Resenha: O fogo entre a névoa - Renée Ahdieh, Globo Alt

Sobre o livro:



Sinopse:  Da autora best-seller Renée Ahdieh, O Fogo Entre a Névoa é uma elaborada história de fantasia que une a história de Mulan ao Japão Feudal. HATTORI MARIKO, filha de um respeitado samurai, sabe perfeitamente qual o seu lugar na sociedade. Mariko nasceu mulher e, justamente por isso, sempre ouviu que seu futuro não estava em suas mãos. Aos dezessete anos, ela está prestes a se casar com o filho do imperador, num casamento político que promete elevar ainda mais a posição de sua família. Aparentemente conformada com seu destino, ela inicia sua jornada até a cidade imperial de Inako, acompanhada dos mais prestigiosos samurais e de seus servos mais fiéis. Mas Mariko sequer consegue chegar à Inako: sua carruagem é violentamente atacada na misteriosa Floresta Jukai, com nenhum sobrevivente. Ao escapar por pouco, ela aproveita a liberdade de ser dada como morta e, vestida como um simples camponês, parte em busca de vingança contra o Clã Negro, grupo rebelde supostamente responsável pelo crime. No entanto, ao se aproximar do líder do Clã e de seu braço direito, ela se depara com uma história de segredos, traição e assassinato, que a fará questionar tudo o que sabe. Mais que isso, Mariko aprenderá o significado de amizade e amor em um mundo onde todos a querem morta.

Leia também da autora:
A fúria e a aurora #1 - Renée Ahdieh (Globo Alt)
A fúria e a aurora #2 A rosa e a adaga - Renée Ahdieh (Globo Alt)
A fúria e a aurora - Contos de a fúria e a aurora - Renée Ahdieh (Globo Alt)


Resenha: Eu sou apaixonada pela escrita de Renée Ahdieh e de como ela consegue descrever bem a ambientação, personagens e ações envolvidas. Eu já tinha certeza de que não iria me surpreender com essa leitura, e após a finalização, só consigo ressaltar o quanto essa leitura é ótima.

Já fiquei encantada só pelo fato de ser baseada na história da princesa Mulan, e sob o foco de um Japão Feudal. É um cenário intrigante ao meu ponto de vista, sendo que há tantas adversidades a serem exploradas.

O que falar sobre Mariko, a protagonista? Ela sobreviveu após um ataque do Clã Negro, sendo que estava indo para um casamento arranjado. Mas é depois desse incidente, que vê a chance de mudar seu destino, mesmo que não tenha nada sob controle.

E a respeito desse clã e de seus comportamentos, temos muito a compreender ao longo das cenas. Mariko decide mudar e se passar por um homem, pois só dessa forma, consegue se infiltrar no clã.

A protagonista é mesmo incrível em todos os sentidos descritos no texto de Renée. Fiquei encantada em como sua trajetória se transforma bem como sua coragem e atrevimento em seguir firme nos seus planejamentos. Eu mesma fiquei perplexa de como ela consegue se manter bem, apesar de todas as loucuras realizadas.

O enredo explora bem o contexto, bem como os receios da personagem central. Por ser uma mulher, sempre soube de todas as dificuldades, porém, precisou provar por si própria, de tudo que é capaz. 

Demorei um pouco a mais para finalizar a obra, não somente por ter muitas páginas. Então, um ponto de vista que eu destaco é que alguns capítulos se tornaram muito arrastados. Na minha opinião, a respeito disso, a autora poderia ter sido mais ágil nas cenas.

De qualquer modo, aos fãs de fantasia e aventura, exploração de uma origem diferenciada e uma trama muito bem elaborada, recomendo sim essa leitura. O título é o primeiro da série Flame in the Mist.

Classificação SEL: 4/5

Comentários

Ivi Campos disse…
Não sou muito do rolê da fantasia, mas a premissa e interessante, pena que a leitura acabou se arrastando em alguns capítulos.
Beijos
Andy Nantes disse…
Eu adoro livros de fantasia e já fiquei interessada por este!! Entretanto que ler a fúria e a autora antes para, quero conhecer essa saga antes e ver se gosto da escrita da autora e em caso positivo com certeza darei uma chance a O fogo entre a Névoa. Adorei ter sabido que você curtiu a leitura ^^

Abraços,
Andy - StarBooks
Oi, tudo bem?
Eu estou com esse livro parado na estante há mais de um ano e ainda não li, acredita? Em parte, eu acho que enrolei porque não gostei tanto quanto esperava do outro livro que li da autora. Mas os comentários que vi sobre esse ano me animaram muito também. Achei uma pena que alguns momentos tenham sido mais lentos, mas que bom que apesar disso você gostou da leitura. A premissa é boa e parece ser uma boa fantasia.
Adorei sua resenha e quero dar uma chance para esse livro ainda esse ano.
Beijos!