Resenha: Um de nós está mentindo - Karen M. McManus, Galera Record

Informações do livro:
Título:Um de nós está mentindo
Título original: One of Us Is Lying
Autor: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Páginas: 384



Sinopse: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.


Resenha: "Um de nós está mentindo", de Karen M. McManus, me deixou muito intrigada logo nos primeiros capítulos, e o desenvolvimento é muito bem planejado (e intencionado também) e com ótimos elementos conectados. Segredos é o que não faltam nesse enredo, e nesse caso ninguém parece ser muito confiante mesmo.

O cenário não poderia ser mais instigante: uma escola e uma "rede de fofocas" desmascarando todo mundo. É tipo um gossip girl, só que um pouco mais descontraído, talvez. Isso porque os personagens se mostram bem diferentes um do outro, pelo menos na parte de personalidades, mas não deixam de serem parecidos no quesito de querer esconder o que fazem. Por isso é um tanto impossível não suspeitar de cada um deles. 


Simon é o centro de tudo - estando vivo ou morto. Ele é o criador do app de fofocas da escola e é claro que gira muitas intrigas ao seu redor, e muitos sentimento rancorosos também. Algo bem esperado na verdade, só que não é esperado que isso saia tanto do controle. Ele e mais quatro estudantes acabam indo para a detenção, porém nem tudo sai como planejado. Quer dizer.. o objetivo de alguém deu certo sim: o de matar!

O grande destaque está na forma como Nate, Addy, Bronwyn e Cooper são expostos perante a narração. Eles dão indícios de que precisam esconder mesmo os seus segredos e Simon não pode contar o que sabe para ninguém, ainda mais no app. Sou desconfiada demais, então fiquei bem intrigada sobre cada um deles, e até um pouco confusa sobre suas atitudes - intencional por parte da autora, acredito.

Enfim, esse é o tipo de livro que te prende logo nas primeiras páginas. Não é tão profundo, mas também possui seus momentos intensos, o que tornam as cenas bem críveis e envolventes. É claro que tem vários momentos previsíveis, mas isso não atrapalha em nada no desenrolar dos episódios. Mesmo porque o leitor tende mesmo a se surpreender com esse livro.

Classificação SEL: 4/5

Comentários