Resenha: Xenuh - Victor Berto, Editora Pendragon

 Sobre o livro:




Sinopse: Uma das raças agreanas passa a registrar indivíduos nascidos sem o dom da magia. Tal fato não havia causado transtorno algum até que um grupo formado pelos então "não-magos" resolve lutar para provar que eles são o novo futuro evolutivo das raças do planeta. Eles agora intitulados "guerreiros" iniciam uma era de conflitos contra a classe mágica agreana. No entanto, por detrás disso tudo, uma profecia já anunciava que um ser nascido em outro mundo viria para livrar a vida dos magos de Agren da terrível ameaça imposta pelos guerreiros. Enquanto isso no planeta Terra, o garoto Alexen somente queria se livrar das vozes que o atormentavam, mas mal ele sabia que cumprindo com o que elas lhe ordenavam, ele iria acabar caindo no mundo mágico de Agren. Agora sua vida está prestes a tomar rumos que ele jamais poderia imaginar. Um mundo completamente diferente e cheio de novos desafios se abre diante de seus olhos. Sob os cuidados de Marfano e Khalin, o pequeno garoto viverá novas aventuras, presenciará estranhos acontecimentos, enfrentará uma série de desafios, e descobrirá ser apto a praticar magia. E quanto ele menos esperar estará a caminho de viver sua primeira grande aventura.


Resenha: Eu sou apaixonada por tramas que envolvem a magia num universo fantástico, totalmente novo, criativo, e peculiar. Dessa forma, foi assim que me envolvi fácil com a leitura de Xenuh, do autor nacional, Victor Berto.

A edição, pela Editora Pendragon, está de parabéns. Logo nas primeiras páginas, somos apresentados a uma breve descrição a respeito das raças existentes no planeta Agren. Eles são os Wallots, Meferinos Elfos, Autarianos, Kel-Hans, Canifos e os Humanos Agreanos. 


Particularmente, acho um detalhe bem relevante para a compreensão ao longo da trama em geral. Digo mesmo que há muito a ser assimilado e eu fiquei tão fascinada por todos os elementos que ainda me sinto em êxtase, querendo saber e me aprofundar muito mais.  Sem contar, que é muito interessante poder ter essa interação para estar por dentro de toda a história do planeta Agren.


Nascer com magia é algo incrível, porém há aqueles que estão nascendo sem ela. Claro que não seria algo grave, porém as coisas saem do controle quando aqueles guerreiros resolvem mudar todo o contexto atual do universo de Agren.


De um modo geral, o autor conseguiu fazer uma ótima apresentação diante da ambientação e todas as criaturas ousadas. E ainda mais instigante poder se deparar com algumas figuras ao longo das páginas. E devo confessar que fiquei impressionada diante de várias resoluções repassadas aos personagens.

Um enredo cheio de entusiasmo, envolto por muitos conflitos e desafios. E Victor Berto se destaca muito em uma narrativa complexa e ao mesmo tempo rica em situações misteriosas. A sensação é de sempre vai acontecer algo inesperado, como se algo estivesse a espreita nesse cenário.


A leitura flui muito bem, apesar de não ser tão rápida por conta de haver muitas descrições fundamentais em cena, assim como vários personagens nos capítulos. O livro tem 256 páginas e eu levei uns quatro dias mais ou menos para finalizar por completo. Precisei parar e voltar algumas páginas para poder assimilar certas atitudes e suas consequências no enredo. 

Confesso que fazia tempo que não lia uma história tão intensa, e valeu a pena se estender nessa aventura tão marcante. Com certeza, estarei esperando por mais livros nessa ambientação. É bem motivador saber que essa história tem continuação!

Classificação: 4/5

Comentários