Resenha: Projeto Lakewood - Megan Giddings, Primavera Editorial

 Sobre o livro:




Sinopse: Quando a amada avó de Lena Johnson morre e toda a proporção da dívida da família é revelada, ela deixa a faculdade para sustentar sua família e arruma um emprego na misteriosa e remota cidade de Lakewood, em Michigan. Na teoria, seu novo trabalho é bom demais para ser verdade: salário alto, sem despesas médicas e com um lugar para morar. Tudo que Lena precisa fazer é participar de um programa secreto – e mentir para seus amigos e familiares sobre a pesquisa que está sendo feita ali. As descobertas feitas em Lakewood, mudarão o mundo – mas as consequências para os sujeitos envolvidos podem ser devastadoras. Conforme as verdades do programa se revelam, Lena compreende o quão forte é quando o assunto é sua família. Provocativo e emocionante, Projeto Lakewood é um romance de tirar o fôlego, com um olhar especial aos dilemas morais que muitas famílias da classe trabalhadora enfrentam e o horror que foi imposto aos corpos – em sua maioria, corpos negros – em nome da ciência.

Resenha: Antes de qualquer comentário a respeito da trama em si, preciso fazer elogios a edição do livro "Projeto Lakewood", de Megan Giddings, publicado pela Primavera Editorial. Impossível não se encantar por todo o capricho, sem contar que possui capa dura, e uma diagramação que ajuda muito para que a leitura se torne bem fluída. 


Inicialmente, o leitor é apresentado a respeito das instruções do funeral de Dona Toni, mãe de Deziree e avó de Lena Johnson. Tudo parece muito organizado nesse momento de dor, preocupações e de tanta exaustão. Ao longo da trama, compreendemos que a avó sempre foi muito presente na vida de Lena, em especial por ter uma efetiva participação em sua criação. Diante dos problemas de sua mãe, não é tão difícil perceber as questões emocionais envolvidas na família.


O fato central é que uma carta chega para Lena a respeito do Projeto Lakewood. Este, envolveria pesquisas relacionadas a mente, memória, personalidade e percepção. Na verdade, parecia uma ótima oportunidade mesmo, já que oferecia plano de saúde, moradia e outros benefícios estendidos a esta vaga em especial. A trajetória não é tão simples quanto parece, já que há testes e mais perguntas para saber mesmo que existe confiança por parte da protagonista. Ou seja, é necessário trabalhar com uma segurança - além do esperado, diga-se de passagem.

É uma trama extremamente instigante (e igualmente intrigante) e que trabalha com alguns mistérios no decorrer dos episódios. O leitor fica se questionando sobre o que há por trás de tanta privacidade e de assuntos enigmáticos nesse contexto. Porque um programa exigiria tal confidencialidade?

A gente tende a tentar se colocar no lugar da protagonista, especialmente ao precisar omitir o que faz de verdade aos seus familiares e amigos. Diante de tudo isso, o texto garante reflexões ousadas sobre o que há por trás desse cenário, de tantas perguntas insistentes e de todos os dilemas envolvidos.

O enredo garante uma leitura bem ágil, mesmo porque a gente tende a ficar ansioso para conferir o desfecho. Ao mesmo tempo, nota-se o quanto há complexidade nessas páginas e de tudo que é imposto para a personagem. Isso porque ela é avaliada desde o momento em que há o interesse para o projeto.

Por várias vezes, Lena se sentiu muito confusa e se questionou se tudo aquilo fazia sentido, ou pelo que valia a pena estar ali. Mas o propósito era certo: ela estava ali pela mãe dela. As coisas dependiam muito de expressões e avaliações, isso é um detalhe importante. E falando por mim, eu também me senti confusa sobre o desenrolar dessa jornada, pelo menos até tudo ser mais explicado. Ela precisou mesmo ser testada e dependia de resultado para estar inserida no Projeto Lakewood.

Importante destacar que a maioria dos "observadores" eram brancos, enquanto quase todos os participantes deste estudo eram negras, indianos ou latinos. ´Há muitos segredos que nem o leitor consegue distinguir da realidade. 

O  que isso significa diante das orientações repassadas? Teria alguma relevância nos experimentos , afinal de contas? E o que aconteceu após as repercussões? Enfim, é surreal imaginar tantos segredos e situações repletas de perigos aos que estão envolvidos.

Projeto Lakewood se tornou uma grande surpresa, digo porque eu realmente não sabia o que esperar das cenas e de todas as consequências dos atos impostos. Eu realmente gostaria de falar mais a respeito do desenvolvimento da história. Entretanto, acredito que é interessante demais poder compreender por si mesmo cada descoberta dessa premissa.

Classificação: 4/5

Comentários