Resenha: Curtos e surtos - Mari Tibo, Editora Foradacaixa

 Sobre o livro:




Sinopse: Curtos e surtos narra a trajetória de Mari Tibo, que aos 30 anos se depara com o diagnóstico do Transtorno Bipolar. Entre remédios, Psicólogos e Psiquiatra, o livro relata sua experiência com o hospital psiquiátrico e a ECT, antigo eletrochoque. Contém "Diário de Choque", onde é relatado com detalhes as primeiras sessões. Numa narrativa simples, direta e poética, vê-se também a complexidade e a luta pela saúde mental. Leve, intenso, emocionante e sensível, aborda a busca pelo sentido da vida, da comunidade, da família e dos amigos . Compartilhar essa experiência com temas tão atuais atingirá o leitor ajudando-o a entender o Transtorno Bipolar. Além de o leitor ter acesso a um relato real de como lidar com o transtorno, Curtos e surtos alcançará também as famílias e amigos envolvidos assim como a comunidade médica Psiquiátrica. Esse é um diário de fatos reais.



Resenha: "Curtos e surtos" garante uma leitura rápida, mas extremamente pessoal. É quase difícil demais falar a respeito desse livro, ao mesmo tempo em que pode ser fácil também. Tudo depende muito do modo como cada leitor vai absorver as informações e as inseguranças diante de uma mente bipolar.


Então é justamente isso que esse título vai abordar: sobre uma pessoa que tem transtorno bipolar. E nada melhor para ter uma boa noção do que ler os próprios relatos de alguém que tem esse diagnóstico como a Mari Tibo. Um dia pode ser maravilhoso, outro dia nem tanto e num dia seguinte pode ser o pior possível. Ou seja, é uma luta constante e complexa de superação, de mudanças e principalmente de se aceitar do jeito que é. 


Cada página é significativa demais, sendo que explora sobre a saúde mental diante de suas inúmeras fases. A impressão que tive é como se estivesse lendo um diário. A narrativa é bem intensa e poética, sendo que ao mesmo tempo é simples, direta, dinâmica e melancólica. E é por isso que as páginas escritas são tão expressivas, cheias de sentimentos, dramas, desejos, medos e tantas outras emoções repletas de contradições.


Eu poderia ficar horas e horas escrevendo sobre essa minha experiência de leitura. De verdade, é o tipo de obra que eu gostaria mesmo de recomendar para todas as pessoas, independente se há identificação, ou não, com esse transtorno. Mas a verdade é que em algum momento a gente tende a se identificar mesmo, por isso que tudo se torna mais real e envolvente.


Não é fácil ler - e compreender - sobre quão profundo é falar a respeito de suicídio, depressão e outras temáticas relacionadas. Também há o levantamento sobre remédios, tratamentos, consultas e afins. Então, é claro que eu achei esse livro incrível e totalmente necessário diante das exposições de Mari Tibo. 


Ela realmente se achou na escrita e acredito fielmente que isso fez um baita diferença em sua vida. A autora transmite confiança e verdade em suas palavras, o que deixa tudo ainda mais íntimo, especial e compreensível. Sem contar, que o fato de ela compartilhar suas experiências é muito importante, bem como requer muita coragem.


"A energia voltou linda! Consigo sentir! Como se o corpo acolhesse o espírito e os dois dançassem em sorrisos. O errado é tão aceitável! Não há angústia, nada! O caminhar fica bonito e a vida pura! Sem cobranças! Só vida!!! Que loucura! Funciona! É lindo!" Pg.22

Classificação: 5/5

Comentários