Resenha: Medicina do amanhã - Pedro Schestatsky, Editora Gente

 Sobre o livro:




Sinopse: A SAÚDE DO FUTURO COMEÇA MUDANDO HÁBITOS DE HOJE. Em um mundo mutante é necessário se reinventar todos os dias. Essa verdade vale para a nossa vida profissional e pessoal, mas e quando falamos sobre a nossa saúde? Estamos nos adaptando ou apenas vivendo as regras da Medicina tradicional ditadas há séculos por uma realidade distante da situação atual e na qual as mudanças aconteciam lentamente? Somos reféns de remédios que geram efeitos colaterais que exigem outros remédios e nos prendem nesse ciclo vicioso? Terceirizamos nossa saúde nas mãos de médicos e planos de saúde?Todas essas perguntas nos levam a uma resposta inquestionável: no momento atual, nossa  relação com a saúde e com os medicamentos deveria ser diferente. A Medicina do amanhã é, portanto, o caminho para o autoconhecimento integral e para colocar na prática todas as informações e tecnologias disponíveis para melhorar nossa qualidade de vida e longevidade. Com o conhecimento adquirido em mais de vinte anos de experiência como médico e professor, Pedro Schestatsky mostrará como é possível assumir o protagonismo da sua saúde em direção a uma vida mais saudável e longeva. Aqui você vai: • Aprender como utilizar a tecnologia a seu favor quando o assunto é saúde; • Entender como uma relação diferente com seus médicos o ajudará a conquistar maior autonomia sobre sua vida; • Descobrir que a criação da saúde é tão ou mais importante do que o tratamento da doença, e que a ausência de doenças é um “efeito colateral” desse novo foco; • Aplicar os 5Ps (predição, prevenção, personalização, proatividade e parceria) no seu dia a dia e mudar a sua relação com a Medicina; • Resignificar o conceito “Medicina” e entender que ele não precisa ser sinônimo de algo reativo, que serve apenas àqueles que enfrentam problemas de saúde.

Resenha: "Medicina do amanhã", de Pedro Schestatsky, apresenta perspectivas interessantes a respeito da medicina, da saúde e do bem estar. Vale a pena destacar que sua escrita e abordagem são extremamente acessíveis, então a leitura acaba se tornando bem produtiva. Eu já costumava seguir páginas semelhantes a essa questão, então confesso que a leitura acabou se tornando mais determinante ainda.


Sua perspectiva não poderia ser mais clara e objetiva, apesar de toda a complexidade explorada. O leitor se sente instigado diante da temática, ainda mais por conta de tudo que estamos vivenciando nos dias de hoje - em meio ao caos de uma pandemia. E como esperado, há muitas e muitas reflexões envolvidas, desde a indústria farmacêutica até alimentação, queima de energia e relacionados à esse meio. 


Como afirma na legenda da imagem acima: "Todo mundo prefere o caminho mais fácil". E isso não poderia ser uma afirmação mais coerente diante de toda a interação, especialmente na atualidade. Entendo que não são todas as pessoas que irão concordar com certas coisas, porque tem gente que prefere manter o padrão tradicional da medicina e de métodos já conhecidos. Mas porque não tentar? Pode melhor não apenas à saúde do corpo, mas também o emocional, porque tudo está interligado (inclusive por conta de nossas expectativas sobre resultados). E a melhor parte: Nós vivemos na era da informação e precisamos saber usufruir disso. Porque não sair de nossa zona de conforto?

Porém, é importante demais salientar o quanto esse livro se torna necessário e influente. Afinal de contas, nós devemos ter o controle de nossa própria saúde, de nossa rotina e de tudo que realizamos ao longo do dia. Quem aqui não conhece alguém dependente de remédios intermináveis? Enfim, existem tantas e tantas definições, estudos, compartilhamentos. Então, fica o questionamento principal: o que seria a prevenção real? Esse título compreende esse e muitos outras dúvidas afins.


Nada que eu comentar aqui, será suficiente para descrever tal obra. Nas páginas, há muito conhecimento rico em fundamentos e inteligência, sobre desafios impostos e demais des(complicações) no cenário analisado. Chega um ponto que é preciso entender a importância de mudar o estilo de vida e comportamento, diante de tantas possibilidades. Sem dúvidas, é um revolução para aderir: é a medicina do amanhã! Esse mesmo livro expõe que tal medicina gira em torno do próprio paciente, fazendo com que o torne protagonista de sua própria vida. Incrível pensar dessa forma, não?!

O prefácio é realizado por Leandro Karnal, enquanto após há a apresentação de Mariana Ferrão. E incentivam ainda mais para iniciar essa leitura tão instigante. Nos faz querer questionar a saúde, a medicina atual e a do futuro. Mas nos mostra, num primeiro momento, que o que nos define mesmo, são as nossas práticas e costumes diários. Ah, se todas as pessoas compreendessem essa dimensão!


É ótimo poder compreender as referências, estudos e  questões exploradas a respeito de hábitos, prevenções, controles, transformações e acima de tudo: estilo de vida. E que conteúdo maravilhoso! Cada individuo tem suas peculiaridades, é único, então essa acaba sendo uma das mensagens mais especiais: o fato de personalizar a medicina, de forma mais pessoal possível. De longe, o leitor sente tudo que o autor quis repassar diante de cada capítulo. E, se você, assim como eu, se interessa por esse contexto, acredito mesmo que para você a leitura também se tornará muito interessante.

Classificação: 5/5

Comentários