Resenha: O terceiro testamento - Christopher Galt, Editora Jangada

Informações do livro:
Título: O terceiro testamento
Título original: El tercer testamento
Autor: Christopher Galt
Editora: Jangada
Páginas: 416
SKOOB | GOODREADS



Sinopse: O mundo parece estar enlouquecendo! Em toda parte, as pessoas começam a ter visões. Um adolescente francês assiste Joana D'Arc ser queimada na fogueira, e até tenta tirar uma foto com o celular, e a presidente dos Estados Unidos tem visões de seus antecessores dentro da Casa Branca. Ninguém sabe se essas misteriosas aparições são uma espécie de alucinação coletiva, uma doença virótica causada por bioterrorismo ou se são sinais do Apocalipse. Ocorrem suicídios em massa em várias partes do mundo, e o psiquiatra e neurocientista John Macbeth, à frente de um projeto para criar uma inteligência artificial autônoma, busca freneticamente uma resposta antes que seja tarde demais. Ele descobre que a verdade por trás de tudo pode mudar os rumos da humanidade para sempre. E até custar a sua vida. Uma história eletrizante que o fará questionar sua perspectiva da realidade. E até mesmo a sua sanidade.


Resenha: Como fã do gênero de ficção científica, não poderia estar mais empolgada ao fazer a leitura de "O terceiro testamento", de Christopher Galt (pseudônimo de Craig Russel). E fico muito feliz em dizer que todas as minhas expectativas foram superadas. O autor trabalha muito bem com todos os elementos inseridos, especialmente por conta do lado apocalíptico, assim como as descrições de personagens e ambientações diferenciadas.

É difícil não falar da história, sem deixar escapar alguma informação que pode ser considerada como spoiler. Então, realmente não vou me aprofundar no enredo, e sim na forma como o autor conseguiu explorar todas as sensações em uma obra tão rica em detalhes. E é claro que a narrativa é um dos principais destaques, mesmo porque o estilo trabalhado se mostra bem complicado e requer conexões ousadas e inteligentes.

As pessoas estão vivenciando um tipo de loucura dentro de suas próprias visões, ao qual muitos gostariam de explicar, enquanto há aqueles que acham que já sabem todas as respostas. Ao final de tudo, a única certeza é de que todos são surpreendidos em algum momento, inclusive o leitor, este que tenta (talvez até de forma desesperada), compreender essa realizada apresentada.



A leitura se mostra ainda mais interessante e curiosa por conta das explicações e suas abordagens, e a parte boa é que tudo que se relaciona aos termos técnicos, se mostra bem claro aos olhos do leitor. As limitações são bem argumentadas também, o que gera ainda mais discussões sobre a temática.

As visões são exploradas de acordo com as necessidades das pessoas, pelo menos é o que pude compreender, visto que podem haver respostas diferenciadas para cada caso. Pode-se perceber que para tudo tem um preço, e isso porque já está sendo difícil separar a vida real da ficção.

Como esperado, há muitas críticas nessas páginas, o que tornam as cenas ainda mais intrigantes, especialmente pela compreensão diante das consequências em um cenário a beira do caos e cercado por extremistas, religiosos e afins. Não é uma leitura muito rápida, especialmente por conta de toda a complexidade, mas se torna muito envolvente justamente por isso.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Juliana Bicalho disse…
Adorei a sua resenha, de uma forma clara e concisa, você conseguiu aguçar o meu entusiasmo para ler este livro. Não sou fã de ficção científica, mas lendo o que você escreveu eu peguei pontos que me parece que poderei gostar. Achei interessante essas visões as quais você comenta.
Muito bom para quem não é fã do gênero.
Catarina Barbosa disse…
Olá!
Sou fã de ficção científica e fantasia, duas cisas que busco com frequência, e com frequência me conquistam! Estou bem empolgada e curiosa para saber o que são todas essas visões do passado e qual a mensagem que esse livro vem a nos passar, já que você disse que ele tem cenas intrigantes e críticas!
Obrigada pela dica!!
Oi!
Eu vi esse livro por aí outro dia e já tinha ficado bem curiosa, mas depois da sua resenha minha curiosidade mais que dobrou :O
Adorei saber que o livro além de ter uma temática super inovadora tem uma história que é muito bem explicada e não deixa o leitor viajando em teorias do que pode ou não ter acontecido, e terminando a história sem saber muito do que realmente aconteceu.
Enfim, adorei a indicação e quero muito ler a partir de agora.
Porre de Livros disse…
Oi, só pel sua resenha, ja me deixou com vontade de lê-lo. Eu gosto muito de ficção cientifica, então, pelo o que você diz, provavelmente vou gostar. O que eu sinto falta em alguns livros é o fato de não trazerem suas histórias pro lado real, mas acho que nesse livro isso não vai acontecer, visto que há críticas que permeiam a história.

www.porredelivros.com
Olá !

Ficção Cientifica não é meu gênero favorito, principalmente pq alguns livros me deixam bem confusa por conta dos termos.

O que achei interessante desse é que pelo que vc disse é que o tema é totalmente interligado, de uma forma simples de entender, fiquei bem curiosa para ler! obrigada pela dica!

Beijos
Jess
www.pintandoasletras.com.br
Jéssica disse…
Oi Fernanda

Tudo bem? Eu gosto muito de ficção científica, tenho vários livros do gênero na minha estante, mas infelizmente O Terceiro Testamento não chamou muito a minha atenção, acho que justamente por você ter falado bem pouquinho do enredo. Isso não me fez ficar tão ansiosa pelo livro.

Beijinhos - Jessie
www.paraisoliterario.com

Anne Viana disse…
Olá!!
Não conhecia esse livro e fiquei bem interessada nessa leitura,adoro livros ditopicos e a curiosidade já bateu forte aqui pra saber como essas visões começaram e o porque disso tudo estar acontecendo e como tudo será resolvido!!!
Dica já anotada!!

http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/05/resenha-lua-de-sangue-nora-roberts.html
Ivi Campos disse…
Ainda não conhecia o livro, mas estou querendo começar a ler mais coisas de ficção cientifica e acho que esse aqui será uma leitura bem interessante no gênero.
Valeu pela dica