Resenha: Os humanos - Matt Haig, Editora Jangada

Informações do livro:
Título: Os humanos
Título original: The Humans
Autor: Matt Haig
Editora: Jangada
Grupo Editorial Pensamento
Páginas: 312






Sinopse: Quando um visitante extraterrestre chega à Terra, suas primeiras impressões da espécie humana são pouco positivas. Ao assumir a forma do professor Andrew Martin, da Universidade de Cambridge, o visitante está ansioso por cumprir a tarefa macabra que lhe foi incumbida e voltar rapidamente para seu planeta. Ele se sente enojado pela aparência dos humanos, pelo que eles comem e por sua capacidade de matar e guerrear. Mas, à medida que o tempo passa, ele começa a perceber que pode haver mais coisas nessa espécie do que havia pensado. Disfarçado de Martin, ele cria laços com sua família e começa a ver esperança e beleza na imperfeição humana, o que o faz questionar a missão que o levou à Terra.


Resenha: Os humanos”, de Matt Haig, apresenta uma leitura repleta de acontecimentos inesperados e acredito que esse é um dos principais destaques para que a história seja tão marcante. Além disso, o leitor não sabe muito o que esperar dos personagens e muito menos de suas escolhas, já que a ambientação é totalmente diferente da habitual.

Um extraterrestre assumiu a forma do professor Andrew Martin, e precisa cumprir uma missão para voltar ao seu planeta. Tudo se torna complicado demais, especialmente porque ele não faz ideia do que o espera, seja por conta de costumes, perigos, rotina, novidades, alimentação e afins. Enquanto isso, o verdadeiro professor fora abduzido, então nos resta imaginar a confusão que pode acontecer em seu estado atual e até com seu retorno.

As dúvidas estão presentes desde as primeiras páginas, seja pelo visitante do nosso planeta ou pelos próprios leitores. Pensei bastante sobre o porquê de não ter havido um planejamento maior sobre o objetivo do extraterrestre, afinal de contas, este já deveria ser informado sobre como seria o cenário. Entretanto, entende-se que a real intenção é acompanhar seus descobrimentos e consequentes medos e sentimentos.

Além das descobertas sobre como os humanos são de verdade, há o fato de que Andrew possui uma família e, portanto, o extraterrestre precisa lidar com isso também. Infelizmente, não sabe como lidar com essa conexão nova, mas também lhe permite entender o relacionamento, profundo do jeito que deveria ser, e todas as suas problemáticas.

Ele precisa ser rápido com sua meta e isso requer muita inteligência e atenção. Porém as coisas nem sempre saem como o planejado, e assim o extraterrestre aprende lições bem maiores que qualquer tarefa repassada. Sua desordem mental é tão aparente no enredo que consegue causar sensações conflituosas para o leitor também.

O autor faz um excelente trabalho diante das cenas analisadas, mesmo porque é claro que há críticas nessas entrelinhas. Nossa sociedade é a base central deste enredo, e já era mesmo de se esperar que haveria reflexões diante de nossas próprias atitudes. E é por isso que estou afirmando que o texto não poderia ter sido melhor desenvolvido nessa temática. Para finalizar, o Grupo Editorial Pensamento também está de parabéns pela diagramação, além da capa, que foi um dos primeiros interesses demonstrados pela minha parte.


Classificação SEL: 4/5

Comentários

Alice Duarte disse…
Oiiii

Ainda não conhecia esse livro, achei a premissa bem legal e fico feliz de saber que o autor soube manter o ritmo e inspira o leitor a refletir em alguns pontos.

Beijos

Resenha Atual
Oiii!!
Não conhecia esse livro ainda. Que história diferente, nunca vi nada parecido. Já pensou se isso realmente acontece na vida real? Explicaria o motivo de algumas pessoas mudarem radicalmente sua maneira de agir. Fiquei curiosa para saber, como esse professor vai voltar a viver entre as pessoas depois que o tal ET fazer o que precisa por aqui. Certeza que ele vai enlouquecer ou algo do tipo.
Beijos
Unknown disse…
Olá,

Não tinha tomado conhecimento dessa obra, mas achei bem interessante o enredo. Afinal não é todo dia que lemos um livro com a narrativa do próprio extraterrestre, que vai tentar se adaptar a vida humana. Imagino que a confusão que ele deve fazer ao tentar se relacionar, seja um pouco divertida e fiquei curiosa para saber no que tudo isso vai dar. A capa também está maravilhosa, me agradou muito.

Abraços,
Cá Entre Nós
Unknown disse…
Oi.
Não conhecia o livro. Mas me interessei pela temática.
Realmente é difícil imaginar ele sendo enviado para uma missão sem o devido preparado de saber como as coisas são por aqui.
Mas da para entender que o autor quis retratar o que um ser com visão diferente acharia do modo de vida dos humanos. E imagino que seja mesmo bem reflexivo nesse sentido.
Despertou meu interesse pela leitura.
Ivi Campos disse…
Na época do lançamento deste livro, fiquei bem curiosa, depois passou. Lendo sua opinião sobre a obra, me lembrei dos motivos que me fizeram querer ler e quero ler mesmo. Achei o enredo original!!!
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Olá!
Lendo sua resenha até bateu uma curiosidade e interesse em ler o livro. Meu medo é me decepcionar, não gosto de filmes com E.Ts e livros nunca li algum! Vou anotar e pensar. rs
Oii, tudo bom? Adorei sua resenha! Eu já li algumas sobre o livro, tanto positivas quanto negativas, e tenho muita vontade de ler! Tudo que envolve extraterrestres me intriga, e algo me diz que essa leitura pode ser bem proveitosa pra mim, ainda mais carregando uma crítica social nas entrelinhas :D
Beijos
Na Nossa Estante disse…
Oi Fê, tudo bem?

Eu ainda não li, mas parece ser uma história de Steven Spielberg, gosto de ficção e a premissa é bem interessante! Gostei da indicação!

Bjs, Mi

O que tem na nossa estante
Memórias da Cat disse…
Olá. Eu não conhecia esse livro mas eu fiquei bem curiosa sobre as várias coisas diferentes que é apresentado. Na verdade, sua resenha e tão boa que a sinopse duvidosa foi transformada em curiosidade pela.obra, pois cada ponto do livro e discutido sem dar nenhum spoiler porque isso e muito importante. Beijos e dica anotada
Anelise Besson disse…
Oi Fer,

Já vi esse livro e quase o comprei, mas acabei deixando de lado. Gosto muito quando a história é cercada de reflexões sobre a humanidade, esse livro parece estar mesmo cheio. Fico feliz que seja uma leitura marcante. Espero poder ler ano que vem!

bjs =)
Unknown disse…
Oi, tudo bem Fê? Eu li esse livro há uns meses atrás e adorei a proposta dele e as reflexões que nos trazem acerca da humanidade e suas atitudes e emoções. E s capa também é linda!
Bj
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Estou curiosa para ler esse livro desde o lançamento, mas ainda não tive a oportunidade para comprar meu exemplar.
Gostei de conhecer suas impressões e fiquei bem curiosa para saber como as coisas acontecem. De certa forma, essa temática me lembrou um pouco um filme que já assisti, mas acho que a trama acontece de uma forma diferente. Quero entender as dúvidas que estão presentes nesse livro.
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
D e s s a disse…
Essa foi uma leitura que eu achei fascinante. Achei muito diferente e bacana o autor focar em como os alienígenas enxeram os humanos, e não o contrário. Realmente gostei muito da obra, é uma leitura envolvente e rápida. Quero ler mais livros desse autor.
beijos
www.apenasumvicio.com
Diane disse…
Oie...
Adorei sua resenha!
Não tinha lido nenhuma resenha sobre essa obra, portanto foi um prazer poder conferir sua opinião. O fato de ter a sociedade como foco principal me animou bastante a ler.
Beijos
OI!!


Eu não conhecia a obra, mas confesso que não fiquei atraída, entretanto isso tem a vê com o gênero do livro. Esse negócio de ET eu deixo para acompanhar nos filmes e mesmo com tantos elementos e valores que ele aprendeu na terra não consigo me sentir atraída. Talvez esteja julgando um livro pela sinopse, mas deixo outro momento. Beijos!
Carol Ramires disse…
Olá!
O autor conseguiu juntar duas coisas que acho fascinante: extraterrestres e uma reflexão sobre a nossa sociedade então é claro que essa combinação me deixou morrendo de vontade de realizar essa leitura. Adorei a sua resenha e a sua dica!
Beijos.
Olá, Gostei da critica social trazida neste livro. Percebi como o autor quis trazer um enredo meio distópico, porém que não fugisse muito da realidade, e trouxesse uma mensagem direto para vida que vivemos hoje em dia.
Ele quis trazer um extraterrestre para ver os nossos atos, e confesso que fiquei muito curioso com isto. Vou ler o quanto antes.
Anônimo disse…
Oi!

Como que eu ainda não conhecia essa obra, meu Deus?! Que interessante! Confesso que esse gênero não é o meu favorito, mas a sua resenha me interessou demais. A capa também me chamou muita atenção. Vou adicioná-lo à minha lista e tirar minhas próprias conclusões, obrigada pela dica!

Sucesso com o blog sempre!
Beijos, Belle.
floraliteraria.blogspot.com
Kétrin Galvagni disse…
Oi Fê, tudo bem?
Eu li esse livro um tempo atrás e gostei muito dele, fico feliz em ver que te agradou também. Realmente o livro trás lições e é muito bom ver o amadurecimento do extra terrestre né? gostei muito dos personagens.

Beijos

http://www.oteoremadaleitura.com/