Resenha: Segredos de família - Lisa Wingate, Globo Livros

Sobre o livro:



Sinopse: Com mais de um milhão de exemplares vendidos nos EUA e baseado num escândalo real envolvendo o sequestro e a venda de crianças pobres para famílias ricas, Segredos de Família é um romance fascinante e inspirador. Memphis, 1939. Rill Foss, de doze anos, e seus quatro irmãos mais novos vivem uma vida mágica com seus pais a bordo de um barco no rio Mississípi. A mãe está grávida do sexto filho e, ao sofrer complicações durante o parto, é levada às pressas para o hospital. Rill é encarregada de tomar conta dos irmãos, até que estranhos invadem o barco que as crianças chamavam de casa, arrancando-as de tudo o que lhes era familiar e jogando-as em um orfanato no Tennessee. À mercê da cruel diretora da instituição, uma mulher sem escrúpulos envolvida em um impiedoso esquema de tráfico de crianças, Rill luta para manter seus irmãos juntos num mundo perigoso e incerto. Aiken, Carolina do Sul, dias de hoje. Nascida em uma família rica e poderosa, Avery Stafford parecia ter tudo: uma carreira de sucesso como promotora, um noivo bonito e promissor, e uma luxuosa festa de casamento à vista. Quando ela retorna a sua cidade natal para ajudar o pai, um político influente que está às voltas com um escândalo de opinião pública e um grave problema de saúde, um encontro casual com uma senhora durante uma vista oficial a uma clínica geriátrica a faz seguir uma jornada pelo passado de sua família, um caminho que acabará revelando histórias enterradas e fazendo com que Avery repense as suas escolhas e tudo aquilo que considerava como a sua verdade. Best-seller em mais de vinte países e baseado em uma história real que fez com que milhares de famílias norte-americanas revissem suas origens e os segredos escondidos em seu passado, Segredos de Família alterna passado e presente para mostrar o poder de duas mulheres fortes, dispostas a vencer todos os obstáculos para defender suas famílias e reinventar suas próprias vidas, ligadas por um vínculo muito mais intenso do que jamais poderiam imaginar.




Resenha: Não consigo imaginar como poderia escrever de uma forma que poderia demonstrar todos os sentimentos que essa obra repassa. É incrível o modo como a narrativa se desenrola e os fatos são apresentados ao leitor. Fiquei fascinada mesmo e não sei como demorei tanto para ler essa obra inesquecível.


Tudo fica ainda mais forte por ser baseado em algo real, o que fortalece ainda mais o emocional repassado. E claro que a temática não poderia ser mais forte e tocante, por abranger sequestro e a venda de crianças. São dois lados bem distintos: quem tem condição de pagar por uma criança e a parte de quem vê o seu filho indo embora sem fazer nada, sem saber onde está ou como está. Que desesperador!

A história se passa em dois tempos – passado e presente -, e é preciso uma boa compreensão para unir os fatos desse enredo tão intrigante. Sou suspeita mesmo em comentar, mas amo esse cenário diante de tantos segredos e revelações tão devastadoras e cheias de dor.

Então, nesse cenário cruel, conhecemos Rill, uma garota persistente e sua história ao tentar manter sua família unida. Tudo se torna tão triste na medida em que conhecemos mais seu trajeto e de como se manteve longe dos irmãos. De como viu tudo desabar e em como perdeu tudo, menos a esperança. E principalmente: de como existem pessoas tão cruéis, que vivem somente pelo dinheiro, mesmo que seja na custa de inocentes.

No tempo atual, temos Avery, uma mulher tão determinada que nos motiva muito em sua linha de pensamento. Ela fica totalmente focada no desenrolar da história, mesmo porque é realmente impressionante saber os detalhes mais profundos e tenebrosos de toda uma vida.

Me peguei pensando em vários momentos nessas condições e em toda a parte psicológica também, além de todos os motivos repassados no texto. Tráfico de crianças é mais real do que imaginamos, ainda mais num mundo tão perigoso como está nos dias atuais. Parece surreal na verdade, mas antes de qualquer coisa, resta a reflexão do qual absurdo se torna no contexto. Eu me emocionei demais!!!


Classificação SEL: 5/5

Comentários