Resenha: Uma princesa de marte - Edgar Rice Burroughs, Editora Aleph

 Sobre o livro:




Sinopse: Uma Princesa de Marte é o primeiro volume dos clássicos romances barsoomianos de Edgar Rice Burroughs. Adaptado para os cinemas em 2012 como John Carter: Entre Dois Mundos, a obra leva ao leitor as aventuras de um ex-combatente do exército confederado que é misteriosamente transportado para Marte. No romance, Carter tenta recomeçar a vida após perder tudo o que possuía com o fim da Guerra Civil Americana. Mas, nem em seus maiores sonhos o capitão imaginaria ir parar em outro mundo: Marte. O planeta, mesmo com sua aparência inóspita, possui diversas formas de vida, inclusive, seres inteligentes e desenvolvidos que vivem em sociedade. Porém, assim como na Terra, diferentes povos estão constantemente em guerra uns contra os outros e John Carter se vê no meio dessa batalha. Perdido em um ambiente hostil e cercado por seres estranhos e aguerridos, Carter vai aos poucos conquistando a confiança dos nativos e conhece Dejah Thoris, a princesa de uma grande nação local, por quem se apaixona, e luta para libertá-la de seus inimigos.

Resenha: "Uma princesa de marte" de Edgar Rice Burroughs, possui uma escrita incrível, digna dos maiores elogios possíveis para esse enredo clássico e extremamente criativo. E como sou fã assumida do gênero, esse livro me fisgou logo nas primeiras páginas. Sem dúvidas, vale muito a pena conferir todos os elementos explorados diante desse contexto tão rico!


John Carter, também conhecido como Capitão Jack Carter, da Virgínia, passa por várias provações em sua jornada hostil, o que deixa o leitor ainda mais instigado. É incrível poder compreender sobre essa ambientação tão inovadora, bem como as feras e demais personagens idealizados. Assim, pode-se afirmar que os detalhes fazem muita diferença nessa narrativa, já que deixa tudo ainda mais valorizado também.


Após ser perseguido por índios e se esconder numa caverna, ele se vê diante de sensações estranhas e logo já percebe-se em outra paisagem. John Carter, inexplicavelmente, é transportado para o planeta Marte e ele estava bem ciente de sua situação atual. Nesse percurso, é bem interessante compreender a sua exploração, mesmo porque a narrativa é bem clara a respeito do que o espera. Nesse solo, ele é bem mais forte do que pode supor, afinal de contas.


É uma história muito bem elaborada e complexa, e que abrange a imaginação de um jeito surreal pelos confrontos narrados em busca pela sobrevivência. Sobre a escrita do texto, só posso comentar que é muito habilidosa, fazendo com que a leitura se torne super envolvente. Juro que cheguei a sonhar com toda essa trama, de tanto que se tornou marcante em meus pensamentos.

Os personagens se destacam muito ao longo desse desenvolvimento tão intrigante, como a magnifica princesa Dejah Thoris. Sendo assim, é óbvio que esse é um dos pontos que se destacam nessa obra de ficção científica. Vale salientar mesmo que a relação dela com John Carter se mostra bem convincente, ainda mais diante de todos os desafios e perigos impostos.


O autor sabe muito bem como explorar todas as situações em que eles se envolvem na aventura, que, em determinado momento, acaba se tornando bem divertida. Claro que os elementos dessa trama são bem marcantes, visto que surgem muitas reviravoltas e intrigas durante os capítulos.

Já assisti o filme também, e se fizer algum tipo de comparação, claro que podemos afirmar que há diferenças em toda a exploração narrada. Tanto livro quanto filme são muito bons, porém essa obra é muito mais especial por conta dos detalhes situados nesse universo.

Classificação: 5/5

Comentários