Resenha: Querido Ex - Juan Julian, Galera Record

 Sobre o livro:




Sinopse:  Querido ex conta em primeira mão os relatos de um jovem cuja vida está sendo definida por um catastrófico acontecimento: seu ex-namorado virou, da noite para o dia, a maior celebridade do país. A única coisa pior e mais desastrosa do que levar um pé na bunda, é levar um pé na bunda e ver seu ex se tornar a maior subcelebridade do Brasil. Não só isso, mas assistir em tempo real enquanto ele se apaixona por outro cara em TV nacional. Poucas palavras conseguem expressar esse nível de decepção amorosa. Nem mesmo Taylor Swift seria capaz de entender. Mas é justamente a tentativa de colocar a dor em palavras, reunidas em cartas para o maldito ex, que faz com que nosso protagonista repense algumas coisas. Entre crises de luto e saudades, existem festas anuais do dia dos ex-namorados com todas as suas amigas que o seu ex detestava. Existe a vida que você deixou para trás enquanto amava alguém que agora é somente um estranho com milhões de seguidores. E talvez por trás daquele amor existisse também um tanto de controle, de gaslighting, de codependência. Além de abordar de forma sensível, irônica e crua as diferentes nuances de um relacionamento abusivo, Querido ex também traz questionamentos sobre os preconceitos sociais que jovens negros e gays estão sujeitos em nossa sociedade. Publicado originalmente de forma independente, o livro vendeu mais de 20 mil exemplares e ficou mais de 100 dias seguidos no 1° lugar dos mais vendidos na categoria LGBT da Amazon.


Resenha: Querido Ex apresenta uma leitura forte diante da narrativa de um jovem que precisa expressar todos os seus sentimentos mais íntimos. Comecei a ler de forma despretensiosa, e finalizei em poucas horas.

Já fique preparado, porque a sinopse não revela o tanto de emoções contidas e suas consequências um tanto sombrias. Não é algo previsível também, nem um pouco. É, no mínimo, diferente e o autor sabe bem como expressar o descontamento de um garoto.

Impossível não se envolver pela história e de como aborda o descontentamento do personagem central: um jovem gay e negro. É fato que o livro merece toda a notoriedade possível. Por isso mesmo quis ler e compartilhar aqui no blog.

São muitos devaneios cheios de significados no meio das cartas escritas por conta de uma relação abusiva. Basta saber interpretar a fundo nessa realidade.

As cartas são para um ex que ficou famoso por conta de um reality televisivo. As coisas aconteceram rápido demais e ficou difícil de processar tudo. Ficou difícil aguentar tanto pressão também.

O comportamento dele as vezes se mostra meio desconexo, mas compreensível pelo que vivencia. Diante disso, é fato que não se pode julgar a dor do outro, assim como os erros, e todos deveriam saber disso.

Confesso que imaginei algo mais leve, porém, mesmo com as poucas páginas, o autor expressou uma grande intensidade de elementos. Claro que nesse contexto, reflexões é o que não faltam.

Fiquei bem surpresa quanto ao desfecho - bem surpresa mesmo -, porque realmente não era o que esperava. Mesmo sabendo que é algo que acontece e muito, não é algo aceitável.

Enfim, leitura válida e que merece mesmo seu devido reconhecimento!

Classificação: 3/5

Comentários