Resenha: Carta para meu jovem eu - Jane Graham, Editora Belas Letras

 Sobre o livro:




Sinopse: Este livro reúne depoimentos exclusivos e intimistas de grandes personalidades respondendo à seguinte pergunta: Se a viagem no tempo fosse uma possibilidade, o que você diria ao seu jovem eu? Elas refletem sobre o que teria sido bom saber antes e lembram aqueles momentos mágicos que gostariam de reviver. Paul McCartney nos conta sobre uma das parcerias mais importantes da história da música; Andrea Bocelli reflete sobre devoção e fé; Chelsea Clinton lembra da época em que sofria bullying e era criticada por sua aparência; Sir Mo Farah recorda o reencontro com seu irmão gêmeo Hassan, doze anos depois que foram separados. No final, quase todos eles concordam que, nas palavras de F. Scott Fitzgerald, o amor é “o começo e o fim de tudo”. Essa edição especial inclui a participação especial de 10 personalidades brasileiras, como Claudia Raia, Maria da Penha, Geraldo Ruffino, Marcelo Gleiser, entre outros. Aqui você vai encontrar reflexões sobre temas como ambição, amor, amizade, coragem, destino e realização. Um valioso presente para leitores de todas as idades.


Resenha: "Carta para meu jovem eu" - da autora Jane Graham (Editora em The Big Issue), é uma obra incrível, que reúne uma coletânea de cartas de pessoas consideradas inspiradoras. Estas, narram momentos de suas vidas, onde é possível ter muitas reflexões a respeito de suas experiências. O fato de escrever uma carta para si mesmo, aos dezesseis anos, deixa tudo tão profundo, não é mesmo?!


A obra se divide em treze capítulos, além do prefácio. E os temas explorados são: ambição, criatividade, autoconfiança, inspiração, família, amizade, tenacidade, coragem, destino, envelhecimento, retrospecto, realização e amor. É sobre traçar planos, ter responsabilidades, se decepcionar, amar, ter perdas significativas e por aí vai..


"Talvez algumas pessoas fiquem chocadas, mas eu não gostaria de voltar atrás  e mudar alguma coisa na minha vida. Mesmo quando se comete um erro, daqueles  que te fazem chorar compulsivamente, não se passa o resto da vida olhando para trás. Levanta, sacode a poeira e segue em frente. Não há uma alma viva sequer que não queira voltar atrás e mudar algo na sua vida, mas isso é impossível, então devemos encarar os fatos e viver no mundo real." Pg.118 (Lord Jeffrey Archer - escritor).

E dentre tais cartas, podemos compreender depoimentos de muitas celebridades, como Billie Jean King, Alice Cooper, James Blunt, Will.iam, Danny DeVito, Ozzy Osbourne, Geoffrey Rush, Slash, E.L. James, 50 Cent, Neil Gaiman, entre outros. Vale destacar que há nomes brasileiros também, como: Claudia Raia, Ana Botafogo, Marcos Piangers, Elza Soares, e mais.


Sobre a edição, preciso comentar que está maravilhosa, sendo que todos os detalhes são um complemento para que este título seja ainda mais perfeito do que já é. A fonte escolhida, possui um tamanho ótimo, deixando a leitura ainda mais ágil, por mais que esse livro tenha quase quinhentas páginas. Destaque para os cinco cartões postais (que veio junto com o livro), com conselhos, para que eu possa enviar para alguém!


Os textos compreendidos carregam muita intimidade e aprendizados também, deixando a narrativa extremamente envolvente e honesta, cheia de valores e sentimentos. É impressionante o quanto nós conseguimos nos surpreender e nos conectar nas revelações, sendo que as vezes certas situações se tornam bem impactantes.


Impossível não se emocionar em vários trechos descritos, e é até fácil demais encontrar algum tipo de identificação. Também há histórias divertidas nesse meio, e são cheias de peculiaridades diante das características.  E acabam se tornando muito especiais por conta das mensagens e ensinamentos repassados ao leitor.


Queria eu escrever algumas coisas para mim mesma aos dezesseis anos, para contar algumas experiências e dar certos conselhos do que eu poderia fazer para melhorar. Na verdade, não sei se mudaria muita coisa, mas seria interessante compreender situações, receios e obstáculos pelos quais eu passei. De qualquer forma, eu diria para aproveitar mais o tempo ao lado de pessoas que, hoje, já partiram...


Agora, a pergunta que não quer calar: se você fosse escrever uma carta para o seu jovem eu, o que você escreveria? 

"Fiquei pensando de que forma as pessoas muito bem-sucedidas se sentiam lembrando como eram antes que seu grande sonho  se tornasse realidade. Será que achavam que aquele adolescente estaria morrendo de orgulho de suas realizações subsequentes ou haveria coisas que gostariam de não revelar para alguém tão inocente e esperançoso?" Pg 11

Classificação: 5/5

Comentários