Resenha: Tudo e todas as coisas - Nicola Yonn, Editora Arqueiro

Informações do livro:
Título: Tudo e todas as coisas
Edição especial com fotos do filme
Título original: Everyting, Everyting
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 280



Sinopse: Tudo envolve riscos. Não fazer nada também é arriscado. A decisão é sua. A doença que eu tenho é rara e famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Não saio de casa. Não saí uma vez sequer em 17 anos. As únicas pessoas que eu vejo são minha mãe e minha enfermeira, Carla. Então, um dia, um caminhão de mudança para na frente da casa ao lado. Eu olho pela janela e o vejo. Ele é alto, magro e está todo de preto: blusa, calça jeans, tênis e um gorro que cobre o cabelo. Ele percebe que eu estou olhando e me encara. Seu nome é Olly. Talvez não seja possível prever tudo, mas algumas coisas, sim. Por exemplo, vou me apaixonar por Olly. Isso é certo. E é quase certo que isso vai provocar uma catástrofe.

Resenha: "Tudo e todas as coisas", de Nicola Yonn, é um livro que já te instiga pela sinopse, e eu não poderia estar mais empolgada para fazer essa leitura. Especialmente por já ter lido tantas críticas positivas ao seu respeito. Felizmente, após a conclusão, devo dizer que a história conseguiu me surpreender muito por conta de todos os sentimentos apreendidos nesse decorrer.

É estranho pensar em alguém que não pode sair de casa. Mas é isso que ocorre com a protagonista, Madeline. Claro que, como tudo na vida, ela acabou se acostumando a sua rotina, porém o desejo de sair para qualquer lugar e sem temores, sempre permaneceu com ela, assim como por querer saber qual é a sensação de ser tão frágil. 

Sua mãe e a enfermeira a acompanham nesse processo doloroso e um tanto solitário. Apesar disso, é bom saber que ela ainda pode contar com os seus livros. Sua mãe é médica, então consegue auxiliar bastante. Entretanto, sempre há aqueles riscos enormes de alergias e de envolver algo capaz de matá-la. E é assim, que qualquer dano precisa ser evitado.


Coisas inesperadas acontecem a todo o momento, e Madeline não estava planejando se apaixonar. Mas é o que acontece quando acaba se deparando com Olly, seu novo vizinho. Ele é outro personagem bem marcante, e a narrativa consegue explorar assuntos importantes ao seu redor, valorizando certas coisas e dando ênfase para situações complicadas e que merecem uma atenção maior.

Madeline começa a ter novas percepções de sua vida, e decide se aventurar, sem pensar muito nas consequências. O leitor não poderia ficar mais apreensivo quanto a isso, e apesar de algumas passagens se mostrarem previsíveis, ainda assim garante um envolvimento enorme com tudo que acontece.

A autora é incrível e eu não vejo a hora de poder conferir mais de seus trabalhos. Por mais que já esperasse gostar dessa leitura, não sabia que seria tão tocante. Os personagens são muito bem construídos e é apaixonante como as interações se desenvolvem. É um misto enorme de alegrias, tristezas, superações, medos e afins... Vale muito a pena conferir!

Classificação SEL: 5/5

Comentários

Thiana Santana disse…
Oi F,
Esse livro foi uma surpresa para mim. Não esperava mesmo gostar tanto dele.
Algumas coisas me surpreenderam principalmente com o Olly, não esperava que a autora daria enfase a um drama voltado para ele.
Uma leitura completamente envolvente, que também me deixou querendo ler outros trabalhos da autora.
Ultimamente não estava conseguindo me envolver tanto com um livro e ele veio em boa hora.

Bjs,
Garotas de Papel
Maridene disse…
Boa noite!

Gostaria somente de elogiar seu blog que acompanho a muito tempo e adoro suas postagens. Se quiser visitar o meu, o endereço é https://faculdadeaos30.blogspot.com.br/ Beijos e sucesso sempre!!!
Raissa Malvezi disse…
Olá Fê!
Eu estou louca para ler esse livro! A história é ótimo, e o trailer do filme só me chamou mais atenção ainda para essa temática abordada pela autora.
Adorei sua resenha 🙂
Beijos!

Books & Impressions
Eliziane Dias disse…
Sem dúvida é um livro bem lindinho.
Estou muito a fim de ver o filme.
Sei que vou amar.
Eu não tive tempo para lê-lo ainda.
Mas espero conseguir fazer a leitura antes de assistir o filme.
Amei sua resenha!
Beijos!

Eliziane Dias
Carol Mendes disse…
Já li o livro da edição da Novo Conceito e é simplesmente incrível, preciso assistir o filme o quanto antes, pra saber se vai ser tão tocante quanto o livro.
Também fiquei curiosa pelos outros livros da autora, ela tem uma escrita tão cativante, né?

Virando Amor
Diane disse…
Oi, Fê. Tudo bem?
Eu também gostei bastante da leitura de TUDO E TODAS AS COISAS, achei os personagens super cativantes e nunca imaginei que a leitura me agradaria tanto!!!
Adorei o final, não estava esperando por aquilo e agora quero ler tudo da Nicola Yoon <3
Bjo
Ana Paula disse…
Oi Fernanda, adorei sua resenha e adorei esse livro tambem. Peguei por conta da vibe do livro que virou filme, e sempre gosto de ler antes de ver, e adorei. Tirando aquela mãe da Maddy que tive vontade de mata-la rrss, o livro é bem bom mesmo. Com muitas mensagens posistivas e que valeu virar filme.
Preciso assistir pra saber se vou gostar tanto quanto o livro... espero que sim rs

Bjs
Ana Paula
Paixão por Leituras
Ahh, não vejo a hora de conferir esse livro!
Acho que é incrível a maneira dela de escrever personagens tão completos e complexos, eu vi o trailer do filme e fiquei abismada com a perfeição que deve ser esse longa. Mas antes, quero ler o livro!
Ivi Campos disse…
Acho que este é o primeiro livro que eu quero ter com a capa do filme, embora o tenha com a capa original e ache uma graça também. Eu amei esta leitura e espero poder ler o outro livro da autora em breve.
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Danidani disse…
Olá, tudo bom?

Li esse livro ano passado e amei, também fiquei doida para conhecer outros trabalhos da autora,a escrita dela é muito gostosa, você lê o livro rapidinho. Preciso muito ver o filme, falaram que ficou bem fiel ao livro.

Beijos:*
Ingrid Cristina disse…
Oi F!

Eu também já realizei essa leitura e fiquei bastante contente com a mesma. Adorei todo desenvolvimento da trama e todo envolvimento dos personagens. Eu não poderia ficar mais surpresa com o final da trama e claro que isso me despertou alguns sentimentos conflituosos. Enfim, suas impressões refletem bem o que eu achei da leitura.

Ingrid Cristina
Plataforma 9 3/4
Nossa! Sempre vi muita gente lendo esse livro, mas nunca tinha parado pra ler nenhuma resenha sobre ele. E realmente a gente acaba sendo instigado e de cara já quer conhecer essa rotina da personagem e logo esse mundo de descobertas, principalmente essa experiência de se apaixonar, quando tudo tão comum, acaba sendo complexo, pelas condições da personagem.
Livros & Tal disse…
Oie
Ah gente eu estou louca para ler esse livro. Confesso que não conhecia o livro, mas a ideia do filme, o enredo e as resenhas extremamente positivas que li a respeito me conquistaram e a sua como prova é mais uma delas.
Dica mais do que anotada, apesar de que tbm não me imagino sem poder sair de casa. :/

beijos
Livros & Tal
Bru Costabeber disse…
Olá Fê,
Li esse livro quando foi lançado aqui no Brasil pela primeira vez. Gostei muito do que encontrei, mas não chegou perto do que eu esperava. Acho que minhas expectativas estavam nas alturas. Fiquei contente por você ter curtido e querer ler outras da autora, indico O sol também é uma estrela, que é maravilhoso ♥
A Maddie é uma personagem que vou levar no coração pro resto da vida.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Bruna Eduarda disse…
2-

Ola!

É quase impossível não ter ouvido falar desse livro. Acredito que não se passa um dia em que eu não veja uma foto desse livro. A capa é bem bonita aliás! Fico feliz que tenha gostado desse livro é que achou a história tocante. Acho que vou lê-lo. Adorei a sua resenha ❤️

Um beijo
Delmara Silva disse…
Oi Fê,
quero muito ler esse livro. Confesso que quando foi lançado esse livro não me chamou tanto a atenção, depois dos inúmeros elogios a história e a escrita da autora e consequentemente ao lançamento do filme, minha curiosidade aumentou consideravelmente. Por sorte apesar dele ser bem falado e deu já ter mais ou menos uma ideia do que se passa na história não peguei nenhum spoiler significativo que me desanime da leitura, mas sei que tenho que correr, porque nem o filme eu assisti ainda.

Beijos!
Nicoli disse…
Olá!

Vi que o filme iria sair mas não sabia que era baseado em um livro. Agora com certeza irei ler antes de ver o filme para poder comparar ambos. A história é bem interessante mas não muito atraente. Ainda sim, darei uma chance para ver o que acho :)

E parabéns por sua resenha!
Tamires Marins disse…
Oi, Fê

Eu li esse livro ano passado e me apaixonei. Achei a história maravilhosa e fui conquistada pelos personagens criados por Nicola. Já li também O Sol Também é Uma Estrela o ele é ainda melhor que este!
Fico feliz por você ter gostado. <3

Beijos
Eu li esse livro ano passado e amei cada linha da escrita da Nicola, que como você disse é incrível.
O mais legal nesse livro é como ela conduz a doença da protagnista, ver todos os sonhos, a aproximação do menino...
é simplesmente lindo
oculoselivros disse…
Olá,

Já li tantas resenhas desse livro, que sinto como se conhecesse a protagonista desta história, a Madeline. Fico imaginando qual será minha reação quando eu for ler esse livro, pois sempre vejo as pessoas falando que ele é tocante e que algumas até choraram, e como sou bem emotiva, estou me preparando para o que posso vir encontrar nesse livro haha.

Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem?
Sempre quis ler o livro, mas não tive tal oportunidade e acabei assistindo ao filme antes de ler.
O filme não foi tudo isso que disseram, e estou esperando passar um tempo para ler o livro, pois sua resenha me deixou curiosa sobre a leitura.
Um beijo.