Resenha: De espaços abandonados - Luisa Geisler, Editora Alfaguara

Sobre o livro:


Sinopse:  De espaços abandonados é um mosaico narrativo de várias vozes, um livro sobre procurar alguém e se perder no processo. Nele, Luisa Geisler constrói com maestria uma trama complexa com personagens envolventes que desafiam os limites das páginas. Maria Alice é introspectiva e míope; muito míope. Sua mãe, que sofria de distúrbio bipolar, desapareceu sem deixar pistas, e Maria Alice está disposta a viajar o mundo para reencontrá-la. Posts em um blog sobre espaços abandonados e exploração urbana a levam a Dublin, onde passa a viver com brasileiros que decidiram ganhar a vida no exterior, mas que perderam (ou ignoraram) o rumo. Em sua incerta busca, ela acaba seguindo o próprio desejo de se perder. Ao mesclar cartas, trechos de livros, manuais de escrita, depoimentos e arquivos perdidos em computadores, Luisa Geisler costura a vida de uma série de brasileiros autoexilados na Irlanda, em busca de um futuro melhor, ainda que não saibam o que procuram. Este livro não traça apenas a jornada de uma mulher em busca da mãe. Ele refaz, também, a história de personagens perdidas, que buscaram uma vida melhor em outros países, mas acabaram reencontrando antigos problemas nelas mesmas. São pessoas que por anos ouviram histórias sobre ganhar em euro e a mítica da sorte irlandesa, mas que agora estão entre tentar achar uma forma de fugir da vida ou encará-la de frente.

Resenha: Esse livro, De espaços abandonados, consegue explorar bem os anseios, dramas e medos mais íntimos da personagem principal. E eu gostei muito da forma como a autora explora os sentimentos e todo o processo de amadurecimento, dentre outros fatores.

Maria Alice está, desesperadamente, a procura de sua mãe Lídia, e Caio está a procura dela, que é sua irmã. E em toda trajetória, é possível compreender bem a imensidão das emoções deles, bem como suas responsabilidades. 

Em especial, é muito válido destacar do quanto Maria Alice se mantém firme e com fé de que vai conseguir seu propósito no meio de suas relações. Então, seguimos no meio de muitas esperanças e encontros e desencontros. É bem interessante perceber os dilemas de outros personagens secundários.

O leitor sente bem suas aflições e desafios, e de como há a necessidade de se manter de pé. É uma temática bem intensa, porém a narrativa é ainda mais leve, o que facilita em nossa compreensão e demais conexões no enredo.

Outro aspecto que chamou muito a minha atenção foi a interação (cartas, várias narrações e demais escritas a parte) do texto, que deixou tudo ainda mais dinâmico. A gente fica se perguntando quais são os motivos reais, consequências e afins.

Vários questionamentos podem ser feitos no decorrer das cenas e de todas as possibilidades exploradas. Confesso que até no desfecho, surgem perguntas de assuntos que ficaram um tanto perdidos. Talvez seria intencional na trama se sentir meio perdido, deixando o leitor mais preso nas páginas.

Veja bem: a trama é mesmo leve, como citei acima, mas o leitor precisa prestar muito a atenção ao longo dos episódios, o que demanda maiores percepções nos contextos. Eu mesmo voltei alguns trechos para conferir novamente e ver se perdi algo a mais.

A escrita da autora Luisa Geisler, é maravilhosa, e sinto não ter feito essa leitura anteriormente. Estava na minha estante há um bom tempo, mas fico feliz por ter tipo a oportunidade de conferi-lo. Leitura super válida e adorei escrever minhas impressões a respeito!

Classificação SEL: 4/5

Comentários