Resenha: Acredite: A vida sem dor é possível - Rogério Liporaci, Editora Gente

 Sobre o livro:




Sinopse: JOELHO, COSTAS, TORNOZELOS, OMBROS, PESCOÇO... QUAL PARTE DO SEU CORPO O ESTÁ IMPEDINDO DE APROVEITAR A VIDA POR CAUSA DA DOR? Sentir dor é ruim, mas viver diariamente com ela é insuportável. Isso pode transformar qualquer atividade simples em um terrível pesadelo, seja trabalhar sentado, usar um salto alto ou até mesmo pegar uma criança no colo. Às vezes, começa com uma pequena pontada, mas, quando vemos, já não conseguimos encontrar uma posição confortável ou realizar um movimento pleno, e pior: a nossa vida começa a girar em torno desse desconforto. Hoje, mais de 60 milhões de pessoas convivem com a dor crônica somente no Brasil. Ao longo do tempo, esta realidade pode causar problemas não apenas de saúde, mas também psicológicos e emocionais. Se você convive com dor crônica, com certeza já passou por diversos especialistas, recebeu inúmeros diagnósticos e testou vários tratamentos – inclusive os caseiros. Nesse meio tempo, a coleção de medicamentos para dor apenas aumenta, impactando na sua saúde e no seu bolso, tudo para nunca chegar a lugar algum. Este livro, porém, mostrará como é possível encontrar um caminho de alívio para a dor. ACREDITE, HÁ SOLUÇÃO PARA A SUA DOR FÍSICA! O PhD Rogério Liporaci, especialista em resolução e tratamento de dores crônicas, escreveu esta obra especialmente para ajudar pessoas que convivem com esse mal que acomete os movimentos do corpo. Neste livro, você aprenderá como: • Iniciar o caminho de diminuição da dor por meio de exercícios e educação; • Romper com os mitos que pioram a dor crônica; • Identificar como seu perfil pessoal afeta sua relação com a dor e os sintomas com os quais sofre frequentemente; • Estabelecer uma nova relação com os profissionais que o acompanham; • Quebrar o ciclo da dor; • Assumir o controle de sua vida.

Resenha: "Acredite: A vida sem dor é possível", é um livro extremamente interessante, diante de uma temática sensível, que chama a atenção pela forma como o autor elabora o texto. 
Eu, particularmente, me interesso demais por essa tipo de leitura, ainda mais porque é algo importante e onde podemos aprender demais, quem sabe melhor algo de nossa rotina, ou ajudar alguém diante dos ensinamentos repassados.

O autor, Rogério Liporaci, PHD especialista  no tratamento de dores físicas crônicas, expõe, de forma habilidosa e igualmente crítica, indicações para uma possível melhora sobre a dor crônica, além de ainda compartilhar casos reais que tiveram resoluções positivas. Então, só pelo destaque de ter essas apresentações, já existe o poder de esclarecer muitas dúvidas, em especial aos leigos.

A dor pode ou não ser algo complexo na vida de uma pessoa - pior: podem ser muito persistentes, capaz de deixar uma pessoa muito fragilizada. Uma coisa que eu aprendi diante da proposta, é que isso afeta demais nosso psicológico, ou quando não estamos nos sentindo muito bem = um meio de ficarmos doentes, de certa forma. Esse livro se torna mais especial por conseguir simplificar tudo isso!

Uma das passagens que achei muito boa para comentar aqui - entre tantas outras -, é sobre como cada perfil é traçado: desde o perfil atlético, o sedentário, o afetivo, o ansioso, o depressivo, o idoso, entre outros. É uma forma de compreender como cada perfil lida e interage com as dores que são consideradas persistentes.

Nesse caminho de debates, podemos compreende o quanto a dor crônica pode nos limitar. É uma temática que chega a surpreender, ainda mais se for alguém que desconhece tais conceitos. Muitas pessoas convivem todo dia com a dor, mas será que sabem ou procuram saber mais sobre o que sentem? Quando uma dor aguda vira dor crônica? Esses e muitos outros questionamentos se encarregam de deixar a leitura bem mais objetiva e repleta de orientações.

Esse acesso às informações acerca de tratamentos, percepções, recursos, necessidades e relacionados, deixa tudo mais instigante nessa abordagem de poder descomplicar tal tema.
 É uma obra indicada aos profissionais de saúde, assim como qualquer outra pessoa que tenha o interesse nesse assunto tão marcante. 

Classificação: 4/5

Comentários