um à lá Colleen Hoover ou de algum autor cuja escrita eu já conheça ou tenha visto maravilhas sobre. Mas fico feliz em saber que você gostou, eu também não gostei da capa *-*
MilkMilks ♥
Milkshake de Palavras
Alice Mendes disse…
Oi oi querida,
Eu vi essa autora essa semana no youtube, acredita?
Eu não gostei nem um pouco da capa, acredito que as informações deveriam estar na contra-capa ou no verso do livro.
O enredo parece bom, mas infelizmente não me agradou. A autora caprichou na sua obra, e espero ver mais delas pelos blogs e principalmente aqui no seu blog.

Beijoss, Enjoy Books