Resenha: A troca - Beth O'Leary, Editora Intrínseca

 Sobre o livro:




Sinopse:  Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 e está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra. Leena sabe que precisa descansar, mas imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Dividindo o apartamento com dois amigos da neta, ela logo percebe que na cidade grande suas ideias mirabolantes não são tão complicadas assim. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução.



Leia também:
Teto para dois - Beth O'Leary, Editora Intrínseca


Resenha: Conheci a escrita da autora pelo livro Teto para dois (favorito), por isso fiquei curiosa demais para conferir mais essa obra. Beth O'Leary sabe mesmo como mexer com as estruturas do seu leitor.

A premissa de A Troca chamou muito a minha atenção, em especial pelos elementos abordados, por ser bem diferente. De fato, é uma obra que trabalha bem com as emoções dos personagens, o que, particularmente, adoro isso.

Sobre as personagens principais, Leena (29 anos) e Eileen (79 anos), preciso comentar inicialmente, que são maravilhosas. Confesso que fiquei apaixonada pela vovó. O tipo de figuras em que o leitor fica com vontade de conhecer e bater um bom papo, de horas.

Elas são, respectivamente, neta e avó, por isso já é possível compreender bons ensinamentos nesse trajeto repleto de sentimentos, muitas surpresas, mudanças e adaptações. 

Há duas personalidades fortes e igualmente cativantes: a gente fica dividido entre essas duas figuras. Confesso que percebi traços de ansiedade durante certas passagens, o que me faz perceber que parece ser intencional.

O mais interessante mesmo é entender mais pelo lado da terceira idade. Essa jogada de perspectivas se tornou essencial no contexto abordado, e eu amei os detalhes compreendidos. Impossível não torcer pelas aproximações.

Será mesmo que vidas trocadas fazem algum sentido? Ou o que realmente importa nessa troca de identidades inusitada. Nos faz refletir muito sobre valores e relações familiares. É o que descobrimos com o tempo e demais problemas e questionamentos.

É uma leitura apaixonante, muito leve e divertida também. Sobre se reinventar e se redescobrir por novos objetivos. Tem uma finalização perfeita e bem sincronizada. 

Levei em torno de dois dias para finalizar, valeu a pena cada página lida. Virou favorito também, sem dúvidas. Não deixem de ler!

Classificação: 5/5

Comentários

Ivi Campos disse…
Este será uma das minhas próximas leituras e estou animadíssima porque só leio elogios generosos para com o livro. Amei sua resenha.
Beijos
Carolina Trigo disse…
Oi!
Ano passado, muitas pessoas leram os dois livros dessa autora, mas eu ainda não consegui tempo para ler nenhum deles. Mas, tenho muito interesse principalmente no Teto Para Dois. Tenho a impressão de que ele é muito o meu estilo. Então, pretendo ler ele e ver se gosto tanto quanto eu espero e aí eu leio esse.
Bjss

http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2021/01/resenha-verdade-sobre-o-caso-harry.html
Oi, tudo bem?
Eu não vejo a hora de começar esse livro. Amei o outro livro da autora, Teto para dois, e acho que vou gostar muito desse também. Pelo que vi da sua resenha, acho que vou amar as protagonistas e parece ser uma leitura tão leve e sensível.
Amei conferir sua resenha e fico feliz que tenha curtido a leitura.
Beijos!
cris disse…
Oi!
Ainda não li nenhum livro dessa autora, tenho o livro "Teto para dois" só falta oportunidade para ler. Fiquei curiosa sobre esse enredo, várias décadas de diferença entre elas e muita sabedoria para compartilhar, só ter um pouco de tempo para ouvir e paciência para discernir. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!
Fiquei bem animado para ler esse livro, parece ser uma história bem divertida e aventureira. A dica está anotada para eu ler em breve.