Resenha: 24h adolescente e às vezes apaixonada - Cláudia Zambrana, Editora Chiado

 Sobre o livro:




Sinopse: Com 16 anos, Bia sonha com o amor perfeito e amizades eternas, mas descobre que o mundo não é como imaginamos. Depois de uma viagem ela vê sua vida virando de cabeça para baixo... Amores mais complicados do que deveriam ser, amizades abaladas, e o pior, uma traição que pode deixar marcas irreversíveis.


Resenha: Sabe aquele livro que possui uma leitura dinâmica, expressiva, leve e repleta de sentimentos envolventes? È exatamente dessa forma que começo a descrever a leitura de " 24h adolescente e às vezes apaixonada", da autora nacional Cláudia Zambrana.


Bianca - ou apenas Bia - tem dezesseis anos e está naquela fase intensa de autodescobrimento e de se sentir insegura diante das descobertas do amor. De longe, podemos perceber que é uma garota meiga demais e que se importa com a família, bem como suas amizades. Mas o melhor de tudo, é que a garota se surpreende tanto nessa sua jornada...há muitos aprendizados compreendidos mesmo. "Nada melhor que um dia após o outro" (título de um dos capítulos).


Acho até que, se lesse esse livro na época da minha adolescência, eu me identificaria demais com a personagem central. Não é nem pelos dramas envolvidos, mas por ser do jeitinho que é, por gostar de ler, de escrever poesia, de sair com os amigos e até de ter pavor a matemática rs. Eu também me sentia diferente da maioria das garotas da minha idade, e isso deve ser tão normal. O que quero mesmo dizer é que eu gostaria de conhecer alguém como a Bia quando eu tinha os meus dezesseis anos.


Logo no começo, Bia vai ao clube com sua amiga Tetê. Ai tem os seus amigos próximos, tem a Maria Júlia; aquela menina linda e metida e tem o Igor; o garoto novo que chama a atenção de nossa protagonista. Tem toda uma euforia envolvida nesse encontro inicial, e perceber o modo como a garota se sente faz toda a diferença.


Sobre Rafa, ele é muito fofo, então há muito a ser explorado sobre essa relação com a Bia. A dúvida que surge é: quem será o seu amor misterioso? No fim, o leitor tende a ficar torcendo por reviravoltas e para que as coisas se ajeitem, que ambos encontrem o que procuram. Como diz o título de um dos capítulos: A vida é cheia de surpresas.

É ótimo poder compreender a escrita da personagem central no seu diário, acho que deixa tudo ainda mais intimo e interativo. É o seu confidente, então é exatamente a partir disso, que conseguimos compreender mais sobre o que sente, seus desejos, dúvidas, preocupações e demais receios.

Claro que todos os personagens fazem muita diferença (como a Lara, a Jô, Diego e o Dani), é possível ter uma boa noção da importância de cada um no contexto empolgante. Eu sou suspeita para comentar, já que amo tramas nesse estilo, mas as mensagens no celular também animam muito mais, além das trocas de e-mail. Surgem alguns questionamentos, e por mais que pareça clichê, é difícil não se apaixonar por cada detalhe narrado. "É normal sentir medo, o errado é não enfrentar o medo", já dizia mais um dos títulos em certo capítulo.


A escrita da autora é muito habilidosa e marcante, e na verdade, a própria narrativa faz com que o leitor não queira desgrudar dessas páginas. Achei bem parecida com o estilo da autora Paula Pimenta, então quem curte livros assim, vai se agradar nessa obra tão especial e delicada. Todos os encontros e desencontros, bem como as confusões ao longo das cenas, se mostram bem instigantes, então é difícil resistir aos personagens.

A história é bem jovial mesmo, por isso a leitura se torna tão rápida e igualmente divertida. Como já deu para perceber, eu fiquei encantada mesmo pelo título de cada abertura. E por falar nisso: os capítulos são curtos, além de ter uma diagramação incrível. Ou seja, é um pacote recomendadíssimo para uma leitura deliciosa!


A pergunta que não quer calar: Teremos mais livros com esses personagens? Porque eu queria, e muito, poder ler mais sobre o amadurecimento e demais experiências envolvendo todos eles. ♥

Classificação: 4/5

Comentários