Resenha: As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley, Editora Planeta

Informações do livro:
Título: As Brumas de Avalon
(Volume único)
Título original: The Mists of Avalon
Autor: Marion Zimmer Bradley
Editora: Planeta
Páginas: 968



Sinopse: Grande clássico da literatura mundial retrata a mítica história do rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As Brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas. Uma releitura monumental das lendas arturianas...


Resenha: Demorei alguns meses, mas, enfim, finalizei a leitura de "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley. Sendo volume único e com mais de novecentas páginas, já era de se esperar que eu demorasse mais mesmo, mas por fim, foi uma leitura maravilhosa, apesar de algumas partes mais cansativas, mas explico abaixo sobre essa minha impressão.

Eu me surpreendi um pouco com o estilo da autora, na verdade, porque esperava um pouco mais de seu desenvolvimento. É um clássico, então eu gostaria de ter lido mais sobre os detalhes da ambientação e que o foco das personagens fosse mais abrangente. Claro que não posso deixar de compartilhar que existem momentos encantadores nessa trajetória.

Fora isso, gostei muito da narrativa por parte de Morgana, mas claro que todas as outras mulheres ganham um destaque maravilhoso, em especial para a época em que é retratada. Se eu destaquei Morgana, é porque eu a achei mais crível em todos os sentidos possíveis.


A autora tem posicionamentos bem fortes, e quanto a isso ela é bem inquestionável, pelo menos no meu ponto de vista. Mas também é possível perceber bons embasamentos históricos, e que cumprem o objetivo de entreter o leitor neste enredo tão complexo e ao mesmo tempo tão simples. Isso porque alguns episódios são complicados mesmo, mas o texto facilita muito!

Por ser um livro enorme, é óbvio que não dá para contar e nem retratar nem a metade dos acontecimentos, nem sobre ambientações, estruturas ou personagens. Por isso essa resenha é bem sobre as minhas impressões num modo bem generalizado mesmo. Há vários personagens que se destacam também, mesmo que não façam parte da narração, e isso já é um grande destaque.

E enfim, sobre a edição da Editora Planeta, sou só elogios!

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Pandora disse…
"As Brumas de Avalon" está na lista daquela série que ampliou minha visão de mundo e perceber o papel das mulheres na história, ele também é daqueles que me deram força moral para ser o que sou. Apesar de questionar a visão da Marion em alguns pontos, amo essa série. Adorei sua resenha bem opinativa, deu até vontade de reler nessa edição com capa dura tão linda que fica tão bem na estante!

Jaci
Uma Pandora e Sua Caixa