Resenha: Perigosa amizade - Gisela Bacelar, Outro planeta

Informações do livro:
Título: Perigosa amizade
O começo 
Volume zero
Autor: Gisela Bacelar
Selo: Outro planeta
Editora: Planeta
Páginas: 240



Sinopse: Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente Perigosa amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.


Resenha: "Perigosa amizade", de Gisela Bacelar, apresenta uma história leve e um tanto prevísivel, mas que garante boas horas de diversão, ainda mais para quem curte esse tipo de ambientação mais jovial e com algumas intrigas no caminho. É uma leitura ágil e que nos envolve logo nas primeiras páginas, assim como nos deixa curiosos por mais, logo após o desfecho.

O leitor tem a oportunidade de conhecer o estilo diferenciado, e um tanto conturbado, de vários jovens, porém Roberta e Melissa podem ser consideradas as reais protagonistas desse cenário. É interessante acompanhar o desenvolvimento dessa amizade, sendo que o leitor consegue mesmo se identificar em algumas passagens, por mais que não esteja passando pelas mesmas situações. Mas isso não quer dizer que nunca tenha passado por algo semelhante na adolescência.

Eu me envolvi mais com a Melissa, talvez por conta de sua personalidade mais calma, já que Roberta se mostra bem mais ousada. As duas são muito diferentes, quanto a isso não há dúvida alguma. Independente disso, a amizade delas é bem forte, porém chega um momento em que alguns assuntos tendem a atrapalhar o relacionamento delas.


Créditos da foto: Mundo sublinhado

Ainda falando sobre Melissa, só achei um pouco incomodo suas maneiras de pensar, isso porque é muito sonhadora e portanto pode se machucar mais por meio de suas ilusões. Outros personagens também merecem destaque, como Denis e Matheus, e cada um possui um diferencial para acrescentar na história. Na verdade, o mais esperado é que o caminho desses adolescentes se conecte, e é onde aparecem ainda mais complexidades para lidar.


Os elementos são muito bem desenvolvidos, e vale destacar que as cenas garantem uma boa dose de diversão, então acredito que esse é um dos principais pontos que se destaca. Além disso, a leitura é bem ágil e até um pouco nostálgica também, o que facilita ainda mais o envolvimento com a história e em especial pelos personagens. 

Classificação SEL: 4/5

Comentários