Resenha: Só escute - Sarah Dessen, Editora Seguinte

Informações do livro:
Título: Só escute
Título original: Just Listen
Autor: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 352



Sinopse: Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la. Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong. Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos. Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?


Resenha: Sarah Dessen sabe mesmo como escrever uma história. Comecei a ler "Só escute" de forma despretensiosa, apesar de já ter lido alguns comentários positivos a respeito. Não demorou muitas páginas para que começasse a ficar cada vez mais envolvida nas cenas e em especial a alguns personagens.

Owen Armstrong é o personagem que me prendeu totalmente a esta leitura tão especial. Ele só pretende falar verdades, que fique bem claro, rs! Claro que a Annabel cumpre seu papel de protagonista sim, porém ele me conquistou com seus atos e por sua importância no enredo, diante de um estilo mais diferenciado. Mas não posso deixar de comentar que me identifiquei um pouco com o jeito dela, já que tem todo um ar mais calmo, tímido e paciente também.

A autora constrói um ótimo desenvolvimento com Annabel e sua família, o que tende a levar alguns questionamentos e mensagens para a vida real e suas várias adversidades do dia-a-dia. E é por isso que a história se torna mais realista - e só lendo mesmo para compreender ao que estou me referindo.


Vale ressaltar que todos os personagens crescem bastante nesse decorrer, e isso é um dos principais destaques do enredo. É algo esperado diante do aprofundamento da temática, porém é surpreendente por conta das avaliações impostas no cenário tratado.  Cenário este que pode ser considerado bem intenso e complexo também. Não é somente porque narra a respeito de um distúrbio alimentar, mas também por outros tipos de problemas sérios, desde brigas, segredos, pressões, medos e afins.

A música também é o ponto alto desse enredo, e eu fiquei muito empolgada com esse detalhe já que sou apaixonada por isso. A parte musical pode ser bem emocionante e consegue expor mais questões a respeito do que vale a pena ser compreendido. Por isso, o livro também acaba se tornando bem cativante

Logo o leitor consegue ter um entendimento maior sobre o que está acontecendo, e se sente instigado a conferir esse desenrolar. Sarah Dessen tem um dom único de escrever uma história e finalizá-la de uma forma melhor ainda. Enfim, foi uma ótima leitura, diante de um enredo extremamente crível.

Classificação SEL: 4/5

Comentários