Resenha: Crônicas dos nove reinos - L.M.Bechert, Novos Talentos da Literatura Brasileira

 Sobre o livro:




Sinopse: "Crônicas dos Nove Reinos conta as aventuras de Thor, Odin e outros deuses da mitologia nórdica. De sua criação até o Ragnarok, o "acaso dos deuses", temos várias histórias fantásticas. Essas criaturas são mortais, engraçadas, desajeitadas, nada refinadas, politicamente incorretas e com poderes surpreendentes. Às vezes são bons; às vezes, maus. E ainda contam com animais, artefatos e arma mágicas - como o Mjolnir, o martelo de Thor - , os corvos e a lana de Odin, os bodes do carro de Thor e mais. Nos Nove Reinos, habita uma grande variedade de seres: gigantes do gelo e gigantes do fogo, anões, orcs, humanos, elfos, deuses antigos e os deuses do conhecido reino de Asgard. Cada uma dessas espécies mora em um dos reinos sustentados por Yggdrasil, a mística árvore da vida. Crianças, jovens e adultos vão apreciar, se emocionar e se divertir com as lendas extraordinárias desses personagens incomuns que entraram na religião, nos costumes e nos festejos do nosso mundo sem percebermos."


Resenha: "Crônicas dos nove reinos", de Lili Marli Bechert, apresenta histórias fantásticas, e curtas, diante da mitologia nórdica. Impossível não se encantar nessas crônicas envoltas em tanta criatividade, ainda mais quem é fã dos personagens destacados e de todas as características desenvolvidas nos cenários explorados. Sem contar, que foi amor à primeira vista por essa capa e edição maravilhosa!

Há muitas curiosidades ao longo dessas páginas, o que torna tudo ainda mais empolgante e repleto de fascínio. Sem contar, que é um prato cheio diante de tanta imaginação e simbologias. Como a autora mesmo cita, é fácil poder compreender as referências dessa mitologia em tantas obras de fantasia que conhecemos hoje em dia.

Enfim, o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Yggdrasil: a árvore da vida, Odin, em Asgard, e em Midgard, Odhroerir, assim como Thor, Loki, Thialfl, Freya e tantos outros personagens instigantes. Bem como há o desenvolvimento de culturas e suas forças diante da história.

Os seres são muito bem explorados e de fácil compreensão também. E a respeito disso, nota-se o quanto de pesquisas mais aprofundadas há nesse cenário fantasioso. Portanto, todas as características são notáveis em suas descrições marcantes.

É mesmo óbvio que os seres são mesmo fantásticos e de uma maneira única em suas características mais marcantes. Entre deuses, elfos, anões, gigantes e mais criaturas envolvidas nos contextos, o leitor tem a chance de ter novas visões sobre toda essa ambientação rica em muita sabedoria e em detalhes relevantes.

Eu fiquei fascinada pela trajetória de Odin, sobre a relação de Thor, diante de sua euforia e de Loki, diante de suas trapaças intermináveis. Loki é sem dúvida a figura mais complexa e misteriosa, na minha opinião. Há, sem dúvidas, muita diversão e controversas também no meio disso tudo.

As informações no meio das tantas aventuras compreendidas, conseguem ser claras até para quem nunca havia lido nada sobre o assunto, e é ótimo perceber uma escrita limpa e inteligente por parte da autora. Nas últimas páginas, também há um glossário, onde nos é disponibilizado sobre todos os personagens ,- desde os deuses, gigantes, heróis e seus inimigos, até os comuns - além de animais, armas, artefatos e símbolos, lugares e sobre os nove reinos.

Classificação: 5/5

Comentários